English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

4 respostas

CeSariana. Reza a lenda que a mãe ou a esposa do imperador romano Júlio César estava em trabalho de parto, mas o bebê não estava encaixado na posição correta. Os médicos, numa manobra inédita, conseguiram realizar o parto cortando o ventre e o útero, conseguindo ter acesso ao bebê, sem o óbito da mãe... Daí a cirurgia passou a se chamar Cesariana em homeagem ao imperador.

2007-11-27 13:46:29 · answer #1 · answered by ? 5 · 0 0

Certa vez uma mulher estava "empurrando o navio", ou seja, por ser pobre estava grávida já há mais de dez meses e não resovia o "problema". Como na localidade não existia maternidade ou esculápio pediadtra/ginecologista, mas somente parteira, a grávida já se sentia incomodada com aquele estado de coisas, até que um dia, já no décimo segundo mes de gestação, ela começou a sentir as dores do parto, com as contrações violentas, dores, etc. A parteira foi chamada, mas quando viu a situação que era difícil, começou a exclamar arauto e corifeu: "cezariana, cezariana!", ou seja, ela apavorada, não explicava bem ao marido da mulher, que era analfabeto, o que seria a tal da cezariana.Nesse entrevero, eis que nasce uma robusta e rosada menina, pesando seus 4,7 kg, que foi imediatamente batisada pelo pároco (lá não tinha médico, mas tinha padre), com o nome de CEZARINA, nome passado ao padre pelo pretenso pai da criança. O padre após receber a espórtula pelo batizado, nem mesmo procurou confirmar se o nome da criança seria CEZARINA ou se o pai estava embevecido e entendeu que a parteira referia-se ao procedimento COMUM no Brasil (até em homem, segundo o INSS, já foi feita a laparatomia, creiam vocês!). Assim a infante ficou tendo, na pia batismal, o nome de CEZARINA, por ter sido confundido pelo próprio pai com a CEZARIANA, palavra dita pela parteira em apuros! Espero haver dado uma explicação plausível para sua pergunta, querida...

2007-11-29 00:49:42 · answer #2 · answered by ciririka 7 · 0 0

O parto cesário popularmente chamado de cesariana é um procedimento cirúrgico para a extração de um bebe . O nome remonta ao tempo do Imperio Romano quando a esposa do imperador Julio Cesar, com dificuldades para parir, em virtude da posição inadequada do bebê, deu a luz com o corte abdominal efetuado. Este tipo de parto vem crescendo muito nos tempos modernos por simples questões estéticas. Sds.

2007-11-28 01:59:27 · answer #3 · answered by garimpeiro velho 7 · 0 0

Acho que você se refere às Czarinas russas, acertei? As Czarinas eram as esposas dos Czares, os imperadores russos.


"Tsar (em russo: царь; em búlgaro: цар; ambos pronunciados "tsár") ou czar (grafia adaptada da transliteração alemã, via polonês) foi o título usado pelos monarcas da Rússia Imperial entre 1546 e 1917. Foi adoptado por Ivan IV da Rússia como um símbolo da natureza da monarquia russa.

Em 1721 Pedro I da Rússia adoptou o título de Imperador (Император, Imperator), pelo qual ele e os seus herdeiros foram reconhecidos, e que se tornou uma outra designação para além do termo tsar, igualmente em uso. O termo também foi usado para designar os monarcas da Bulgária e da Sérvia.

Tsarissa, czarissa ou czarina é o termo usado para designar a imperatriz, tsarevna ou cazarevna são designantes da princesa (filha do tsar e da sua esposa), e tsarévich ou czarevich para um herdeiro primogénito, homem, (príncipes não legitimamente herdeiros e familiares próximos recebem a denominação de grão-duque (grã-duquesa, no feminino), equivalente ao infante Península ibérico).

Os patriarcas, líderes da Igreja Ortodoxa Russa, atuaram como soberanos da Rússia em vários momentos da história do país, como durante a ocupação polonesa em 1610-1613."



Namastê!

2007-11-27 21:57:30 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers