English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A criança Nasceu, e foi extrovertida até iniciar a primeira série, quando ficou relativamente calada. No ano anterior, em pouco mais de um mês aprendeu a ler e escrever na pré-escola.

Os pais preocupam-se, mandam a criança para vários psicólogos... A primeira largou o caso... A segunda atendeu por um ano, dizendo que a criança passava em todos os testes, mandara até fazer um eletroencefalograma que não acusou nada.

O pai resolve investigar e descobre que a professora da primeira série era um problema para todas as crianças... Puxava os cabelos, brigava com elas, saía da sala e voltava tempos depois.

Por continuar mantendo alguns traços de timidez, ser desorganiza e etc... decidem mandá-la novamente para uma psicóloga que diz que já a adolescente é "inteligente em todas as áreas, especialmente ligadas as letras... Mas não tem uma coordenação motora muito boa". Estranhamente ela não cita nada sobre o comportamento meio tímido da adolescente.

O que vc diria desse caso?

2007-11-24 03:46:15 · 5 respostas · perguntado por KK4 2 em Ciências Sociais Psicologia

5 respostas

Olá Lucas...
Prazer em responder à sua pergunta! Por sinal muito interessante.

Perdoe minha atitude abusiva em estar aqui humildemente tentando responder à sua pergunta. Por sinal bem específica da Psicologia, que, mesmo gostando muito, nem minha área de atuação é. Contudo, não posso descartar minha competência e experiência profissional.

Vou lhe contar um caso da minha vida pessoal.

Quando criança, nunca fui uma aluna exemplar. Meus conceitos bimestrais oscilavam entre 4, 5 e 5,0.
Não tinha coordenação motora alguma e, aquele capricho que algumas crianças têm com os materiais, eu desconhecia.
Entre todos os meus defeitos tinha uma qualidade: sabia escrever. Não digo só ortograficamente não. Sabia expor minhas idéias com criatividade coerencia e coesão. Qualidade esta que entre tantos bons, eu - em minha pobreza - me destaquei entre os demais.
Naquela ocasião era costume das escolas entregarem um certificado de conclusão da quarta série aos alunos.
Na semana da minha "formatura " meu professor, ao entregar meu boletim disse-me: "Eu vou te dar o diploma da quarta série" (dar!!! Como se eu não tivesse conquistado com meu esforço), mas nem tente ser professora na vida. Pessoas como você não pode ser professora. Veja só sua letra..."
Naquele instante, de aluna relapsa virei medíocre.
Naquele momento ele matou meu sonho. Me dirigi até a carteira com o pensamento: "Também nem quero ser professora". Naquele momento meus sonhos foram enterrados por uma simples frase de um professor que, se conhecia a pedagogia e a psicologia infantil, esqueceu em casa.

Por isso meu amigo, o professor deve tomar muito cuidado com o que diz para um aluno em sala da aula. Pois dependendo do que diz, irá marcara a criança pelo resto da vida.
A postura do professor em sala de aula é muito importante para as crianças. Porque ele é um referencial de conduta que as crianças assimilam. Ele pode contribuir para o desenvolvimento do aluno em todoas as sua potencialidades e criatividades, se for ético e responsável no direcionamento desses. Ou pode, como no meu caso, matar todos os seus sonhos e esparramar o fracasso.

Tenha um bom final de semana.

Ah! Esqueci de dizer...
Hoje eu sou professora. Sou formada em Pedagogia e atuo na rede pública há onze anos.
Bjs.

2007-11-24 05:10:56 · answer #1 · answered by STAR 7 · 0 0

Olá,certamente, todo o trauma foi gerado quando a criança ingressou na primeira serie,correto. então a origem do problema tem que ser analisada a partir dessa época, se a criança era uma pessoa extrovertida, esse quadro deveria se perpetua,não se perpetuou devido a um bloqueio que pode ter sido o fato da professora totalmente despreparada para exercer suas funções de educadora, coibiu seu grau de extroversão,logo acarretou falhas no seu desenvolvimento motor, por não poder, ou ter o livre arbítrio de se expressar livremente,com medo de que a professora lhe reprimisse,aplicando-lhe um castigo,a criança foi levada a recalcar parte de sua personalidade, como a extroversão, a criatividade, seus movimentos corporais livres(gestuais) causando-lhe timidez e déficit motor. Aconselho que procure um psicólogo de qualidade,pra que as intervenções sejam feitas e ela possa se liberta desse trauma.

2007-11-27 14:24:19 · answer #2 · answered by krisinha 2 · 0 0

Se a queixa é timidez a melhor atitude é fazer atividades que desenvolvam habilidades de relacionamentos, tal como praticar esportes, participar de grupo de música, o que for...
Agora, se as dificuldades persistires vale a pena buscar um psicólogo sim. Esse dado de que a professora fazia isso é real e as psicólogas anteriores provavelmente não conseguiram resolver por não saber disso.
Boa sorte!

2007-11-25 18:10:35 · answer #3 · answered by Luiz Eduardo 1 · 0 0

Ela esta reprimida eh preciso dar asas a ela e o que sao asas, coloca-la em atividades artisticas alguma coisa que a faca voltar

2007-11-25 16:03:42 · answer #4 · answered by RAID 3 · 0 0

que a professora que puxava os cabelos das alunas(os) e não ensinava pode ter criado um certo trauma que por consequencia teve que a garota ficou tímida e com difiuldades de se relacionar com as pessoas!!
solução, isso pode ser um trauma criado em sua infancia pela escola!!

2007-11-24 11:56:03 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers