English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Todas as profissões têm sua visão do que é felicidade. Já li um economista defini-la como ganhar 20.000 dólares por ano, nem mais nem menos. Para os monges budistas, felicidade é a busca do desapego. Autores de livros de auto-ajuda definem felicidade como "estar bem consigo mesmo", "fazer o que se gosta" ou "ter coragem de sonhar alto". O conceito de felicidade que uso em meu dia-a-dia é difícil de explicar num artigo curto. Eu o aprendi nos livros de Edward De Bono, Mihaly Csikszentmihalyi e de outros nessa linha. A idéia é mais ou menos esta: todos nós temos desejos, ambições e desafios que podem ser definidos como o mundo que você quer abraçar. Ser rico, ser famoso, acabar com a miséria do mundo, casar-se com um príncipe encantado, jogar futebol, e assim por diante. Até aí, tudo bem. Imagine seus desejos como um balão inflável e que você está dentro dele. Você sempre poderá ser mais ou menos ambicioso inflando ou desinflando esse balão enorme que será seu mundo possível. É o mundo que você ainda não sabe dominar. Agora imagine um outro balão inflável dentro do seu mundo possível, e portanto bem menor, que representa a sua base. É o mundo que você já domina, que maneja de olhos fechados, graças aos seus conhecimentos, seu QI emocional e sua experiência. Felicidade nessa analogia seria a distância entre esses dois balões – o balão que você pretende dominar e o que você domina. Se a distância entre os dois for excessiva, você ficará frustrado, ansioso, mal-humorado e estressado. Se a distância for mínima, você ficará tranqüilo, calmo, mas logo entediado e sem espaço para crescer. Ser feliz é achar a distância certa entre o que se tem e o que se quer ter.
O primeiro passo é definir corretamente o tamanho de seu sonho, o tamanho de sua ambição. Essa história de que tudo é possível se você somente almejar alto é pura balela. Todos nós temos limitações e devemos sonhar de acordo com elas. Querer ser presidente da República é um sonho que você pode almejar quando virar governador ou senador, mas não no início de carreira. O segundo passo é saber exatamente seu nível de competências, sem arrogância nem enganos, tão comuns entre os intelectuais. O terceiro é encontrar o ponto de equilíbrio entre esses dois mundos. Saber administrar a distância entre seus desejos e suas competências é o grande segredo da vida. Escolha uma distância nem exagerada demais nem tacanha demais. Se sua ambição não for acompanhada da devida competência, você se frustrará. Esse é o erro de todos os jovens idealistas que querem mudar o mundo com o que aprenderam no primeiro ano de faculdade. Curiosamente, à medida que a distância entre seus sonhos e suas competências diminui pelo seu próprio sucesso, surge frustração, e não felicidade.
Quantos gerentes depois de promovidos sofrem da famosa "fossa do bem-sucedido", tão conhecida por administradores de recursos humanos? Quantos executivos bem-sucedidos são infelizes justamente porque "chegaram lá"? Pessoas pouco ambiciosas que procuram um emprego garantido logo ficam entediadas, estacionadas, frustradas e não terão a prometida felicidade. Essa definição explica por que a felicidade é tão efêmera. Ela é um processo, e não um lugar onde finalmente se faz nada. Fazer nada no paraíso não traz felicidade, apesar de ser o sonho de tantos brasileiros. Felicidade é uma desconfortável tensão entre suas ambições e competências. Se você estiver estressado, tente primeiro esvaziar seu balão de ambições para algo mais realista. Delegue, abra mão de algumas atribuições, diga não. Ou então encha mais seu balão de competências estudando, observando e aprendendo com os outros, todos os dias. Os velhos acham que é um fracasso abrir mão do espaço conquistado. Por isso, recusam ceder poder ou atribuições e acabam infelizes. Reduzir suas ambições à medida que você envelhece não é nenhuma derrota pessoal. Felicidade não é um estado alcançável, um nirvana, mas uma dinâmica contínua. É chegar lá, e não estar lá como muitos erroneamente pensam. Seja ambicioso dentro dos limites, estude e observe sempre, amplie seus sonhos quando puder, reduza suas ambições quando as circunstâncias exigirem. Mantenha sempre uma meta a lcançar em todas as etapas da vida e você será muito feliz.

Stephen Kanitz é administrador por Harvard

2007-11-21 19:45:16 · 21 respostas · perguntado por Luiz Sabra 7 em Ciências Sociais Outras - Ciências Humanas

Este artigo fala sobre como lidar com nossas expectativas.

http://veja.abril.com.br/220605/ponto_de_vista.html

Foi publicado na Revista Veja de 22/06/2005. Resolvi postar para vocês para que leiam e guardem em seus arquivos. Para mim é um dos melhores textos já publicados nesta revista

2007-11-21 21:05:36 · update #1

21 respostas

Boa Tarde Luiz.

Você já nos habitoou com texto de rara beleza.
Este, é outro dos muitos colocados por si, e por isso mesmo, não tenho palavras que possam dizer seja o que for.
Adorei o seu bom gosto, como sempre.
Bj

2007-11-22 01:27:11 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 0

Caro amigo,concordo plenamente com a riqueza deste texto.
E um aprendizado e tanto! Li,reli e o guardei.
Desejo a voce um otimo NATAL e muitos baloeszinhos inflados no tamanho e distancia da sua generosidade e sabedoria!
Abraços e bençaos!!!!

2007-11-21 22:51:18 · answer #2 · answered by Lili lindinha 3 · 2 0

Amigo, adorei seu texto, embora já tenha um conceito próprio sobre felicidade, pra mim ela não existe e composta por momentos felizes, ninguém consegue ser feliz por completo, sempre nós falta algum.
Bjs e seja feliz.

2007-11-21 22:28:02 · answer #3 · answered by Deuza 7 · 2 0

Luiz

Muito bacana este texto, abrangendo diversos conceitos sobre a famosa felicidade que todos querem alcançar.

Veja esta frase:

"Felicidade palavra tão longa, porém curta na realidade.
Antes fosse uma só letra mas fosse sempre felicidade."

A meu ver, sejam os momentos felizes curtos ou longos o que devemos fazer é aproveitá-los. E também, não sermos tão exigentes, pois a felicidade pode estar nas pequenas coisas.
Seja no aroma de uma flor, no sorriso de uma criança, numa palavra doce de um amigo...

Felicidades Milllllll pra você!

2007-11-21 20:02:05 · answer #4 · answered by Garotinha Arteir@ 6 · 3 1

Viver a sua própria vida da forma como se sinta bem e, também, respeitando o direito dos outros de ser feliz. É assim que eu entendo a felicidade no geral.

2007-11-21 19:54:44 · answer #5 · answered by . 5 · 2 0

Meu amigo Luiz...essa é a primeira vez que alguém consegue definir uma sensação!Fiquei impressionada com texto, sem dúvida conseguiu responder e esclarecer o conceito "felicidade",Tenho certeza que muitos estão satisfeitos com tal definição.Agora só falta à humanidade definir onde quer chegar!!!Parabéns

2007-11-22 09:38:32 · answer #6 · answered by Morena Flor 2 · 1 0

..
Só posso te responder assim, pois nada mais me resta...

http://br.youtube.com/watch?v=cGYFhmIjoXA&feature=related

A Felicidade - Antonio Carlos Jobim & Vinicius de Moraes

Do Brasil para o mundo!

*•*´...♥*...Pacto de Paz...**.♥**Luz e•.¸.•* *♥*´...
*♥* ¸.•*´.•*´¨`*•.¸...Harmonia no YR... ♥´¨) ♥Lilia* ♥
.

2007-11-22 05:32:39 · answer #7 · answered by Lilia 7 · 1 0

felicidade é fazer tudo com muito amor e confiar em Jesus com todo o coração

2007-11-21 20:34:13 · answer #8 · answered by Anonymous · 1 0

Gratíssima.

Uma gota de sereno para vc.

2007-11-21 20:17:59 · answer #9 · answered by GlóriaΣ 4 · 1 0

Tolerância, harmonia, saúde, dinheiro e paz.
.

2007-11-21 20:14:31 · answer #10 · answered by Anonymous · 1 0

fedest.com, questions and answers