English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

aprimorar o seu vernáculo pátrio, sabedor de que está ficando ANALFABETO. Comente, por favor.

2007-11-18 03:41:43 · 11 respostas · perguntado por ciririka 7 em Sociedade e Cultura Idiomas e Línguas

11 respostas

Hoje li uma carta de uma professora publicada num jornal em que ela diz algo que considero muito pertinente. Veja vc:

"Apesar da escolaridade do brasileiro estar aumentando, seu nível cultural cai de forma vertiginosa. No passado, pessoas com a 5ª série primária escreviam corretamente, falavam sem erros, tinham boa base de matemática e conhecimentos gerais, o que não acontece hoje com a maioria dos que concluíram o 2º grau." (sic)

É o que acontece; pessoas com o segundo grau que não sabem conjugar um verbo adequadamente; o desrespeito para com a língua pátria é tamanho que se banalizou "o falar e escrever errado"; e quase ninguém se policia mais no sentido de escrever corretamente. E como se não bastasse, surge-nos uma "pseudo-reforma" ortográfica que parece submeter a norma culta aos caprichos de quem não faz a menor questão de aprender sobre ortografia e gramática.

2007-11-18 11:06:47 · answer #1 · answered by Lavs Deo! 7 · 2 0

O fato é que o brasileiro gosta de barbarismo. todavia se sequer ele arranhar outras línguas, em muito facilitará a própria vivência, especialmente no mercado de trabalho.
O grande problema é que, vê-se pessoas formadas em faculdades, mas que mau e mau, arranham a própria língua e isso é deveras muito triste.
Sds.: Pitt-bull.

2007-11-19 08:02:25 · answer #2 · answered by Pitt-Bull 5 · 1 0

Na verdade o brasileiro nem se interessa pelos idiomas dos outros, nem muito menso pelo seu próprio. Vemos aqui falta de conhecimento de português, e também de oputras línguas. O que o brasileiro gosta mesmo é de modismos. Adoram usar palavras estrangeiras para fingir erudição. Nada mais falso!

2007-11-18 19:40:57 · answer #3 · answered by Falco 7 · 1 0

Eu acho que aprender uma segunda língua - depois de saber a nossa, é claro - é uma questão cultural. Você amplia os seus horizontes, pois tem acesso a outros mundos, a diferentes culturas, etc. Quanto a não aprimorar o seu vernáculo, não é privilégio só dos brasileiros - muitos povos, por aí, escrevem e falam muito mal o seu idioma. Quer um exemplo? Visite o YR de outros países.

2007-11-18 17:38:52 · answer #4 · answered by m_m_s 6 · 1 0

ja percebeu que nenhum outro pais se interessa pelo nosso idioma?por que devemos aprender outros entao??

2007-11-18 11:51:31 · answer #5 · answered by Anjo Da Amizade 6 · 1 0

Os brasileiros somos um povo, na sua maioria, de mentalidade provinciana. Também pudera! Temos um pouco mais de 500 anos! Fomos preparados para ignorar a nossa potencialidade, nossa riqueza, nosso valor perante o mundo e, apenas, valorizar tudo que vem das metrópoles. Aprender um idioma, Inglês ou Espanhol, que são tão exigido no mercado, é muito importante, mas não nos dá o direito de menosprezar o aprendizado da língua pátria como vem acontecendo.

Creio que nós logo conscientizaremos de nosso valor e assumiremos nosso lugar no cenário mundial. Ultimamente o povo brasileiro tem tomado atitudes que contraria o seu caráter provinciano, decisões acertadas, por isso, continua respeitado mundialmente. Até a natureza, que é pródiga com aqueles que deseja mudar para melhor, tem-nos permitido acontecimentos agradáveis a ponto de alguns adversários e alguns admiradores afirmarem, o que todos nós já sabíamos, que Deus é brasileiro.

Diante de tudo isso, quem duvidará que um dia veremos em nossas faculdades um aluno rico pagando suas mensalidades e sentado a olhar com bons olhos para o aluno pobre ao lado estudando com mensalidade paga pelo governo! Quem sabe um dia veremos nossos jovens falando corretamente este tão lindo idioma português, ainda, no 1º e 2º grau. Potencial, nós temos para isso. Um abraço

2007-11-21 02:51:00 · answer #6 · answered by adericleverson 7 · 0 0

olha, não se ofenda, mas evite arcaísmos como ''vernáculo''... só torna o texto mais cansativo (pra não dizer enigmático) e muitas vezes sem querer vc pode acabar transmitindo arrogância...

eu concordo com o carinha de cima quando diz que poucos povos se interessam pelo nosso idioma... isso ainda que ele é um dos mais falados do mundo... e o português nem é tão difícil assim como dizem... aliás essa fama eu diria que foi dada pelos próprios brasileiros...

mas agora, não o entendo o porquê da crítica em relação aos que querem aprender um ou mais idiomas... isso só demonstra como nós, brasileiros, temos cultura e consciência de como é bom aprender coisas novas!!!

2007-11-19 16:42:31 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Hoje em dia, o mercado de trabalho exige que você saiba falar pelo menos um idioma além do idioma nativo.
Acho que deveríamos sim, aprender outros idiomas, mas em primeiro lugar, deveríamos saber falar o nosso idioma.

2007-11-19 11:05:08 · answer #8 · answered by Júh Kieer 2 · 0 0

Embora a sua pergunta admita inúmeras abordagens, limitar-me-ei a apenas duas, a valorização do conhecimento de línguas estrangeiras pelo mercado de trabalho, notadamente do inglês, que me parece a principal motivação ao aprendizado de outros idiomas pelas massas populares, e, no que pertine ao desinteresse pelo idioma pátrio, diria dever-se ele a dois principais fatores, subdesenvolvimento cultural, que conduz à hiper-valorização de estrangeirismos, e a inacreditável queda de qualidade do nosso ensino, como já acentuado, aliás, em outra resposta.

2007-11-19 08:44:31 · answer #9 · answered by podocarpo 7 · 0 0

Aprender outra lingua sempre te ensina algo a respeito da sua própria língua.

2007-11-18 20:10:51 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers