English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Fonte: Cel. Ubiratan Ângelo, Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

2007-11-14 00:31:09 · 24 respostas · perguntado por . 5 em Governo e Política Polícia e Aplicação da Lei

24 respostas

Olá, Korsakov! Primeiro é preciso entender que a opinião pública acaba por expressar a opinião média, da classe média, e esta, como as respostas aqui comprovam, entendem como legítimo o uso da violência policial. Penso que o cidadão comum, classe média, tem muito claro que a violência não vem do aparato do Estado, mas de pessoas e grupos em conflito com a lei, e estes merecem, segundo essa mesma ótica, o que a lei reserva para quem a transgride.
Em segundo lugar, a discussão é política, no sentido de entender que a interpretação de quem são os verdadeiros "mocinhos" e os "bandidos" reais passa por uma discussão mais ampla de justiça social que, como sempre, fica à margem da discussão.
Se por opinião pública agregar-se o que os moradores da periferia e das favelas pensam a respeito do monopólio da violência pelo Estado, talvez as respostas fossem diferentes, e talvez estivéssemos discutindo aqui o aumento da violência como fato político, e como tal, entenderíamos a violência perpretada socialmente. Não só aquela advinda do aparato estatal e pelos PCC's da vida, sua face mais óbvia, mas os atos violentos que se encontram velados nas relações cotidianas, e que, de tão comuns, não são mais percebidos como tal. Esses mesmos atos violentos acabam por nutrir essa "violência mais escancarada" exposta socialmente.
Ora, se a violência é cotidiana, se é estrutural, se a opinião pública mediana reproduz naturalmente a idéia de exclusão social, não há dúvidas de que o uso da violência acaba sendo legítimo, numa sociedade que têm relações sociais autoritárias e violentas no seu dia-a-dia. Não se trata de inocentar bandidos e incriminar policiais, mas, de questionar realmente a violência de cada dia, que faz aumentar progressivamente o nº de bandidos, não só entre os dominados, mas, sobretudo, entre aqueles que detém o poder.

Um grande abraço!

2007-11-14 02:15:13 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 2

A população SEMPRE legitimou o uso da violência (eu inclusive). O que ocorria era que sua voz estava encoberta por intelectualóides de esquerda defensores dos direitos dos 'manos'.

2007-11-14 00:39:25 · answer #2 · answered by M.M.D.C. 7 · 7 0

Bandido tem que ser tratados duramente.

2007-11-14 00:42:35 · answer #3 · answered by <Denis> 6 · 5 0

Bandido tem que ser tratado desta forma mesmo chega de impunidade, e dó desta raça por isso que o filme caiu no gosto da população por tratar bandido como eles merecem. Eles não tem dó da população.

2007-11-14 00:36:51 · answer #4 · answered by giovani.assis 2 · 5 0

Sabe que quando assisti, eu tive essa impressao.
De que o filme queria que a sociedade pensasse exatamente dessa forma, transformando os policiais(tropa), em grandes herois.
Eu nunca tive uma visão distorcida de que policial é bandido de farda. Existem as excessoes, claro...
Mas se alguem me disser como tratar bandidos, que nao tem pena de ninguem , que matam por nada....Se alguem for capaz de me dizer como tratá-los sem que seja daquela forma colocada no filme, eu mudo de opiniao. Nao ha mais como dar uma de bonzinho no estagio que se encontra a violencia no Rio de Janeiro. Podem vir 300 estudiosos de faculdades, querendo dar uma de bons samaritanos, que só quem está socado dentro de uma favela onde só ha violencia é que sabe como é dificil viver.

2007-11-14 00:46:44 · answer #5 · answered by Anonymous · 4 0

Pelo que é mostrado no filme, parece que toda a violência e truculência da tropa, é realmente em cima somente dos que estão a margem da lei. E por isso apóiam esta violência. O problema é saber se isto reflete a verdade, se não tem inocentes no meio... Mas o enorme sucesso do filme, creio eu que seja por essa imagem que foi passada.

2007-11-14 00:41:36 · answer #6 · answered by Luis Pena 4 · 4 0

A POLICIA NÃO ESTA AGINDO DE VIOLÊNCIA, A LEI QUE NÃO TEMOS, E QUE FAVORECE AO CRIME.

2007-11-14 00:39:28 · answer #7 · answered by robertgo383 5 · 4 0

.
Korsakov
Você é uma pessoa inteligente e tem ciência do que é lidar com a criminalidade.
É claro que um policial recebe preparo adequado, mas não esqueça: Uma vida não tem preço!
Contra uma bala deflagrada, não há preparo!
Acho que você não é daqueles que acham que a polícia tem que ser como a londrina que anda desarmada e com rosas nas mãos (Prova disso é o mineirinho que recebeu rosas e margaridas no metro de Londres)
A polícia tem que ser dura!
.
.
A POSTERIOR
.
Estive analisando a resposta do Croata e cheguei a seguinte conclusão:
Ele fala bonito, mas é preparado para defender os fracos e isso não resolve.
A polícia está ai para defender a qualquer um.
Classes menos ou mais favorecidas acabam tendo a mesma oportunidade diante do que se estabelece como leis.
O que se vê é que a classe menos favorecida (por total ignorância) tem medo de entrar em uma delegacia, achando até que vai ficar preso se prestar uma queixa.
Ai já não é um problema de polícia e sim de organização do estado que não cumpre o seu papel essencial à comunidade.
Ficam ajudando comunidades de outros países em detrimento do nosso.
Ora, se não organizarmos a nossa sociedade, jamais conseguiremos organizar a dos outros.
Essa história de social só pode ser levada em conta se esse social existir.
Tudo isso não passa de utopia.
Se quisermos resultados, temos que enfrentar os problemas de frente.
Temos criminalidade? SIM
Então ataquemos a criminalidade!
Temos miséria? Sim então ataquemos a miséria!
E por ai vai.
Entendamos uma coisa:
TEMOS CAUSAS E CONSEQÜÊNCIAS.
Somos obrigados a lidar com os dois!
Se quisermos algum, resultado.
Atacar só as causas não resolve o problema.
.

2007-11-14 01:02:00 · answer #8 · answered by Anonymous · 3 0

Não, não acha. Já fizeram uma pesquisa em um telejornal e as pessoas são unânimes em dizer que não.
Ai entra a incoerência (ou hipocrisia?) adoram o filme, comentam, fazem piadas e idolatram o Capitão Nascimento mas quando há uma pergunta direta são contra a violência porque precisam ficar bem na fita.
Não sou a favor da violência mas temos que entender que a criminalidade nas Metrópoles é uma Guerra! A guerra pode ser ridícula e injustificável mas qdo vc está la dando a “cara a tapa” é matar ou morrer!
Traficante não vai deixar de ser traficante e de mandar bala no policial se tiver chance, porque esta sendo tratado com amor, respeito e dignidade. Ele vai rir da cara (como tem feito sempre) do Governo, da Polícia e da Sociedade.
Não se pode dar o mesmo tratamento a bandidos perigosos que daríamos a um estudante rebelde, assim como é hipócrita o ECA por tratar “menor infrator” com uma reprimenda dada ao filho, por seus pais.

2007-11-14 00:49:30 · answer #9 · answered by ♥ ValLindinha GHOST♥ 6 · 3 0

Dps dete filme creio que ficou bem claro!
Pois existe policiais q fazem sua parte, seu trabalho digno
porem existem tbm as maças podres.

Vlw

2007-11-14 00:37:39 · answer #10 · answered by Leandrinho.maximo@yahoo.com.br 1 · 3 0

Ela sempre,a opinião,teve consciência dos atos "da policia" nesse meio de operação,contudo ,o que o filme,TROPA DE ELITE,mostrou,mais do que qualquer um de nós poderia imaginar..."colocar o saco"...esses atos utrapassou,a nossa capacidade de pensar de imaginar até onde iria,os modos de obter imformações dessa natureza.É preciso frizar que,eles fvivem como se fossem o único dia de suas vidas,deixando,esposas,filhos,etc.Tudo isso apenas para "proteger,a sociedade desses elementos,que por "fraqueza" das autoridades controlam grande parte dessas comunidades.E,como se não fosse suficiente,PESSÍMO sálario são pagos a esses cidadãos brasileiro,que "luta" contra o trafico,e tambem contra seus companheiros CORRUPTOS.Qualquer sensura feita a esses "HEROES,serar descartadas,pois a sociedade já não aguenta mais"entregar" seus filhos ao poder do trafico!!!

2007-11-14 00:58:06 · answer #11 · answered by wildCAT,peace for you all ! 3 · 2 0

fedest.com, questions and answers