English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Fui ver o filme Cazuza há alguns dias e me deparei com uma coisa
estarrecedora. As pessoas estão cultivando ídolos errados.
Como podemos cultivar um ídolo como Cazuza? Concordo que suas letras são muito tocantes, mas reverenciar um marginal como ele, é, no mínimo, inadmissível.
Marginal, sim, pois Cazuza foi uma pessoa que viveu à margem da sociedade, pelo menos uma sociedade que tentamos construir (ao menos eu) com conceitos de certo e errado. No filme, vi um rapaz mimado, filhinho de papai que nunca precisou trabalhar para conseguir nada, já tinha tudo nas mãos. A mãe vivia para satisfazer as suas vontades e loucuras. O pai preferiu se afastar das suas responsabilidades e deixou a vida correr solta.
São esses pais que devemos ter como exemplo?
Cazuza só começou a gravar pois o pai era diretor de uma grande gravadora.
Existem vários talentos que não são revelados por falta de oportunidade ou por não terem algum conhecido importante.
Cazuza era um traficante, como sua mãe revela no livro, admitiu que ele trouxe drogas da Inglaterra, um verdadeiro criminoso. Concordo com o juiz Siro Darlan quando ele diz que a única diferença entre Cazuza e Fernandinho Beira-Mar é que um nasceu na zona sul e outro não.
Fiquei horrorizada com o culto que fizeram a esse rapaz, principalmente por minha filha adolescente ter visto o filme. Precisei conversar muito para que ela não começasse a pensar que usar drogas, participar de bacanais, beber até cair e outras coisas fossem certas, já que foi isso que o filme mostrou.
Por que não são feitos filmes de pessoas realmente importantes que tenham algo de bom para essa juventude já tão transviada? Será que ser correto não dá Ibope, não rende bilheteria?
Como ensina o comercial da Fiat, precisamos rever nossos conceitos, só assim teremos um mundo melhor.
Devo lembrar aos pais que a morte de Cazuza foi consequência da educação errônea a que foi submetido .
Será que Cazuza teria morrido do mesmo jeito se tivesse tido pais que dissesem NÃO quando necessário?
Lembrem-se, dizer NÃO é a prova mais difícil de amor .
Não deixem seus filhos à revelia para que não precisem se arrepender mais tarde. A principal função dos pais é educar. Não se preocupem em ser "amigo"
de seus filhos. Eduque-os e mais tarde eles verão que você foi a pessoa que mais os amou e foi, é, e sempre será, o seu melhor amigo, pois amigo não diz SIM sempre."
Karla Christine
Psicóloga Clínica

2007-11-13 06:33:18 · 16 respostas · perguntado por Anonymous em Família e Relacionamentos Família

Este depoimento chega com alguns anos de atraso, mas é atualíssimo.

2007-11-13 06:35:19 · update #1

16 respostas

Gosto das músicas do Cazuza e de muitos de seus poemas que tive oportunidade de ler.

Mas sei diferenciar o gênio musical e literário do ser humano Cazuza, o artista era e ainda é genial, sempre tocante e atual.
Porém lembre-se de outros genios literários como ele temos muitos poetas e músicos que embora geniais entorpeciam suas mentes em vícios e práticas abusivas, toda queda leva ao desafio de levantar-se. Se sua vida foi sua queda, sua doença e sua morte física foram o início da reconstrução, da reestruturação do ser humano Cazuza, que hj com certeza luta por algo melhor e maior que liberação sexual, drogas rock'n roll.
Educar tbem é negar não tenho dúvidas, tenho filhos e não meço esforço para vê-los felizes porém sei o valor que tem um não em suas vidas, o quanto ele pode ser tão proveitoso quanto um sim.
Cazuza, foi um ser humano genial e equivocado, e aos equivocados, sempre chega a hora em que as bençãos Divinas são derramadas sobre as formas de dores e do trabalho na obra Divina que deve ser realizado.
Cazuza, Raul, Renato Russo, que Deus abençoe a jornada que agora vcs vivem.

Fique em Paz meu Amigo Oculto.

2007-11-13 22:25:54 · answer #1 · answered by ... 6 · 1 0

Amigo querido qdo assisti este filme, tb fiquei com a mesma impressão, comentei c/ minha filha, nós vimos juntas. Ele passa bebendo o tempo inteiro, fumando como um louco: cigarro comum, às vezes baseado, orgia sexual, fala palavrão o tempo todo. Vendo o filme fiquei me perguntando pq o fizeram daquela maneira? Se ele realmente levou a vida daquele jeito? Deve ter sido sim, caso contrário o filme não seria daquele jeito, por decerto a mãe dele seria contra a exibição.
Gosto demais das músicas dele, mas tb acho que a vida dele não é exemplo p/ nossos jovens, ao contrário é um exemplo de que não se deve levar a vida só na boemia.
Todo artista é muito sensível e nem todos sabem administrar bem esta sensibilidade, pode ter sido o caso dele!
Saúde e paz!
Bjim no seu coração!
Rosane

2007-11-13 07:07:45 · answer #2 · answered by Anonymous · 3 0

sim

2015-06-21 04:45:44 · answer #3 · answered by Adriana 1 · 2 0

Desculpe mas não posso concordar com o que a psicóloga falou. Ela mistura o Cazuza homem com o homem político mais consciente que já conheci. Se Cazuza tinha defeitos; todos nós temos. Se usava drogas; quantas pessoas que conhecemos usam e nem por isso são menos merecedoras do nosso respeito. Dizer que a mãe dele foi uma pessoa que largou de mão a vida do filho, que não quis saber o que ele fazia, não combina com essa mulher que se dedica de corpo e alma a Sociedade Viva Cazuza, cuidando de pessoas com Aids. Você diz que não nos preocupemos em ser amigos dos nossos filhos mas é justamente o contrário o que funciona portanto é: seja amigo do seu filho antes que os amigos da rua o adotem. Cazuza foi o único que teve coragem para gritar - Brasil mostra a tua cara quero ver quem paga pra gente ser assim - Pois as pessoas mostram máscaras que escondem seus verdadeiros rostos com medo de serem reconhecidos e punidos. Cazuza foi um misto de herói e de bandido, mas nos deixou músicas maravilhosas e dignas de uma pessoa que soube viver e amar intensamente a seu modo.

2007-11-13 14:15:19 · answer #4 · answered by abbade.rosa 5 · 2 0

Eu comecei assistir este filme e não consegui terminar na televisão. Acho que o problema do Cazuza é patológico , tanstorno bipolar com alcolismo e drogas , não era tão somente um garoto mimado e drogado era como disse mais serio , e nestes casos qualquer um de nós sabe que as vezes nem tratamentos de ultima geração resolve!O que deveria ser mostrado sim, era a verdade , que ele era um doente mental, também neste caso a mãe era alienada ou ela não entendeu o amago da questão!A seriedade do caso!

2007-11-13 07:18:42 · answer #5 · answered by Maricy 6 · 2 0

Acabei de receber esse e-mail, pela segunda vez! Só que desta vez tinha uma consideração de uma amiga, mãe a pouco tempo. Antes uma pessoas muito liberal e hoje com pensamentos diferenciado. Vou colar aqui o comentário dela:

"Olá!!

Achei interessante repassar este email.... nada contra as letras das músicas (como diz o texto), pelo contrário, gosto de várias!!!! Só que agora virei mãe e uma das minhas maiores preocupações e neuras é como criar meu filho de forma correta, para que ele trilhe seu caminho de forma honesta, digna e sem passar por cima de ninguém.... e sem se deixar dominar ou atrair por coisas que possam ser prejudiciais a sua vida e o bem estar da família a que pertence.... meu filho é minha vida.... o que fazer para ajudá-lo?! Fica aqui minha mensagem para que pensemos (ou repensemos) nossas atitudes... "


Penso que podemos voltar ao assunto tantas vezes qtas necessárias. Os tempos necessitam destas atitudes!

2007-11-13 06:41:04 · answer #6 · answered by lu♪s ♫ 7 · 2 0

Primeiramente achei esse e-mail da psicologa absurdamente arrogante e pretensioso.
Acho que inicialmente é preciso saber separar as coisas...
Até onde eu sei as pessoas admiram a musica do Cazuza, que é realmente muito boa! Uma das melhores deste pais.
Agora analisando:
-Se ele nao precisou trabalhar, sorte a dele! Pôde se dedicar ao que gostava! (musica).
- Dizer que os pais falharam na educacao é muito facil... Quem nao falha? É um julgamento arbitrario, me espante ter sido feito por uma psicologaI(ou nao).
- Cazuza comecou a gravar por causa do pai? Sorte a dele! E existem varios outros talentos nao revelados porque nao sao ligados a ninguem importante. E o que o CAZUZA tem a ver com isso???
- A unica diferenca entre Cazuza e Beira-Mar é a condicao social? Isso é chamar o Cazuza (que nao esta mais aqui para se defender) de um bandido da pior especie, que alem de traficar faz outras barbaridades. Então o Juiz acha que ou a pessoa é um santo ou é um veradeiro demonio....nao existe meio termo.... O Darlan deve ser achar um santo, realmente (mamando 30 mil por mes do nosso bolso deve mesmo se sentir no paraiso).

ODEIO as drogras. Acho BURRO quem se droga.
Ele tinha tendencia ao vicio....so tomou as decicoes erradas.

Mas achei esse e-mail escroto demais. desculpem.

2007-11-13 08:09:47 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 0

Amigo oculto,

Meu querido amigo, este rapaz foi o maior monstro que existiu em nossa sociedade, vc não viu no filme uma décima parte do que foi a realidade, pais ausentes que para cobrir sua culpa permitiram absurdos.

Pude presenciar algumas cenas, por ele morar no edifício de uma amiga, em ipanema, sua tia teve anorexia nervosa por ver o que ele fazia com sua família.

Pessoalmente não aceito nesta idolatria por este moço que não merece nada de uma sociedade de bem.

Suas musicas tem até algum valor artistico, mas existem muitas pessoas como vc disse com maior valor que não conseguem um lugar ao sol.

Ele foi e é um péssimo exemplo para os jovens.

Um grande abraço, Helda

2007-11-13 07:11:58 · answer #8 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 1 0

. Em certos momentos, não julgo sua vida,ou atitudes dos pais Cazuza sai de cena com a mesma rapidez que entra.
E nós nos percebemos ainda órfãos, ainda carentes de ídolos que destruam as fronteiras que tentam nos impor: até onde podemos ir, onde nasce a loucura e morre a normalidade, onde fica o certo e onde termina o errado. Cazuza, da linhagem de Cássia, de Tim, de Renato, fez o que quis, não se importou com o que os outros pensavam e diziam ao seu respeito.

”Meus heróis morreram de overdose/ Os meus inimigos estão no poder/ Ideologia/ Eu quero uma pra viver”.

Beijos querido, gostei da pergunta

2007-11-13 07:11:12 · answer #9 · answered by Anonymous · 1 0

Você não é obrigada a seguir nenhum dos conceitos dele!
Aprecie apenas a música,não se esqueça que não estamos nesse mundo para "jugar" amanhã seu filho poderá ser pior que ele.
Desculpe a franqueza!

2007-11-13 06:50:07 · answer #10 · answered by Anonymous · 2 1

fedest.com, questions and answers