English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-11-12 04:38:58 · 22 respostas · perguntado por ? 7 em Ciências Sociais Psicologia

22 respostas

o inconsciente coletivo é a mentalidade na qual vivem quase a totalidade dos indivíduos que conta o nosso planeta.
E a vida mental de todas essas pessoas ligadas a uma consciência coletiva, ora esta consciência é marcada pelo medo da doença, acidentes guerras de todo o gênero, crimes, ódio etc.
O inconsciente coletivo pode também ser marcado por pensamentos mais positivos, como o amor a alegria, o otimismo, o desejo de paz, mas infelizmente as pessoas que possuem um tal estado de espírito são uma menoridade.
E é por isso que toda a pessoa deve tentar alimentar pensamentos positivos, para neutralizar a influencia desse "inconsciente coletivo", que é "absorvido" pelo nosso.
Assim devemos sempre ver a nossa vida dum ponto de vista construtivo.
Muito boa pergunta!

2007-11-12 05:35:31 · answer #1 · answered by pocahontas 6 · 5 0

Oi! Tudo bem Yumi?

O inconsciente coletivo é um reservatório de imagens latentes, chamadas de arquétipos ou imagens primordiais, que cada pessoa herda de seus ancestrais. A pessoa não se lembra das imagens de forma consciente, porém, herda uma predisposição para reagir ao mundo da forma que seus ancestrais faziam. Sendo assim, a teoria estabelece que o ser humano nasce com muitas predisposições para pensar, entender e agir de certas formas.


Um grande abraço amigo e iluminado em você minha querida amiga.

Luz________________Amar-Al (IRMÃ DO LER)

2007-11-12 06:09:00 · answer #2 · answered by Luz__ Deus é Amor Infinito construindo 7 · 5 0

Olá Yumi! Tudo bem?
Prazer em responder à sua pergunta.

O Inconsciente Coletivo

Uma das teorias pela qual Jung é mais reconhecido é a teoria do inconsciente coletivo. Essa teoria foi adotada somente por algumas escolas psicológicas.

Segundo Jung, o inconsciente coletivo não deve sua existência a experiências pessoais; ele não é adquirido individualmente. Jung faz a distinção: o inconsciente pessoal é representado pelos sentimentos e idéias reprimidas, desenvolvidas durante a vida de um indivíduo. O inconsciente coletivo não se desenvolve individualmente, ele é herdado. É um conjunto de sentimentos, pensamentos e lembranças compartilhadas por toda a humanidade.

O inconsciente coletivo é um reservatório de imagens latentes, chamadas de arquétipos ou imagens primordiais, que cada pessoa herda de seus ancestrais. A pessoa não se lembra das imagens de forma consciente, porém, herda uma predisposição para reagir ao mundo da forma que seus ancestrais faziam. Sendo assim, a teoria estabelece que o ser humano nasce com muitas predisposições para pensar, entender e agir de certas formas. Por exemplo, o medo de cobras pode ser transmitido através do inconsciente coletivo, criando uma predisposição para que uma pessoa tema as cobras. No primeiro contato com uma cobra, a pessoa pode ficar aterrorizada, sem ter tido uma experiência pessoal que causasse tal medo, e sim derivando o pavor do inconsciente coletivo. Mas nem sempre as predisposições presentes no inconsciente coletivo se manifestam tão facilmente.

Os arquétipos presentes no inconsciente coletivo são universais e idênticos em todos os indivíduos. Estes se manifestam simbolicamente em religiões, mitos, contos de fadas e fantasias. Entre os principais arquétipos estão os conceitos de nascimento, morte, sol, lua, fogo, poder e mãe. Após o nascimento, essas imagens preconcebidas são desenvolvidas e moldadas conforme as experiências do indivíduo. Por exemplo: toda criança nasce com o arquétipo da mãe, uma imagem pré-formada de uma mãe, e à medida que esta criança presencia, vê e interage com a mãe, desenvolve-se então uma imagem definitiva.

2007-11-12 06:30:43 · answer #3 · answered by STAR 7 · 3 0

A Eumesma foi perfeita.. Cuidado com o cara da porrada na cabeça.. Agressivo........KKKKK bjs

2007-11-12 05:40:26 · answer #4 · answered by ♫♫♥ ♥ Cristinyr♥ ♫♫♫♫ 7 · 3 0

É a camada mais profunda da psique humana. Ele é constituído pelos materiais que foram herdados da humanidade. É nele que residem os traços funcionais, tais como imagens virtuais, que seriam comuns a todos os seres humanos.

2007-11-12 05:02:24 · answer #5 · answered by Osvaldo Federal 7 · 3 0

Eles podem ser caracterizados por comportamentos que emitimos, sem perceber que estamos apenas imitando ou reproduzindo o que a maioria das pessoas fazem por acreditar ser o mais conveniente ou adequado para a sociedade em que vivemos... Ainda que no fundo no fundo quiséssemos fazer o oposto, mas por medo de contrariar esse social, preferimos reprimir o nosso lado pessoal...

2007-11-12 06:05:07 · answer #6 · answered by Sil 5 · 2 0

Inconsciente coletivo é tipo aquilo que deu nos eleitores de Lula, tanto no primeiro quanto no segundo mandato.

2007-11-12 05:16:25 · answer #7 · answered by DISCÍPULO 7 · 1 0

Bem, pelo que aprendi, todos estamos nesse inconsciente coletivo. Estamos todos hipnotizados; estamos todos dormindo, sonhando com tudo isso que está a nossa volta (familia, consigo mesmo, dinheiro, dívidas, problemas, doenças, desemprego, solidão, corrupção, ciumes, luxuria, medos, vinganças, etc., etc., etc).
Acredite se quiser.
Boa sorte.

2007-11-12 04:47:46 · answer #8 · answered by Zépescador ...tudo passa... 5 · 1 0

É aquilo que um grupo de pessoas trás dentro do seu inconsciente. Está lá, mas ninguém sabe que está. Ex:Todos sabem que fazer o bem ao próximo, só lhe trará coisas boas, mesmo que isso não esteja escrito em algum código ou lei.

2007-11-12 04:45:22 · answer #9 · answered by Graal Vll 6 · 1 0

A existência do inconsciente coletivo não é derivada de experiências individuais, tal como o inconsciente pessoal, trabalhado por Freud, embora precise de experiências reais para poder se manifestar.

Tais traços funcionais do inconsciente coletivo foram chamados por Jung de arquétipos, que não seriam observáveis em si, mas apenas através das imagens que eles proporcionam.

O psicanalista Erich Fromm apresenta outra posição a respeito, denominado sua concepção não de "inconsciente coletivo" mas sim "inconsciente social", que seria a parte específica da experiência dos seres humanos que a sociedade repressiva não permite que chega à consciência dos mesmos. Já o sociólogo e filósofo Nildo Viana concebe o inconsciente coletivo de uma terceira posição. Ele seria o conjunto das necessidades e potencialidades reprimidas de um conjunto de indivíduos, grupos, classes ou toda a sociedade.

O inconsciente coletivo se opõe ao inconsciente pessoal, o qual poderia se manifestar na produção de sonhos. Desta forma, enquanto alguns destes têm caráter pessoal e podem ser explicados pela própria experiência da pessoa, outros apresentam imagens impessoais e estranhas, que não se consegue associar a nada de que se tenha lembrança. Esses sonhos seriam então um produto do inconsciente coletivo, algo como um depósito de imagens e símbolos, que Jung denomina arquétipos. Seria deles também de onde se originariam os mitos

2007-11-12 04:43:06 · answer #10 · answered by Anonymous · 1 0

fedest.com, questions and answers