English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O artigo abaixo de Alberto Dines é totalmente compatível com minha pergunta que ainda está aberta.
http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AiKsBGobCNsHmkm1Zcn7bYPI6gt.;_ylv=3?qid=20071109034659AAeZjBH

O velho Estado Novo
Alberto Dines
O golpe de 10 de Novembro de 1937 foi orquestrado a partir de uma patranha. O "Plano Cohen", inventado pelos militares integralistas em conluio com o alto comando do Exército, foi o pretexto patriótico para a aliança com o nazi-fascismo mundial. Serviu principalmente ao projeto continuísta de Getúlio Vargas a quem não interessava a disputa eleitoral do ano seguinte.
Com a imprensa amordaçada pelo Estado de Guerra promulgado em seguida ao anúncio da suposta conspiração, criavam-se as condições para que nos 70 anos seguintes, com honrosos intervalos e sob diferentes disfarces, se instalasse no país uma grande usina de mentiras e manipulações.
É preciso registrar que depois da intentona 1935, com a prisão, exílio e expurgo dos jornalistas liberais, socialistas e comunistas, jornais e rádios não discordavam muito das doutrinas integralistas, racistas e autoritárias então em voga. Prova disso foi o discurso de Plínio Salgado retransmitido pela rádio Mayrink Veiga em 4 de Agosto denunciando a conspiração comunista. Dois meses antes do embuste do "Plano Cohen", o líder fascista era acolhido por uma das rádios de maior audiência na Capital Federal para criar o clima necessário à aceitação do golpe que, imaginava, viria a beneficiá-lo pessoalmente.
O patronato jornalístico contentava-se com a aparência de liberdade e independência, acompanhava o habilidoso vai-e-vem da política externa do caudilho instalado no Palácio do Catete e até o endossava. O único jornal verdadeiramente de oposição foi o "Estado de S. Paulo" que, por isso, pagou um alto preço. O sucesso do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), não foi casual, havia clima para a acomodação dos interesses do governo com os da imprensa.
Essa acomodação persiste, apesar dos arrufos do ano passado. A empatia da grande mídia com a CBF, verdadeira anfitriã da Copa do Mundo em 2014, é uma evidência. Foi, na melhor das hipóteses, um factóide, o espetaculoso anúncio na última quinta-feira da "descoberta" de um lençol petrolífero na bacia de Santos destinado a colocar o país no time dos grandes exportadores de petróleo. O fabuloso reservatório da Área Tupi, já fora formalmente anunciado há mais de um ano, em julho de 2006, no meio da campanha eleitoral quando começaram a melhorar as chances de reeleição do presidente Lula.
Agora, diante de um quadro preocupante em matéria de energia, quando o governo prepara-se para esquecer as humilhações sofridas nas mãos dos bolivianos e anuncia a intenção de investir pesadamente no país vizinho, a portentosa voz da ministra Dilma Roussef (candidata a candidata de um grupo palaciano para 2010), foi escolhida para proclamar a descoberta.
É uma platitude afirmar que tiranias adoram mentiras. O engodo convém a todos, autoritários ou democratas, porém alguns o recusam por ser demasiadamente oneroso dentro da relação custo-benefício. A transparência (ou a opção não-enganosa), além de menos arriscada, exige menos investimento e evita desgastes desnecessários.
Embora a área técnica da Petrobrás tenha optado pela prudência e não tenha acompanhado o entusiasmo oficial, não deixa de ser preocupante que numa solenidade à qual compareceram o presidente da República e sete ministros de Estado, tenha sido omitido um dado tão importante: não houve "descoberta" de um novo manancial de petróleo leve e gás, houve apenas a confirmação dos resultados de descobertas anteriores. As pesquisas foram iniciadas em 2005, anunciadas com estardalhaço em 2006 e, agora, melhor definidas. Essas insignificâncias não foram mencionadas. O trator da desinformação trabalha melhor em terrenos que não exigem detalhes.
Um informe claro, veraz, ainda que com os mesmos trombones e batucadas, traria as mesmas vantagens políticas e produziria a mesma repercussão num mercado mundial assustado com o fantasma do petróleo a 100 dólares o barril. O truque propagandístico ou marqueteiro da quinta-feira funcionou durante algumas horas, foi desmascarado pelo "Globo" na edição desta sexta-feira, exigirá muitas explicações, e deixou um lastro de desconfiança com relação às próximas proclamações.
Mesmo com eleições à vista, está na hora de enterrar o Estado Novo e sua herança de lorotas – elas cansam.

2007-11-09 20:02:25 · 17 respostas · perguntado por Luiz Sabra 7 em Governo e Política Outras - Governo e Política

Eu sempre me lembro das notícias da exploração do betume para exploração do petróleo. Seu custo também é inviavel no momento. Tanto quanto este da Bacia de Santos. De vez em quanto um marketeiro político mais necessitado apela para essa alternativa.

http://www.dep.fem.unicamp.br/boletim/BE40/ago_17_4.htm

2007-11-10 00:20:42 · update #1

17 respostas

Caro Luiz:

Em todos os detalhes, desde a campanha da reeleição, há que se tirar o chapéu ao estratégico e eficiente "marquetingui" do governo.
Estou convencido de que, nunca na história deste País, viu-se tanta competência nesse sentido, destacando-se merecidamente o semblante teatral da senhora Ministra ao falar sobre a "reserva petrolífera", a nível de uma Fernanda Torres...
Um abraço.

2007-11-09 22:39:25 · answer #1 · answered by .-. 7 · 2 0

Finalmente encontro alguém que pensa igual a mim!!
Eu acho que é um golpe!
Assim como a falta do gás!Tudo golpe dos petralhas!essa quadrilha que tomou o Brasil!
Bom dia.

2007-11-10 04:57:58 · answer #2 · answered by Anonymous · 4 0

Amigo Luíz, isso é uma patifaria de primeira. Que será usado para uma tentativa ou até uma cabdidatura do 3.º mandato, pode ter certeza disso. Mas uma coisa é certa, essa descoberta não foi feita pelo governo MULA, nem pelo F H Chado, foi descoberta em 1982 pelo governo do então presidente General Ernesto Geisel, Mas uma pergunta sempre ficou no ar. Porque a PETROBRÁS não explorou nessa época então? Resposta: O custo da exploração na época era inviável para o país que tinha outras prioridades, assim como as tem hoje, mas como o MULA pensa, ou melhor não pensa, vai torrar uma nota para explorar petróleo na Bacia de Santos, com um detalhe, o petróleo que será produzido ali não é de boa qualidade,, inclusive não serve para a produção de GNV.

2007-11-10 07:38:23 · answer #3 · answered by ? 6 · 3 1

Pode crer...
Tô achando que a única coisa que realmente acharam foram pulgas na barba do Lulla....

2007-11-10 06:36:12 · answer #4 · answered by Vinicius Couto 3 · 2 0

So se estao tentando armar pra cima dos otarios,toda pessoa bem informada sabe que esta bacia foi descoberta no tempo dos militares...Geisel,pra melhor dizer,quanto a terceiro mandato que sonhe...nao acontecera.

2007-11-10 08:14:39 · answer #5 · answered by brasil19701994 6 · 1 0

Pelo o que eu estou entendendo, estão alardeando a descoberta de uma bacia, mas na verdade ela não passa de uma tina ?!
(por ser antiga assim)

2007-11-10 08:10:48 · answer #6 · answered by Kaká-m top-top 6 · 1 0

E o gás de santos? Teria sido melhor se fosse anunciado que o Brasil seria exportador de gás e não iria mais ser refem desse paiseco dominado por índios, mas que humilhou ( e continua humilhando) o Brasil por causa de seu presidente apedeuta e comunistóide.

2007-11-10 07:40:54 · answer #7 · answered by melao3 7 · 2 1

Não até que ponto isso possa a ser verdade, essa bacia vai nós custar muito caro e o governo não tem verbas pra tanto, precisamos ter uma visão ampla nesse sentido, primeiro o governo deve organizar a casa, só depois fazer a reforma, bom e o que acho.
Bjs

2007-11-10 06:42:45 · answer #8 · answered by Deuza 7 · 1 0

Eu prefiro dizer que foi para amenizar o impácto negativo causado pelo anúncio de um provável aumento no preço do gaz veicular, em 25%, pois esse assunto de terceito mandato é para brasileiro que gosta de sofrer. Além do mais, os 20.000.000 de eleitores que não campareceram as urnas na última eleição, na próxima estarão presente e com toda certeza votarão na oposição, pois se não votaram no governo por estarem decepcionados, estão agora muito mais.

2007-11-10 06:11:57 · answer #9 · answered by mederixjbl 4 · 1 0

Um factóide do tipo "se colar, colou"
Imagina a Vale do Rio Doce anunciar que descobriu uma jazida de ferro no centro da Terra ! É a mesma coisa que esse petróleo descoberto em "profundidades nunca antes exploradas nesse país" ( e no mundo).

2007-11-10 07:28:10 · answer #10 · answered by M.M.D.C. 7 · 1 1

fedest.com, questions and answers