Definitivamente não.
Isso não quer dizer que ele não possa ser utilizado como argumento pelos fascistas.
Os fascistas utilizam tudo que tem pela frente como argumento. Por exemplo, a rede Bandeirantes nunca se interessaria em entrevistar a Heloísa Helena. Porém, como ela adora falar mal do Lula, eles a vivem convidando. Isso não quer dizer que eles todos pensem da mesma maneira. Apenas utilizam os argumentos dela para concluir que a esquerda deve ser eliminda do Brasil. E ela entra nessa só porque quer um pouco de popularidade...
O filme joga com cinematografia a respeito de uma questão que pode ser usada por aqueles que acreditam que se acaba com criminalidade através do gatilho. Por isso é utilizado por fascistas.
Mas em momento algum o filme sai da posição de criação artística para a de cartilha de soluções sociais. Ele faz um retrato FICCIONAL da realidade da "guerra civil" que o RJ vive. E com isso força um pouco a imagem da polícia. Mas se o narrador é o policial, o que se poderia esperar? Está até razoável o quanto ele acentua o papel da polícia. Se não houvesse um narrador policial, até poderíamos divagar a respeito do modo como é tendencioso, etc... Mas, sendo uma proposta de arte cinematográfica, está bem resolvido.
Se fosse um filme mostrando como a polícia federal está equipada e como ela trabalha para desmantelar a corrupção no país, desde que foi fortalecida pelo governo Lula, toda a direita iria dizer que é um panfleto de esquerda... E a esquerda diria que é a mais pura arte!
Acho que tem muita marcação de território nisso tudo.
E o filme nem é tão bom assim para receber tanta consideração...
2007-11-09 10:51:06
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
oi Any
eu acho que nao
eu acho o brasil um país liberalista
pode tudo
e quando pode tudo, fika desse jeito
vc é TJ ?
eu sou diego_alves_souza@hotmail.com
2007-11-10 05:57:09
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Não, mesmo pq os personagens são complexos e entram em conflito com situações limites lhes obrigando a agir com comportamentos extremos... como mostra uma polícia mais forte e herói no filme com a prática de violência.. eles acham fascista... mas o problema é que os vilões deste filme não são tão malvados e os mocinhos não são bonzinhos... assim maginem o filme rambo... mas mostrado que as pessoas que ele mata tem família e ele falando... "eu adoro matar os outro" torna a carnificina que ele faz fascista? não... mas o filme de certa forma incentiva que sejam tomadas atitudes drásticas com o tráfico de drogas e traficantes... mas vcs não acham isto correto? Bom pra quem vive da miséria humana não deve gostar.... boa sorte!
2007-11-09 10:46:35
·
answer #3
·
answered by Péricles 5
·
1⤊
0⤋
Fascista eu não considero, pois retrata a violência das favelas do rio e realidade das ruas hoje em dia e apenas reflexos do que vimos começa a mais de dez anos atrás e o governo não reparou........
2007-11-12 05:35:54
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
naum!pois naum eh a favor da intervensao do estado na economia e em outros setores!
2007-11-12 03:48:26
·
answer #5
·
answered by Magnus Haku(charada) 4
·
0⤊
0⤋
Eu particularmente detesto esto tipo de filme eu acho que este tipo de filme não ajuda em nada , só degrada a população mais carente ,e ajudar a favela nada!!!
Olha este filme e mais um monte deles todos com o mesma história
*Cidade de DEUS
*Cidade dos homens
*carandirú .....ect...
Todos servem para ir para o lixo!!!
Cadê as pessoas,dos recursos humanos ?
Subiram na favela para ver como está vivendo aquele povo depois do filme?Lógico que não e o pessoal do filme subiu lá para ver?Se eles precisam de algo?
EU DETESTO ESTE TIPO DE FILME, ACHO QUE DEVERIA SER SENSURADOS TODOS ELES!!!! TODOS SEM EXCESSÃO.
2007-11-10 03:56:12
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
negativo
2007-11-09 09:38:59
·
answer #7
·
answered by wagner carvalho 2
·
1⤊
1⤋
Não é mais fascista que os filmes de cowboy de John Wayne, Dirty Harry ou Duro de Matar. Expressa o lado dos 'mocinhos' que já estão cansados de apanhar dos criminosos
2007-11-09 09:13:38
·
answer #8
·
answered by M.M.D.C. 7
·
0⤊
0⤋
sim. Deve-se duvidar de qualquer filme ou reportagem onde se mostra extremos: heróis ou vilões até dzerem chega.
Tem algo por trás desse filme(baseado no livro Elite da Tropa), pode ter certeza. Provavelmente foi feito para limpar a barra do BOPE. Em qualquer favela é só perguntar do que as pessoas têm medo. Elas logo respondem: "do Caveirão!" Eles não são nada bonzinhos.
Além do mais não lembro se foi o produtor ou diretor deste filme, mas foi ele que fez o documentário Ônibus 174 e lá ele colocava o bandido como um amor, vítima da sociedade e os policias como totais incompetentes.
Estranho, não?
2007-11-09 10:00:08
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋