MInha meiga amiguinha marivald...
O Mito da Caverna é uma parábola escrita no livro A República que é um diálogo socrático escrito no século IV a.C. por Platão,
Nesta lendária parábola, Platão revela que o homem , sempre esteve condenado a ser conduzido por sombras de alegorias e dogmas impostos pelo poder dominante para a alienação mental que torna todos os mitos a expressão de verdadeiras absolutas
Platão referia-se aos seus contemporâneos, com suas crenças e superstições. O filósofo era qual um fugitivo capaz de se libertar das amarras que prendem o homem comum às suas falsas crenças e, partindo na busca da verdade, consegue apreender um mundo mais amplo.
O que é capaz de se libertar das ilusões, deve atuar na desmistificação das sombras do povo o que justifica o fato de por meio da dialética chegar-se a bases mais concretas, entretanto, este não terá crédito entre aqueles que jamais sairam de sua caverninha para experimentar o mundo verdadeiro exterior, pois construiu seu lar nestet mitos e dogmas que constituem os grilhões para libertar o homem para a racionalidade do munbo real e da religião natural.
Espero ter ajudado, bjns.
2007-11-07 23:33:45
·
answer #1
·
answered by ? 6
·
2⤊
0⤋
A mensagem fundamental é de que a realidade que vivenciamos é apenas uma pálida sombra da realidade, que só existiria depois de nossa morte. Ou seria visível apenas para alguns poucos de nós, que seriam pessoas iluminadas. E que nós devemos acreditar nessa realidade, mesmo não tendo condições de vê-la e compreendê-la. Os espiritualistas, religiosos e místicos em geral adoram esta alegoria, criada por Platão.
2007-11-07 20:12:55
·
answer #2
·
answered by Falco 7
·
1⤊
0⤋
A oportunidade que o homem tem para transformar sua vida a partir de novas conquistas.
2007-11-08 06:49:10
·
answer #3
·
answered by Cristiano M 2
·
0⤊
0⤋
realmente temos *infinitas opçoes* de viver bem melhor
2007-11-07 23:50:50
·
answer #4
·
answered by Edu 3000 3
·
0⤊
0⤋