Muita gente acha que a teoria do Big Bang foi feita por algum cientista que estava furioso com algum padre comedor de criancinhas, mas não é assim.
A teoria surgiu em uma época em que todos os cientistas achavam que o Universo era estável. Primeiro foi Edwin Hubble a descobrir que o Universo era muito maior que pensávamos, que estávamos em um agrupamento de bilhões de estrelas, chamado Via Láctea, e que como este agrupamento ou universo-ilha, existiam muitos outros. Quantos mais ele não fazia idéia. E outra coisa que Hubble descobriu era que os outros universos-ilha tinham o espectro luminoso deles deslocado para o vermelho - o assim chamado "red-shift". A pergunta que veio imediatamente foi "por quê este deslocamento do espectro para o vermelho"? A resposta era que as galáxias estavam se afastando, e o deslocamento para o vermelho era devido a um efeito Dopler sobre a luz.
Bom, então, se olhando para todos os lados, encontramos galáxias se afastando, e se supormos que não há nenhum ponto de referência privilegiado no Universo, conforme preconiza a Teoria da Relatividade, outra novidade da época, o resultado lógico era que o Universo estava se expandindo.
Mas se o Universo estava se expandindo, significa que amanhã ele será maior que hoje. Mas também significa que hoje ele está maior que ontem. E se voltarmos cada vez mais no passado, veremos o Universo cada vez menor. A té que tamanho o Universo pode encolher?
Os cientistas começaram a trabalhar com as equações e o conhecimento que tinham sobre a matéria, e chegaram à conclusão que viajando para o passado veríamos o Universo encolher cada vez mais, até que toda o Universo não fosse maior que uma cabeça de alfinete, ou a ponta de uma agulha - o chamado "ovo cósmico" - uma singularidade, uma situação em que a concentração de massa e energia eram tão altas que as leis da natureza que a gente conhece não tem mais validade - eletromagnetismo, gravitação, força nuclear forte, força nuclear fraca, todas estas forças e os campos delas resultantes, e todas as outras leis da natureza juntas, tudo em uma só lei, todas unificadas e idênticas. Mas qual seria esta lei una? Este é talvez o maior Santo Graal da física, astrofísica e cosmologia. Penetrar naquele instante fatal, naquela primeira fração de segundo, é um sonho para todos os físicos, por que ali estão guardadas muitas respostas, como, por exemplo, se o nosso Universo é primeiro e único, ou o primeiro de uma série, ou apenas mais um de um multiverso onde os universos surgem e se vão como bolhas de sabão em uma espuma.
É importante notar que a Teoria do Big Bang não foi bem aceita no início. A Teoria do Universo Estável tinha fortes evidências, mas as evidências a favor da Teoria do Big Bang começaram a se acumular. Uma coisa que os cientistas são bons é em imaginar "se as coisas são assim, o que é que eu poderia procurar no telescópio ou no laboratório que me mostraria que elas são assim" e também o que eles são melhor ainda "se as coisas não forem assim, se eu estiver enganado, o que eu devo procurar para saber que realmente estou enganado?" Esta última pergunta é chamada de "falsear a teoria", e é a forma mais eficiente de provar que se está errado - mas ela tem o defeito de não provar que você está certo, por isto os cientistas tem teorias com boa probabilidade de ser verdade, mas nunca tem a verdade - até por quê, novas descobertas podem acontecer a cada momento, e os cientistas são modestos o suficiente para saber que podem estar enganados.
Então não adianta perguntar para ninguém "de onde vem a matéria e a energia do Big Bang". Se você REALMENTE quiser saber, terá que estudar muito e descobrir a resposta por si, por que a ciência ainda não tem esta resposta.
Existem, é claro, teorias, e todas elas estão esperando alguma confirmação ou alguma prova de que estão erradas. Temos a Teoria das Cordas, a Teoria M, e mesmo a nova versão da Teoria do Universo Estável - a Teoria do Universo Quase Estável. Todas elas se apóiam em fraquezas da Teoria do Big Bang, e todas esperam também alguma confirmação.
Uma coisa interessante é que mesmo que uma evidência de que a Teoria do Big Bang seja encontrada, ela não será adotada imediatamente. Por que os cientistas sabem que podem estar errados, e tanto a Teoria do Big Bang pode estar errada, como a evidência de que ela esteja errada pode também estar errada. Então tudo é verificado com cuidado e atenção.
2007-11-05 22:42:13
·
answer #1
·
answered by Sr Americo 7
·
2⤊
1⤋
Acho que o BIG BANG não explica a criação do universo, pode explicar a sua expansão.
Que criou o universo foi DEUS. a dúvida é. existem três "coisas" que devem estar presente desde a criação:
Espaço, tempo e carga.
Qua foi a primeira coisa que DEUS criou?
Tempo ou espaço?
2007-11-06 00:17:55
·
answer #3
·
answered by Nelson C 3
·
1⤊
1⤋
Talvez o deus que você imagina não exista, ou pelo menos não exista da maneira como você imagina, isso dá até medo.
"Se ele existir ele pode me castigar por não acreditar nele."
"Se ele não existe, então igrejas, templos, sinagogas etc, são uma tremenda estupidez."
Como pode alguém chamar as pessoas que acreditam na teoria do Bing Bang de ignorantes se nem ao menos conhece a teoria direito, se nunca estudou física de gente grande?
Por que não posso discutir uma criação de deus? Será um medo de debate?
Faça-me o favor!
2007-11-06 00:35:29
·
answer #4
·
answered by ? 4
·
0⤊
1⤋
Caro,
Realmente existiu o Big Bang. Uma perfeita criação e união de conjuntos da força do Pai Celeste, Deus.
Não questione, a criação é de Deus.
Abraços.
2007-11-05 15:23:19
·
answer #7
·
answered by ♫ Emerson 2
·
1⤊
3⤋