Não sou jornalista, não conheço a grade curricular de um curso de jornalismo, não tenho a mínima condição de avaliar os cursos disponíveis no país, mas tenho algumas considerações a fazer. A primeira delas é que, se você quiser cursar jornalismo nesse país, é bom ter dinheiro para pagar a faculdade (aliás, geralmente não é barato). Gostaria de saber o motivo de existirem tão poucas vagas em universidades públicas? Antigamente, pelo menos em uma cidade interiorana como a que vivo, fazia vestibular para jornalismo apenas filhos de jornalistas ou pessoas que, de alguma forma, estavam envolvidas com jornalismo. Hoje, não! O curso se popularizou, é natural os jovens quererem ser jornalistas... É uma profissão como qualquer outra e a demanda por vagas, claro, aumentou. Sobre as vagas de jornalismo estarem em universidades privadas, creio que é uma herança de longa data, pois, ao que parece, este curso sempre foi para classe média e classe média alta, nível em que os pais podem pagar a faculdade do filho; logo, cria-se uma oportunidade de mercado para estas instituições oferecerem tais cursos.
Mas, o que ocorreu nos últimos anos que despertou o interesse dos jovens por essa carreira? Bom, de certa forma, o jornalismo se glamorizou. Há grandes coberturas jornalísticas na TV (lembre-se do 11 de Setembro), os jornalistas ganham fortunas (veja a sra. Ana Paula Padrão, agora no SBT) e alguns se tornam celebridades (Diogo Mainardi dá autógrafos para pessoas que nem sabem que ele é escritor, ou seja, ele é apenas jornalista para estas). É uma profissão que pode dar certo, não é mais um tiro no escuro (ainda que a imensa maioria de jornalistas jamais será famosa ou rica e ouço dos próprios colegas jornalistas que ser jornalista geralmente não dá dinheiro, apenas muito trabalho, e segue-se na profissão por gostar do que se faz. Quanto jovens sabem ou pensam nisso ao escolherem essa carreira?).
2007-11-10 16:36:48
·
answer #1
·
answered by adericleverson 7
·
0⤊
0⤋
O jornalismo é um dos segmentos mais saturados que conheço. As faculdades formam milhares todos os anos para trabalhar em lugar nenhum. As pessoas só percebem isso com o diploma na mão, uma ou outra pode conseguir trabalhar na área. A maioria tende mesmo a "sobrar".
Há um excesso de cursos e praticamente não há campo de trabalho, embora muitos consigam até gerar o seu próprio meio de trabalho. Os que conseguem bons empregos na área não são regra, mas exceções. É preciso ter um grande diferencial, o que a grande maioria que faz o curso não possui. Muita gente que não tem habilidade em nenhuma área parte para o jornalismo, embora na maioria das vezes sequer tenham muita intimidade com textos. É fracasso na certa!
Se pretende algo nessa área, é bom saber que a concorrência é tremenda e um bom texto (muito acima da média é necessário). O diploma é fácil conseguir nas faculdades que existem por aí, o problema é depois...
2007-11-04 12:06:17
·
answer #2
·
answered by Dirceu Plates 7
·
0⤊
0⤋
Ñ, o cara do fantastico q faz quadro empregos d A a Z
disse q já está saturado mas se vc for de "peixada"(quando
alguem lhe bota no emprego)aí é difente
2007-11-03 20:13:22
·
answer #3
·
answered by Cromwell 3
·
0⤊
0⤋