Hoje, pelas condições de ensino das Escolas Públicas de 1º e 2º , mais, a falta de condições de custear um cursinho preparatório, impossibilitam alunos pobres ou da classe média baixa, concorrer com os ricos a vagas nas Universidades Públicas. O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), programa do governo federal de incentivo à educação é a maior prova deste processo seletivo às elites brasileiras, pois, o Governo está colocando dinheiro para quem tem condições de pagar e segregando a maior parte da população a um "curral social" onde terá dificuldades para tudo em suas vidas.
2007-10-31
00:45:32
·
11 respostas
·
perguntado por
adaojmor
5
em
Governo e Política
➔ Política
Sirmac8, não será por acaso MR8? Infelizmente, você deve ser novo e não procurou estudar a verdadeira história de teu País. Dom João VI, iniciou naquela época o que se estende até hoje no Brasil, ou seja, quem mama nas tetas do Governo são os medios e grandes empresários, banqueiros, políticos e funcionários públicos. A classe média para baixo, nunca mamou e pior sempre foi explorado, pois, é a única classe que financia o Governo através do IR. Gente rica não paga antecipado o IR, só os assalariados. Mama nas tetas quem tem condições de estudar em Colégios Particulares e na hora de gastar mesmo, vai para a pública que é de graça. Sobre educação nas famílias, você mostra que nunca teve problemas para ter comida a mesa. Quem tem este problema, não tem muito tempo para educar como se deve os filhos, mas, MAC ou MR8, a culpa foram dos Governantes, desde a época deste grande FDP que citaste, pois, o povo foi achacado, estrupado e humilhado, com políticas que sempre beneficiavam os ricos.
2007-10-31
04:54:22 ·
update #1
Nunca foi tão fácil passar num vestibular como agora, cada ano as médias ficam mais baixas. E tem tanta chance...ENEM, cotas... só falta mais dedicação.
Eu estudei em escola pública a vida toda. Não fiz cursinho e qdo me inscrevi para o vestibular, peguei o conteúdo que pediam e estudei. Passei numa universidade federal, num curso super disputado. Nunca vi, enquanto estudante, nenhum professor impedindo aluno pobre de aprender, mas vi muito aluno indo para a escola para fazer social e atrapalhar as aulas. É muito fácil culpar toda a situação educacional (que é mesmo horrível), esquecem que nas escolas impera a mentalidade do "Eu não preciso estudar pois o que vale na vida é ser esperto". Basta procurar as perguntas do YR prá ver quanto estudante espera que outros façam seu dever de casa. Não sei se pobre é assim artigo tão raro em universidade federal quanto a vontade de aprender na escola (pública ou privada).
2007-10-31 13:48:41
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
A "genial" solução do governo federal foi criar o ProUni, ou seja o sujeito estuda a escola básica na rede privada para poder ter acesso à universidade pública ou estuda a escola básica na rede pública para ter acesso à universidade na rede privado...irônico não?
O que o país precisa é uma educação pública básica de qualidade, como se vê nos colégios militares e Cefet's, acontece que a maioria dos estudantes não têm acesso a esses centros, logo grande parte acaba concluindo o ensino médio com um nível de conhecimento muito aquém do que deveria.
Criar reserva de vagas ao meu ver será só mais um "ProUni" da vida, enquanto a educação básica não melhorar faltará mão-de-obras qualificada no Brasil.
2007-10-31 00:56:54
·
answer #2
·
answered by dassarf 4
·
3⤊
0⤋
O problema não é a universidade pública mais sim a escola fundamental de má qualidade que leva os alunos das escola particulares a terem muito mais chances de passar no vestibular das universidade.
A mudança deve ser na ráis devemos ter um ensino fundamental e médio de qualidade ai todos independente da classi econômica tera a mesma chance.
2007-10-31 00:50:36
·
answer #3
·
answered by DMX 3
·
3⤊
0⤋
Mas o rico já é estigmatizado porque é rico. Agora ainda vão inventar que é injustiça social ser inteligente?
O saber não entra mais fácil na cabeça do rico. A ciência não escolhe classe social. Vamos parar com essa visão estreita de que só pode saber quem tem dinheiro? O socialista que diz isto está pregando na testa o aviso: EU SOU UM SOCIALISTA IGNORANTE, COMO TODOS OS SOCIALISTAS!
2007-10-31 05:40:51
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
3⤊
1⤋
Não existe universidades para todos. Por isso, eu acho o financiamento da formação do estudante no ensino superior, como uma medida emergencial, importante. Se não estou engando, o estudante recebe a bolsa e após se graduar tem um período de carência até começar a pagar. Não é para ricos, é para quem não conseguiu ingressar numa universidade pública, entre eles, muitos pobres.
É claro que eu concordo que só com o fortalecimento do ensino fundamental e médio teremos a solução para a educação no Brasil, aliás, no meu ponto de vista, é a solução para todos os problemas direta ou indiretamente.
2007-10-31 01:57:30
·
answer #5
·
answered by Victor Hugo 2
·
2⤊
0⤋
A universidade pública é para todos, mas quem pudesse devia pagar pelo estudo superior. Ajudaria a custear os que não pudessem pagar.
Seria o primeiro passo, o maís rápido e o mais simples; o ideal seria fortalecer o ensino de base, mas isso leva mais tempo para mostrar resultados.
2007-10-31 00:57:30
·
answer #6
·
answered by M.M.D.C. 7
·
2⤊
0⤋
o problema está no ensino básico, porem tambem temos que ver o outro lado da moeda, alunos de escolas pública batem em professores, não aceitam regras, muitos pais se a professora chamar a atenção do filho deles vão à escola e querem processar a professora e escola, alunos de escola pública por lei não podem ser expulso, como fica a disciplina? como controlar o aluno dentro da sala de aula, e ai vem dizer que tudo é culpa da escola , acho que precisa mudar muita coisa mas uma delas é a educação qeu vem do berço pois não é função da escola educar filho de ninguem, isso é função dos pais. os professores ensinam pouco ou muito, porem os alunos não querem prestar atenção , como voce vai fazer p/ eles aprenderem, se tirar os que estão tumultuando a aula mp/ fora corre o risco de apanhar desses mesmos na saida , se voce deixa eles na sala os que querem aprender não consegue e ai se fala da má qualidade de ensino? lógico que não está boa mas parte da culpa é dos próprios alunos, alem desse sistema que não reprova, tirou-se o estimulo , então chega na hora de entrar na faculdade ficam inventando cotas p/ issso ou p/ aquilo, ora se voce teve a oportunidade de estudar em colégio pago ralou, pois no pago voce estuda, e depois foi prestar vestibular voce tem o direito sim de entrar em qualquer que seja a faculdade pois voce foi previlegiado sim por uma condiçaõ finaceira melhor dos seus pais mas voce tambem fez por merecer , e não está certo voce ser prejudicado porque o outro não teve oportunidade se for assim teriamos que ver caso a caso , porque não teve oportunidade, e se teve porque não aproveitou, etc, quanto ao financiamento de estudos acho que deve ser mais abrangente mas isso depende do aluno entrar na faculdade pois se ele não entrar, atraves do vestibular , seria incoerente dar um financiamento p/ estudar quem não vai estudar. muito se fala de condição financeira mas tambem se esquecem que muitos usam essa desculpa p/ mamar nas tetas do governo, alias o brasileiro está acostumado a isso desde don joão IV , então vamos falar sério e mudar realmente o ensino porem vai ter que ter medidas não muito populares.
abraço
2007-10-31 01:59:53
·
answer #7
·
answered by sir_mac801 3
·
2⤊
1⤋
uma coisa que sempre passa em radio e televisão é que o povo brasileiro não luta pelo seu direito é como lula fala q o povo brasileiro não tem coragem de levantar a bunda da cadeira mais isso é verdade o lula levantou a bunda da cadeira e ganhou fazendo o mensalão e ainda não foi investigado e nem preso pq ta investindo em exportação e importação pq se for preso vai artapalhar o desenvolvimento da roubalheira do Brasil e pra cada novo emprego q lula fala: "com as exportações gerou 2 mil empregos para gerar esses empregos foram demitidos mais de 5 mil trabalhadores" isso e todos sabem q com mais e mais dinheiro os politicos vão roubar mais e vai ter mais "CORRUPÇÂO" o brasileiro pode ser desleixado mais se todo politico fizesse a sua parte e parar de fazer promessas e esquemas de desviar dinheiro hj o Brasil seria um país de primeiro mundo sem ninguem nas ruas pedindo esmolas sem vagabundos e com salario digno não confie em três coisas que ve ou escuta:
1º Promessa de politico
2º "REDE GLOBO uma coisa que fiquei sabendo ai é que a rede globo tem muitos podres sobre esses politicos e não divulga para passar suas novelas de sacanagem sem ganhar nenhum processo
3º dados do ibge nunca confie nesses dados se ele mostrasse os dados verdadeiros de emprego e desemprego todo mundo viraria bandido
2007-10-31 01:01:12
·
answer #8
·
answered by ninguem 5
·
1⤊
0⤋
Aiiii nem me fale!!! =[
É uma realidade infeliz...
Mas, oras.. esse é o país democrático de direito que nós temos... =s
Se mobilizar não tem adiantado, só nos resta... ter paciência mesmo...
Mto bem colocada a tua pergunta!
=]~
2007-10-31 00:50:38
·
answer #9
·
answered by ツJuh Alvesツ 3
·
1⤊
0⤋
Você demonstra conhecimento e experiência.
Já falei, aquí, sobre financiamento da educação e o que colho das suas colocações, corrobora com o meu pensamento.
Triste embriaguês, a nossa!
Muito, muito triste, mesmo!
2007-11-03 23:18:04
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋