English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O cubano Jacobo Machover, autor do livro "La Cara oculta del Che", publicado recentemente, se refere a Che como "um personagem não muito interessante, um instrumento ou uma vítima de Fidel Fidel Castro, um fanático cruel e sanguinário".
Machover explicou sua evolução, da admiração inicial até a condenação atual do personagem, por seu desejo de conhecê-lo mais profundamente, através da leitura de seus escritos, seus discursos e o testemunho daqueles que conviveram com ele, assim como seus inimigos e suas vítimas.

"Através deste trabalho fui me dando conta de que Che não tinha nada a ver com a imagem de liberdade que lhe atribuíam. Eu me dei conta de que não havia nele tal libertário, e sim um estalinista que me dava nojo; um fanático sedento de sangue e movido pela vontade de sacrifício pessoal e dos demais".

http://afp.google.com/article/ALeqM5jmskZTXObQt4lHx0k_i9wMWwAvEA

http://www.elpais.com/articulo/opinion/figura/Che/elpepuopi/20071014elpepiopi_6/Tes

2007-10-25 13:45:38 · 7 respostas · perguntado por Ricardo D 7 em Governo e Política Outras - Governo e Política

Marobu

Deixa de ser debilóide. O CHE vai sempre existir porque sua história é respeitada. Ao contrário de Pinochet, Roberto Marinho, ACM, FHC e outros defensores das oligarquias que você tanto admira. Esses vão ser esquecidos com o tempo. Só serão lembrados quando alguém precisar lembrar de um mal exemplo da história.
19 minutos atrás

Marobu, quem não consegue responder com argumentos uma pergunta é porque já sofre de cretinismo.
Isso é típico de petralhas tapados, acusam os outros do que eles são.
Portanto você é um debilóide e, como é um petralha, suas ofensas são prêmios para mim.

2007-10-25 16:10:15 · update #1

7 respostas

O famoso decantado guerrilheiro argentino, tem sua fama mais por uma natural identificação da juventude com uma imagem de rebeldia contra o sistema dominante(lei-se contra os pais), do que por uma análise crítica do que ele realmente significou e do seu papel na história.

A imagem do che é claramente "cristificada", sendo uma espécie de messias da esquerda da América Latina, principalmente.

Pessoalmente, tendo lido e pesquisado em fontes diversas e independentes, cheguei a conclusão de que essa figura tem mais de bandoleiro de quinta categoria, e de assassino do que de herói.

2007-10-26 00:57:58 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 2

Ricardo D,
Deixa de ser debilóide. O CHE vai sempre existir porque sua história é respeitada. Ao contrário de Pinochet, Roberto Marinho, ACM, FHC e outros defensores das oligarquias que você tanto admira. Esses vão ser esquecidos com o tempo. Só serão lembrados quando alguém precisar lembrar de um mal exemplo da história.

2007-10-25 22:46:19 · answer #2 · answered by MAROBU 5 · 4 2

Quem é esse cara??? Jacobo o quê??? Nunca ouvi falar...

Mas o nome dele não é de cubano, não. Tem coisa aí...

Mas tem gente de toda espécie querendo aparecer nesse mundo, né?

Parece até que os outros países da América Latina estão muito bem!!!

Me poupem, menos, menos...

Viva o Chê e viva a revolução cubana, que mesmo com o embargo dos EUA e de seus aliados não esmorece.

Ontem mesmo li que o Bush disse que vai dar uma ajuda de bilhões de US$ a Cuba quando esta entrar na era pós-Fidel.

Acho que ele pensa que vai ficar eternamente na Casa Branca e que pode comprar todo o mundo!!!

Será que ele esqueceu dos bilhões que vai precisar para reconstruir a Califórnia??? Sim, porque diferente do que aconteceu com o Katrina, este estado ele tem de ajudar, e muito!!! Porque é dali que vem a maioria dos votos dos Republicanos e é ali que reside a maioria dos ricaços.

Outra coisa, acho que cada vez que se fala nele mexem mais na nossa ferida e, assim, reacende a nossa chama de lutar por um mundo melhor.

Acho que a Veja dessa vez cumpriu um papel importantíssimo: sem ela, ele jamais seria tão homenageado!

2007-10-25 22:30:14 · answer #3 · answered by Ieda 7 · 4 2

Bem, quem afirma que o cara em questão estudou de verdade o Che foi você. Isso é por sua conta, né?

Porque tenho certeza de que até então ele era um ilustre desconhecido, e o pior que voltará ao ostracismo tão logo a fumaça desapareça, mas Che é muito maior do que ele. Vai continuar sendo o ídolo de milhões de pessoas.

Estudar de verdade pra vc significa o quê? Depende das fontes que se procura, dos seus ideais... Eu, como jornalista, não gostaria de escrever um livro de alguém que eu deteste, seja da vida pública ou privada.

Pra mim quem poderia realmente falar dele seria alguém que tenha convivido com ele. No Futura há um programa, chamado "Passagem para...", no qual o jornalista/apresentador fez um programa em Cuba. E entrevistou algumas pessoas que o conheceram, esse, sim, poderiam falar mal dele, mas não foi o que ouvi. Fizeram também uma série, "Os caminhos de Che", em que um casal, fez esse ano o mesmo caminho que Che e seu aigo fizeram pela América do Sul, e não vi ninguém falando mal dele também...

E cá pra nós não dá muito pra confiar em alguém como o jornalista Jacobo Machover:

Primeiro porque é considerado um dos "mais respeitados" integrantes da oposição cubana.

Segundo porque está exilado em Paris desde 1963, portanto, é contra o governo de Fidel.

E terceiro porque, como um bom aproveitador, esperou o ano em que se comemorou os 40 anos da morte de Che para ganhar algum dindim... Bem oportunista esse senhor!!!

Procurei outro livro dele, e nada!!!

Perdão, mas ninguém que admira o Che vai deixar de faze-lo por conta de um ilustre desconhecido e de uma revistinha fascistóide.

Boa noite!!!

2007-10-25 22:13:48 · answer #4 · answered by Ingrid 5 · 3 2

os que estudam admira, mas há os que estudam pra deturmar aí, cara, esses estudiosos é que dâo ASCO!!! argh!

2007-10-25 20:58:18 · answer #5 · answered by Anonymous · 4 3

Ao processo de mitificación da figura de Che Guevara que produziu a legenda dourada que cercou a sua vida e l'agit chegou umas umas agravada campanhas ataques e de descrédito cujo objectivo é substituir-o por outra legenda, mas de esta preta, que põe termo à qualquer possível consideração positiva do sentido da sua luta. As notícias em d'autres webs dos webs em Espanhol em d'autres línguas numerosas as acções lançadas com este fim, designada, aqui na França, o livro do jornalista exilado cubano Jacobo Machover a face occulte do Che, se no âmbito da mobilização ideológica mundial potente que, inspirada a doutrina neocons americanos e lançado pelos seus think tanques, aspira privar de legitimidade todas as opções de progressos e abortar das iniciativas políticas que os revindiquen. L'éditorial do PAÍS Caudillo Guevara do dia 10 passados se ele nesta linha, que não crê qu'il corresponda, nem sua simplista e inclinada em argumentação nem em l'agressivité das suas maneiras expositivos, com a posição dominante deste periódico. Tentar por conseguinte pôr um termo o mito de Che Guevara à força d'insultes e d'infundios, e de reduzir a complexidade a sua pessoa e d'approches - não se pode esquecer as suas críticas à l'Union Soviético, entre d'autres lugares no discurso d'Alger - Al comportamento d'un terrorista, n'est não somente uma falsificação de l'histoire, mas que, sobre todo, representa a negação total de qualquer hipótese de transformação radical da sociedade. Esta qu'en América Latina equivale a condenar à miséria e as confrontações você suicídios um continente. Destino que condição de jornal global s'oppose ao objectivo constitutivo do PAÍS e o seu compromisso com a luta pelas liberdades e pela justiça social na Espanha e, aujourd'hui, desde seu recentemente inaugurado no mundo. Que muito do qual temos algo ver com ele nós queremos qu'il mantenhamo-nos e me confir.

2007-10-25 21:33:39 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 2

Porque o sujeitinho realmente era asqueroso.

2007-10-25 20:51:36 · answer #7 · answered by podocarpo 7 · 1 5

fedest.com, questions and answers