O íman (ou ímã, ou magneto) é um objecto que provoca um campo magnético à sua volta.
Um íman permanente é feito de um material ferromagnético. As suas propriedades magnéticas são causadas pelo spin dos electões que se encontram no interior da matéria.
Um íman é um dipolo, tem sempre dois pólos, "norte" e "sul". Por definição, o pólo sul de um íman é o que é atraído pelo pólo norte magnetico da Terra.
Os dipolos não podem ser separados. Se um íman for dividido ao meio, obtêm-se dois ímans menores, cada um com um pólo norte e um pólo sul.
Um electroíman é um íman que se baseia em campos magnéticos gerados por cargas em movimento. Ou seja, uma peça de liga de ferro, com um fio enrolado, por onde corre energia elétrica.
Tipos de Imãs
Permanente: difícil produzir campos intensos. Ex: cerâmicas produzem 0,3 T.
Resistivos: sistema múltiplo de bobinas precisas que utilizam corrente contínua de ~8 kW. Consumo de energia é grande.
Supercondutores: Ligas metálicas comportam-se como supercondutores quando submetidas a corrente elétrica a temperatura de 10 kelvin. Podem gerar campos de até 4 T. As bobinas devem ser mantidas ~zero absoluto. Para tal utiliza-se nitrogênio líquido isolando o ambiente e a câmara interna e hélio líquido a 4,2 Kelvin na câmara interna no qual ficam suspensas as bobinas.
2007-10-25 06:43:04
·
answer #1
·
answered by Nane 3
·
1⤊
0⤋