No fim do século XIX, o Brasil possuía mais de 5 milhões de escravos!
Os escravos moravam na "senzala" e comiam feijoada, e demais coisas feitas com restos que o branco europeu não apreciava, mas fígado, coração, miolo, rim, bofe, toucinho, rabo, cabeça, sangue e outros miúdos, tanto suínos como bovinos, são ricos em proteínas, sais minerais e vitaminas, além de lipídeos e agentes essenciais à saúde!
Era uma vida desgraçada e sem liberdade!
A maldade era imensa e a desigualdade com o ideal de vida humana muito distante!
Mas suponha que você ganhe um salário mínimo e more na favela "X", violenta e cheia de traficantes, drogados, delinquentes e desordeiros.
Você diria que a sua vida é melhor do que a de um escravo do séc. retrasado?
Muitas pessoas trabalham para receber menos do que 3 mil reais, coisa pouca para uma pessoa só! Não seriamos escravos trabalhando para enriquecer alguém?
2007-10-24
12:06:26
·
23 respostas
·
perguntado por
?
7
em
Governo e Política
➔ Governo
Com certeza, vc tem toda razão, só que hoje em dia a escravidão não escolhe etnia, existem escravos de tudo quanto é tipo. Se cada um ganhasse milzinho estava bom amigo, mas a ganância domina o coração das pessoas, os empresários ou magnatas não têm o menor compromisso com o bem estar geral, tomará Deus que um dia tudo isso retorne em dobro contra eles. Tudo o que vivemos não passa de um jogo de cartas marcadas e ricos garantem 20 ou 30 gerações as custas da necessidade que passam aqueles que se esforçam para ter apenas um prato de comida e um teto. Esse Mundo é selvagem cara, e o pobre é como a manada de guinús se soubesse que a união pode os fazer vencer, derrotaria os leões na guerra da sobrevivência, mas não, se dispersão. A pobreza não passa de falta de inteligência, temos que pensar como num jogo de xadrez, usando a lógica. Enquanto alguns não abrirem mão do que tem sobrando sempre vai faltar para muitos, a questão é querer! quem quer um mundo melhor?acho que ninguém.
2007-10-24 12:30:08
·
answer #1
·
answered by Otanislaldo 3
·
2⤊
1⤋
O estudo da história nunca foi tão necessário.
A vida dos escravos era dura, mas ele se alimentava bem melhor que os próprios brancos e mulatos, que moravam em cortiços, e viviam uma vida desgraçada.
Os próprios senhores de terras viviam uma vida dura, mas bem melhor que a de todos os demais.
Quem vivia melhor é quem escapava daqui e ia morar na europa, onde havia alguma civilização.
Pulgas, insetos, doenças, falta de higiene ... A vida de um mendigo de hoje, provavelmente é melhor do que a da maioria das pessoas daquela época.
Mas o problema não é viver bem ou não. O problema é a liberdade.
A liberdade é um bem muito precioso. Poder escolher o que fazer de sua própria vida. Poder ser responsável por seu próprio destino.
Isso é algo maravilhoso.
Os escravos não tinham isso. Mas é um pouco exagerado chamar um favelado de escravo.
Quem vive como escravos são os cubanos em Cuba, ou a população da Coréia do Norte.
2007-10-24 14:35:00
·
answer #2
·
answered by Ricardo D 7
·
3⤊
0⤋
"que 3 mil reais, coisa pouca para uma pessoa"?!!!!!!!!!!!!!!!!
É, o pó deve estar caro.
2007-10-24 13:18:16
·
answer #3
·
answered by podocarpo 7
·
3⤊
0⤋
Trabalho e parte de toda sociedade organizada, sem trabalho nao ha sobrevivencia; incluo nesta categoria tribos primitivas e grandes civilizacoes na historia...
Vivendo hj, penso se meu chefe ganha mais do eu e pq ele chegou la primeiro! A luta e as chances estao abertas para tds nos.
Enfim viver nao e diversao, mas respeito ordem e uma estrutura para q haja uma sociedade onde podemos trabalhar com liberdade e dignidade. Nao questiono qm tem mais do q eu,mas vou atras do cheque mensal com meu esforco e tenho orgulho em cada gol conseguido. bjs da Gigi
2007-10-24 15:31:32
·
answer #4
·
answered by Gigi 6
·
2⤊
0⤋
vc tem razão, kefren
as desigualdades sempre fizeram e fazem parte deste mundo..
a oportunidade não é igual para todos, daí vem toda essa problemática
abraços
2007-10-24 13:25:22
·
answer #5
·
answered by astrorei, carioca e busólogo 6
·
2⤊
0⤋
Moro em Salvador, e essas iguarias são tradicionais, afinal é a terra mais negra do Brasil.
Não existe comparação, o pobre pode entrar num curso profissionalizante, pode se especializar num ofício e ter uma
renda melhor. Peraí, mas R$ 3.000 é demais né, muito doutor não ganha isso.
O escravo era um ser sem dignidade, via sua esposa e filhas serem usadas pelos brancos ou por feitores.
Amigo, para quem não conhece as leis cármicas, a escravidão seria uma total ausência de justiça divina. Não falo somente dos negros, mas todos, desde os tempos mais remotos, passando pelos judeus, etc.
Abraço.
2007-10-24 13:17:02
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Vc colocou 3 mil reais de salário por mês? Por essa importância até que não seria mau ser escravo.
2007-10-24 12:26:15
·
answer #7
·
answered by rami 7
·
2⤊
0⤋
O capitalismo não veio abolir a escridão. Pois muitos preferem ter sua vidinha barata, têm medo ou não vêem mais possibilidades em suas vidas. Há muitas histórias de pessoas que deram uma virada em suas vidas porque não se conformaram em viver numa vida de escravidão, pior que a que vc descreveu. O capitalismo veio trazer a oportunidade àqueles que enxergam além e ousam realizar os seus sonhos.
Isso aqui, no sudeste do país. Sei que no nordeste, por ex., há escravidão continuada por gerações, e nesse caso, só intervenção federal...
2007-10-24 12:19:21
·
answer #8
·
answered by Olho Clinico 2
·
3⤊
1⤋
não tem dúvida esse pessoal que mora em favelas é bem pior que a vida dos escravos sem dúvida.
2007-10-24 12:11:56
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
3⤊
1⤋
***
Caro Kefren Zen:
Escrevi uma crônica a este respeito e algumas vezes cito este tema. Digo que somos os escravos legalizados da era moderna. Uns com mais sorte e outros com menos, mas todos subjugados pelos (sempre mesmos) "grandes senhores" que governam este "estátuas quo".
Nesta luta pelo direito de sobrevivência muitos perdem sua auto-estima pelo caminho nunca vindo a conhecer si quer o verdadeiro sentido de se viver com dignidade e ser respeitado como cidadão. Vivem na linha e abaixo da linha da pobreza sendo presa fácil dos grandes e pequenos latifundiários. Latifundiários estes que um dia irão receber seu verdadeiro e único quinhão que são seus sete palmos de terra, tal como cantado em Morte e Vida Severina de João Cabral de Melo Neto.
PS - Estes 3000 a que se refere é anual, pois não?
Fique na paz! - Lilia
***
2007-10-24 13:23:18
·
answer #10
·
answered by Lilia 7
·
2⤊
1⤋
Imagina: o que é ser livre em tempos de escravidão do seculo XIX? certamente é ser livre -porque alem de a tua liberdade estar restrita e trabalhar em troca de um prato de comida - hoje não é diferente - voce trabalha por menos de um prato de comida - o que o patrão fez é desonerar as despesas com escravos e eles mesmo se sustentarem - como não receberam educação - então eles vivem piores que no tempo da escravidão ja que tem que alem de lutar por um prato de comida todos os dias, ainda tem que se proteger dos bandidos dos assaltos, e da ordem do chefe do trafico. é uma escravidão. as formas de escravidão não mudaram o que mudou são as formas - como essa escravidão passou a ser implantada a partir dessa epoca.
abraços
2007-10-24 13:07:18
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋