Na bíblia, no novo testamento, observamos que dentro do Sinédrio, o que seria hoje o conselho de uma igreja, ou alta cúpula eclesiástica de uma religião, existiam duas mais importantes facções: fariseus e saduceus.
Ambas pertenciam aquele conselho, ambas serviam a um único Deus, ambas aguardavam o messias.
Sem falar nos grupos menores, como os seguidores de gamaliel, mais ponderados, etc..
Assim, como hoje se vê tantas denominações, mas todas procuram pregar sobre Jesus, hoje o único Deus a ser adorado, pois a Bíblia explica que Deus o Pai, entregou a Jesus o filho, toda honra, toda glória e todo o poder.
Cada denominação tem seus dogmas, suas doutrinas, suas convicções, mas todas Glorificam a Jesus.
Chegara o dia do juízo final onde todos estaram diante do cordeiro, aí, sim, conheceremos toda a verdade segundo a vontade de Deus.
O que importa é que voce procure uma religião e siga a Deus conforme o espírito santo te dará o conhecimento desta palavra.
As designações envolvem por exemplo o sistema de governo: Presbiteriana: governo democrático, onde são eleitos os presbíteros que governam a igreja, representanto o rebanho, também são seguidores da doutrina de calvino e creêm na predestinação do homem.
Luteranos: governo episcopal, semelhantes aos católicos, onde o Bispo eleito pela cúria da igreja, determina de cima pra baixo como será o governo e crêem também que o homem é salvo pela graça de Deus.
Batistas, alguns crêem na predestinação como os presbiterianos, mas não batizam as crianças.
Metodistas, também de governo episcopal e creêm que homem é salvo pela graça, porém deve cuidar de sua salvação com boas obras.
Pra tentar explicar um pouco melhor, precisamos dizer que existem os tradicionais: igrejas da época da reforma protestante por exemplo: presbiteriana, no Brasil Presbiteriana do Brasil, Metodista, Luterana, Batista estas tem em seus cultos uma liturgia mais tradicional conforme preceitua no entendimento deles a bíblia.
Os pentecostais: Por exemplo: Assembléia de Deus, Presbiteriana renovada, Sara Nossa Terra, etc, todas igrejas ramos que sairam das tradicionais, mas dão ênfase no batismo do espírito santo com o dom de falar em línguas.
O assunto é longo, mais um pouquinho tá aí, ok...
2007-10-24 00:28:51
·
answer #1
·
answered by davidborgess 1
·
1⤊
1⤋
É pq cada uma adota uma doutrina diferente, segundo suas interpretações acerca da Palavra. Mas o que vale mesmo é seguir os ensinamentos do Mestre, pq o resto são meramente conceitos humanos e cheios de falhas.
2007-10-24 00:02:25
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Somente usos e costumes. São igrejas irmãs e é comum um membro de uma freqüentar a igreja da outra, ou pastor de uma pregar em outra.
2007-10-23 23:58:43
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Existe Esperança, mas é melhor esgotá-la e viver apenas pelo pão nosso de cada dia. Nunca se sabe o dia de amanhã. Mas vamos à sua pergunta. Façamos uma parábola. A Luz é aparentemente branca, mas se você não puder encará-la e precisar de óculos coloridos, verá que se decompõe na cor que preferiu para seus óculos. Verá o mundo todo verde, azul, amarelo, e por aí a fora. Imagine, porém que você queira sair por aí, de casa em casa, ou no púlpito de sua igreja, tentando convencer aos outros que apenas sua cor é a verdadeira, a única escolhida por Deus. Seria um tanto, digamos, ridículo, não? É o que ocorre no panorama religioso formal da cristandade. Cada religião pensa que somente a sua tonalidade é a real, mas se esquece que Deus, o Pai das Luzes, está muito além do Arco-Íris. Esperemos até que um dia sermos regenerados como filhos da Luz (Tiago, 1), então, com a mesma natureza de Cristo, poderemos encará-lo com o "olho luminoso" do espírito (Apoc.1:7), sem medo de ficarmos cegos (como Saulo de Tarso), e veremos que todas as antigas cores não eram mais do que ilusão de ótica criadas pelos óculos do egocentrismo da natureza carnal humana. Quem já esperou até hoje, tenha a perseverança dos santos e continue esperando um pouco mais (Apoc.6: 9,10,11). Apenas quem viver, verá. Sds. cristãs. Ossola.
2007-10-24 09:20:37
·
answer #4
·
answered by carlosossola 7
·
0⤊
0⤋
Verdadeiramente Jesus Cristo é o único, porem, nessas igrejas o que muda geralmente é o costume, a doutrina, pode acontecer de um membro da presbiteriana, não gostar da doutrina, as vezes imposta pelo Pastor, sai e cria outra, com a mesma crença, porém doutrinas diferentes. Resumindo, acho que esse monte de igreja existem porque o pessoal não quer se adaptar a uma igreja, querem que a igreja se adapte a eles...
2007-10-24 05:59:48
·
answer #5
·
answered by Carol 2
·
0⤊
0⤋
É com certeza uma questão cultural, como disse alguém, usos e costumes, isto é, doutrinas, maneiras de agir, maneiras de pregar, ou seja, como somos todos diferentes e as vezes não conseguimos nos adaptar com alguns costumes, temos a opção de escolher por "placa" - É como na economia a lei da concorrência, se tivesse só uma seria MONOPÓLIO!!!!!!
2007-10-24 01:43:48
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Na verdade existe milhares de denominação, mas o que muda é a doutrina (ensinamentos) , sabemos que só existe um DEUS verdadeiro, somente um SALVADOR , mas muito acham que só carregar a biblia , e falar que crer em JESUS está bom. Mas não é bem assim. As escritura sagrada nos ensina que pelo fruto se conhece a árvore , não pode uma árvore má dar bons frutos, nem uma árvore boa dar maus frutos. Então não se deixe enganar, nem todos que diz Senhor , Senhor entrará no Reino de DEUS. Examinai as escrituras , porque nela acharás o caminho para vida eterna!!! ABRAÇOS!!!
2007-10-24 00:14:33
·
answer #7
·
answered by Marlene 2
·
0⤊
0⤋
O que acontece é que cada vez mais a igreja está se tornando uma boa fonte de renda, então se inventam novos conceitos e denominações para convencer o povo, este que precisa de algo para acreditar, a dar dinheiro sem questionamentos.
2007-10-24 01:30:38
·
answer #8
·
answered by vento 2
·
0⤊
1⤋
Comércio só isso.
2007-10-24 00:27:46
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Você esqueceu de que atualmente em cada esquina existem mais igrejas, cada uma inventa uma denominação, e a Rendenção, é uma boa fonte de renda, religião virou comércio.
2007-10-24 00:04:53
·
answer #10
·
answered by tanger 6
·
0⤊
1⤋