English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Carapintadas
Cadê os estudantes?
Onde foram parar os inconformados jovens que foram a linha de frente dos movimentos sociais nos anos sessenta, setenta e oitenta?
Sobre esse tema, recebi um e.mail de um leitor, o Julio Cesar.

“Tenho me manifestado com freqüência em fóruns dos quais participo a respeito da apatia do brasileiro com relação à falência moral do Brasil.
Há dezessete anos vimos os "carapintadas" nas ruas pedindo a renúncia de Fernando Collor.
Na década de 60 os estudantes participavam (para o bem ou para o mal) da vida política do Brasil.
E hoje o que vemos é uma classe estudantil sem rumo, invadindo reitorias com reivindicações paroquiais, influenciada por militantes de esquerda e incapaz de enxergar as reais causas dos problemas nacionais.
Em minha opinião, ou os estudantes são completamente ignorantes e incapazes de estabelecer uma relação de causa e efeito relativa à problemática nacional ou deixaram de estar interessados na construção de um futuro melhor para o Brasil.
Ou então uma maioria silenciosa está sendo conduzida pela minoria ruidosa e obstinada em suas convicções políticas esquerdistas e sectárias”.

Ah, caro Julio, o que estamos vendo é uma colheita.
Quarenta anos de pregação esquerdista primária aliada ao empobrecimento do conteúdo escolar transformaram nossos jovens nisso que você vê: uma caricatura malfeita do que um dia foi - sempre festivamente - a linha de frente da resistência nacional.
Jovens precisam de referências.
Espelham-se - contra ou a favor - em lideranças, nos mais velhos e experientes.
E para essas mentes jovens, ávidas e contestadoras, que referência é melhor do que um professor que tem um inflamado discurso revolucionário?
Mesmo jurássicos e pessimistas, esses discursos sempre parecem mais inteligentes que os otimistas.
Que referência é melhor que um “oprimido” bruto e disposto a sair no braço por seus “ideais”?
Que causa é melhor que a do bandido, “vítima da elite branca”, que tem direito de meter um revólver na cara do “boyzinho” que desfilou com seu Rolex?
Aqueles quarenta anos deram nisso: inversão sistemática de valores, sintoma claro de que a sociedade perdeu o norte.
Ou será o oeste?
E os porta-vozes dessa miopia, militantes profissionais, conseguem o que a esquerda sempre soube fazer: mobilização da minoria ativista, que faz o que quer da maioria resignada.
Nenhuma novidade, afinal foi Platão quem disse - milhares de anos atrás - que
"o castigo para os que não se envolvem em política é serem governados por seus inferiores".

Hoje Platão seria rotulado de preconceituoso, direitista e “elite”.
Pau nele!

Mas essas minorias são, de certa forma, necessárias.
Mesmo quando exageradas, radicais e extremistas, elas servem a um propósito: são os pontos fora da curva que definem a própria curva.
Sem eles a curva é tendenciosa.
Ter gente “do contra” é necessário, do contrário as minorias nunca terão voz.
O problema é quando essas minorias passam a ter o monopólio da “verdade”.
Quando transformam a maioria no “resto”.
Quando são instrumentalizadas para a busca do poder.
Quando adotam um discurso ideológico que demoniza tudo que não comunga com suas idéias.
Quando prometem o céu.
Quando isso acontece, não importa se a minoria é de direita, centro ou esquerda.
É excesso.
E excesso é ruim.

Especificamente sobre os “carapintadas” de quase vinte anos atrás, nada me tira da cabeça que a maior parte do que vimos foi festa.
Embalo muito bem conduzido pela minoria militante (quem eram mesmo?).
E Collor foi politicamente deposto com base em evidências de que agiu contra a lei e o decoro.
Não precisou ser julgado e condenado.
As evidências bastaram.
Pois eu gostaria de ter aquela máquina do tempo para trazer para o presente os “carapintadas” de 17 anos atrás.
Pediria a eles que, usando os mesmos pesos e medidas de 1991, examinassem as evidências atuais envolvendo políticos suspeitos de agir contra a lei e o decoro.
E então recomendassem aos estudantes de hoje, seus sucessores, como agir.

Talvez a primeira recomendação fosse uma mudança de apelido.

De “caraspintadas” para “carasenvergonhadas ”.

2007-10-19 17:36:33 · 8 respostas · perguntado por Mary - versão 2008 6 em Governo e Política Governo

8 respostas

Os cara-pintadas, hoje faz parte do "SISTEMA" deste governo, receberam os "mimos" conforme acordo, como bem foi relatado o Collor foi deposto com base em evidencias, lembro que em 100(cem) processos, depois de julgado foi inocentado em todos, absurdo, como depor uma pessoa sem julgar, mas os cara-pintadas tiveram este poder, hoje a classe estudantil está manipulada pelo "sistema", tal como os sindicatos todos manipulados, aceitam o que o governo determina, perderam a força e a moral, desde a dos aposentados, até as classes trabalhistas, corrompidos, ainda cobro o porque do silêncio do Fernando Collor de Melo, sabendo da injustiça que foi vitima, volta ao cenário politico e está calado, observando toda esta nogeira e pouca vergonha deste governo, não seria a hora de mostrar a realidade? ou temo o mesmo FIM de PC Farias, Ulisses, Etc.?
Mas, em Minas Gerais tem um grupo de estudantes que estão abraçando a luta, vamos nos unir a eles e dar força e apoio moral, que eles lutem, mas o mais rapido possivel ou não mais vai existir BRASIL para defender.

2007-10-20 11:36:07 · answer #1 · answered by itamar.franca 6 · 1 0

Estão bem, uns foram eleitos outros assumiram cargos no governo atual e tudo vai bem no país dos companheiros.

2007-10-19 18:09:40 · answer #2 · answered by Luc. F2 4 · 3 0

Será que os estudantes não temem alguma represália como aconteceu com a Heloisa Helena, com o Celso Daniel ou com o Toninho do PT ?

Você já notou que nesse governo é lícito roubar ?
.

2007-10-19 17:47:05 · answer #3 · answered by Terapeuta 6 · 3 0

Cada região do Brasil pode e deve se administrar com os próprios recursos que produz, perceba que a Europa è formada por países com pequena extensão territorial fazendo assim com que a corrupção seja menos por que è mais fácil de cuidar áreas pequenas do que imensas como è o caso do Brasil , um contribuinte por exemplo do estado do Acre que fica a milhares de quilômetros de Brasília (governo federal) não temo como saber aonde o dinheiro dos impostos dele estão indo ,compreende??esta muito distante das pessoas que conduzem o dinheiro dele ou seja estamos a par do que acontece com o nosso próprio dinheiro , perceba que nos EUA que são o pais mais rico e mais desenvolvido do mundo os estados americanos tem leis e regras totalmente autônomas das do governo federal respeitando assim as diferenças regionais que existem naquele imenso pais ,e temos a mesma situação aqui no Brasil ,os problemas do Sul por exemplo não são os mesmos problemas do Norte ,,e por isso temos tanto dinheiro publico indo parar no lixo ,por que o governo determina coisas para o pais inteiro sendo que as necessidades e os problemas são diferentes em cada região do Brasil ,e infelizmente o povo vai na onda da Rede Globo que quer fazer com que as pessoas que tocam neste assunto sejam taxadas de preconceituosas ou arrogantes ,,ou seja a Globo sabe muito bem que isto vai fazer com que o poder que ela tem sobre o povo cai consideravelmente ,por a vamos ter mais democracia na mídia regional e vamos ter uma valorização da cultura de cada região do Brasil ,uma vez que a Globo (maior emissora e de maior audiência) coloca somente o que interessa a ela e seus "amigos" ,,

2007-10-19 19:07:24 · answer #4 · answered by Anonymous · 2 0

Texto de excelente definição de como andam o nosso ensino, foi completamente aniquilado para que os estudantes de hoje não reajam como antes pois tinham mais cultura e sabiam de seus direitos, e lutaram por eles, hoje aceitam tudo.

Abraços!

2007-10-20 11:46:15 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

Ao contrário do que a maioria ainda acredita os carapintados brasileiros foram mera massa de manobra de interesses políticos que se alinharam para derrubar o Collor.

2007-10-20 09:44:56 · answer #6 · answered by Arqueiro 6 · 1 0

estao todos envergonhado, e com cara de tacho.

2007-10-20 00:03:50 · answer #7 · answered by torabola 4 · 1 0

Os estudantes? Estão na UNE. E cadê a UNE? Quietinha com o rabo entre as pernas.
Estudante é massa de manobra da esquerda.

2007-10-20 00:00:09 · answer #8 · answered by M.M.D.C. 7 · 1 0

fedest.com, questions and answers