English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Que o Sistema Solar tem 8 planetas (Plutão foi rebaixado) todo mundo já sabe, mas o que você sabe a mais? O que sabe sobre as explorações espaciais e sobre as descobertas em Marte? Sabe algo sobre vida extra-terrestre? E sobre a "suposta" visita a Lua? Digam-me o que sabem.

2007-10-19 02:20:53 · 8 respostas · perguntado por Dan 2 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

8 respostas

Neste espacinho apertado para responder não é possível colocar tudo que sei, hehehe.
Mas estude estes sites:

http://astro.if.ufrgs.br/ssolar.htm (com links para cada planeta e outros astros)
http://astro.if.ufrgs.br/planetas/planetas.htm
http://seds.lpl.arizona.edu/nineplanets/nineplanets/nineplanets.html
http://noveplanetas.astronomia.web.st/

Missões espaciais:
http://www.nasa.gov/centers/kennedy/missions/index.html
http://www.jpl.nasa.gov/missions/index.cfm
http://www.esa.int/esaSC/

Marte:
http://www-pao.ksc.nasa.gov/kscpao/history/apollo/apollo.htm
http://www-mgcm.arc.nasa.gov/

Saturno:
http://ciclops.org/index.php?flash=1&js=1
http://www.esa.int/SPECIALS/Cassini-Huygens/index.html

Missões tripuladas para a Lua:
http://www.apolloarchive.com/apollo_archive.html
http://lunar.arc.nasa.gov/archives/documents/SP4214/contents.html
http://www-pao.ksc.nasa.gov/kscpao/history/apollo/apollo.htm

Novidades:
http://planetary.org/blog/
http://www.planetary.org/

Muitos links meus:
http://paginas.terra.com.br/lazer/zeca/astronomia/astro_bookmark.htm

.

2007-10-19 09:59:32 · answer #1 · answered by Zeca 54_anos de experiência!!! 7 · 0 0

Quem não acredita que o homem foi para a Lua e prefere acreditar no ridículo "fraude do século", leia isto:

http://www.projetoockham.org/historia_lua_1.html

Vida extraterrestre acredito que haja! Mas chegar na Terra, NUNCA!

2007-10-22 05:17:23 · answer #2 · answered by Minot 4 · 0 0

Acredito em tudo o que é feito pela NASA. A NASA é uma religião para mim.

2007-10-20 08:09:47 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Eu sei que Tritão, o maior satélite do planeta Netuno e terceiro do Sistema Solar é tão gelado (-235º) que seus gêiseres expelem hidrogênio líquido e pó e compostos de metano; além disso ele é muito brilhante, reflete de 60 a 95% da luz que recebe do Sol (a Terra reflete 11%!); e que Marte possui dois satélites naturais que são asteróides capturados por sua gravidade: Fobos e Deimos.

2007-10-19 05:52:58 · answer #4 · answered by Sybylla 5 · 0 0

Se alguém tocar um violão em Marte, as pessoas próximas escutarão. Mas na Lua isso não é possível.
Uma nuvem de poeira levantada por algum motivo na Lua demorará muito tempo para baixar. Já em Marte ela baixa mais rápido.
Como existe uma atmosfera em Marte, lá é possível voar com um aeroplano. Tração a hélice e reação a jato também são utilizáveis.
Vida extra-terrestre? Deve existir, sim.
"Suposta" visita à Lua? Na minha opinião é um fato.
Os cometas fazem parte do Sistema Solar.
Venus não é uma estrela, é um planeta.
Saturno é marca de chocolate.
A Terra gira.

2007-10-19 02:26:04 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Você quer uma "nova" visão do sistema solar?
Veja em:
http://observatoriophoenix.astrodatabase.net/e_teoria/24_E17.htm

2007-10-26 03:15:04 · answer #6 · answered by Obs. Phoenix 7 · 0 1

O sistema solar é formado por um conjunto de nove planetas, satélites naturais, milhares de asteróides e cometas que gravitam ao redor do Sol. O sistema solar também é composto por uma grande quantidade de gases e poeiras interplanetárias. O Sistema Solar situa-se na Via Láctea.


A formação do sistema solar remonta há aproximadamente 4,5 bilhões de anos. Formou-se de uma gigante nuvem formada por gases e poeira cósmica, originadas de uma grande explosão e colisão de estrelas.

O tempo necessário para formação do sistema solar, calculam os astrônomos, foi de aproximadamente 100 mil anos. Neste período, os átomos foram se juntando e formando os planetas, satélites e estrelas que conhecemos hoje.

O Sistema Solar é formado por nove planetas: Mercúrio, Terra, Marte, Júpiter,Vênus, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.Muitos deles podemos visualizar a noite a olho nú ou com a ajuda de um telescópio. Os planetas, ao contrário das estrelas, não possuem luz própria e só podem ser vistos graças a luz que refletem do Sol.. Ao redor dos planetas, gravitam 67 satélites, dentre eles a Lua, que gravita ao redor no planeta Terra.

Nas órbitas de Marte e Júpiter, localizam-se grande parte dos asteróides que variam de tamanho, podendo ser até mesmo minúsculos. Os asteróides são compostos de blocos de rocha, diferente dos cometas que são formados por poeira cósmica e gelo.

Historiadores e paleontólogos acreditam que foi a queda de um cometa em nosso planeta que ocasionou a extinção dos dinossauros na Terra há milhões de anos. A preocupação ainda existe, pois muitos deles passam perto da órbita terrestre. O impacto de um cometa, de grandes proporções, poderia provocar danos incalculáveis ao nosso planeta.






Sem dúvida nenhuma é o planeta que mais deu origem a superstições e contos de fadas. Sua cor avermelhada deu origem ao seu nome, Marte: Deus da Guerra É observado desde os primórdios da astronomia moderna. Foi o planeta mais estudado na antiguidade, e isso possibilitou Johannes Keppler (1571-1630), através das observações de Tycho Brahe (1546-1601) descobrir as leis que regem os movimentos planetários.
Galileu Galilei (1564-1642), quando observou Marte em 1610 não soube afirmar se via as fases do planeta ou se o planeta não era perfeitamente redondo. Depois dele alguns outros puderam identificar algumas manchas em sua superfície e em 1.666 Jean Dominique Cassini (1625-1712) concluiu que o período de rotação do planeta é 24h 40 min e observou a presença de calotas polares. Mais tarde observou-se a presença de uma camada atmosférica espessa o suficiente para abrigar vida. As manchas escuras observadas sugeriram a presença de oceânos e vegetação. Porém é a partir de 1870 que começa a grande polêmica sobre a existência de vida no planeta vermelho.

Dispondo de um bom telescópio refrator para a época, Giovanni Schiaparelli (1835-1910) faz uma nova cartografia de Marte, a qual gerou muitas polêmicas e especulações sobre a existência de vida em Marte. Em seus mapas Schiaparelli destaca a apresença de diversas estruturas lineares que ele denominou de canais. Essa denominação provocou muita divergência entre os pesquisadores da época. Uns afirmavam ser estruturas naturais e outros afirmavam ser estruturas artificiais, construidas pelos habitantes marcianos. A segunda hipótese prevaleceu por algum tempo, principalmente nos países de língua inglesa, provocado por um erro de tradução da palavra canali (usada por Shiaparelli) por canals que significa canais artificiais. Edward Pickering (1846-1919) observou que no cruzamento de dois ou mais canais haviam estruturas circulares bem extensas e que foi interpretada como oásis nos desertos marcianos. Os canais seriam redes hidráulicas em todo o planeta que sustentava a pouca agricultura para a sobrevivência dos marcianos que podiam ser uma civilização decadente.

No final do século XIX George Hale (1868-1938), Edward Barnard (1857-1923) e Asaph Hall (1929-1907) que descobriu os pequenos satélites do planeta (Phobos e Deimos), afirmaram que as ligações lineares entre manchas, no planeta, era apenas ilusão de óptica. Com o tempo isso foi provado, colocando-se no lugar a hipótese de que o relato de canais são na verdade estrias irregulares, manchas e zonas de reflexão pouco uniforme.

As conclusões a respeito desse planeta tomaram novos rumos com o envio da sonda Mariner 4 (em 1965), que forneceu dados muito mais precisos sobre sua atmosfera e superfície. Ela foi a primeira missão de sucesso ao planeta vermelho. O processo de exploração espacial seguiu até 2000 com a Mars Global Surveyor.


--------------------------------------------------------------------------------
Observação
As condições de observação mais favoráveis são aquelas em que a distâcia Terra - Marte é a menor possível. Isso se dá quando a Terra está no afélio e Marte no periélio e ambos na mesma direção e sentido em relação ao Sol. Esse tipo de coincidência ocorre num ciclo de aproximadamente dezessete anos, onde a distância entre eles é cerca de 60 milhões de Km. Como Galileu observou em sua época, Marte realmente apresenta uma pequena fase, ou seja os observadores terrestres podem notar uma parte não iluminada do planeta em determinadas condições, porém a fase nunca se completa pois ele está numa óbita mais externa que a da Terra (nunca há fase nova ou de quadratura).

--------------------------------------------------------------------------------
Superfície
Em 1971 a sonda Mariner 9 foi colocada em órbita do planeta, com a função de fazer mapas etalhados de sua superfície, que foi toda mapeada através de fotos, e estas mostravam detalhes de até um quilômetro, sendo que cerca de 1% dessa superfície foi fotografada com detalhes de 100 metros.
O local onde Shiaparelli pensou ser iluminado artificialmente, por ser o ponto de maior brilho encontrado em suas observações foi detectado a presença de um vulcão com 24 km de altura e cratera com 500 Km de diâmetro (Monte Olimpo). Foi visto como o ponto mais iluminado porque sua cratera tem um poder de reflexão bem maior do que as regiões vizinhas. Pouco mais longe outros três vulcões com mais de 20 km de altitude foram encontrados e nas proximidades desses vulcões foi observado um canyon com mais de 5.000 km de extensão e profundidade de cerca de dois quilômetros e alguns pontos onde sua largura ultrapassa os 400 km (Vale Marianers). Além disso existe um número elevado de crateras de impacto. A existência de vales que parecem leitos de rios secos podem ter sido os canais observados por Shiaparelli.

Depois do final da grande polêmica onde muita coisa caiu em descrédito, voltou-se a acreditar que exista água no planeta e em quantidades muito maiores do que as previstas.

Legando a grande possibilidade de vida em Marte (na forma microscópica) é que em 1975 foram lançadas as Sondas Viking 1 e 2, cada uma formada por um satélite, que deveria orbitar em torno do planeta e uma segunda parte que deveria pousar na superfície marciana, com o objetivo de fazer algumas experiências no solo e na atmosfera, além do reconhecimento visual. A experiências em solo não forneceram nenhum resultado conclusivo sobre a existÊncai de vida bacteriana em Marte.

Sua superfície é composta principalmente de óxidos de ferro, o que dá a cor característica do planeta (Ocre-Alaranjado).

Calotas Polares: Mostram variações muito nítidas e periódicas. No inverno de um hemisféro a camada de gelo torna-se bastante extensa podendo atingir o meio do caminho entre o polo e o equador. Com o auxilio dos radiômetros infravermelhos das sondas Mariner concluiu-se que a temperatura da superfície da calota é de (-132oC) ou seja, a temperatura de condensação do CO2, isto quer dizer que os polos são recobertos por CO2 sólido, ou seja, neve carbônica.


--------------------------------------------------------------------------------
Atmosfera
Bem menos espessa que a nossa, é constituida principalmente de anidrido carbônico (50%) e vapor d'agua, sendo que a quantidade de oxigênio corresponde a um milésimo da quantidade existente na Terra. Sabe-se que há uma interação entre os elementos do solo e da atmosfera. Apesar da baixa densidade e pouca pressão atmosférica (equivalente à pressão atmosférica da Terra a 30 Km de altitude), registrou-se em Marte vendavais que cobriam todo a superfície do planeta de poeira, com ventos de até 240 km/h.
O Clima: Esse é único planeta além da Terra que podemos falar sobre clima. Os pesquisadores que se dedicaram à constante observação de Marte puderam distinguir estações climáticas semelhante à terrestres. Porém devemos considerar que o ano marciano é quase o dobro do ano terrestre e os dias de Marte são de 24h 36min portanto as estações lá tem em média o dobro dos dias das estações terretres.

Podemos comparar o clima equatorial de Marte com uma montanha muito alta em dia claro e seco. O calor durante o dia é pouco amenizado pelas nuvens e neblina. E à noite é rápida a irradiação do calor absorvido durante o dia, para o espaço fazendo muito frio. A amplitude térmica do dia para a noite e de uma estação para outra são muito grandes.


--------------------------------------------------------------------------------
Satélites de Marte
Fobos: O mais próximo do planeta, tem diâmetro equatorial bem maior que o diâmetro polar. Seu período de translação ao redor do planeta é de 7h 40min, sendo o único satélite do sistema solar com período de translação menor do que a rotação do seu planeta. Isso se deve à grande proximidade do centro do planeta 9.400 Km.
Deimos: O mais afastado (23.500 Km do centro), tem período de translação de 30h 17min. Suas dimensões são cerca de metade de Fobos.

Ambos os satélites possuem uma forma bem irregular assemelhando-se a uma batata com dimensões em torno de 15 quilômetros.

2007-10-19 10:52:20 · answer #7 · answered by Drika 3 · 0 2

Não acredito em experiencias em Marte.
Que o homem pisou na Lua então, mto menos.
Coisas de americanos!

2007-10-19 02:25:46 · answer #8 · answered by Thiago 2 · 0 2

fedest.com, questions and answers