Há uma "eminência parda" no atual governo que consegue tudo que planeja nas sombras do palácio e em seus passeios pelos países da América Latina, incluindo-se ultimamente também a Europa e África...
Sobre o banco do Chapolim:
"O Banco do Sul não nasce contra ninguém, mas a favor dos países da América do Sul", disse o ministro do PODER POPULAR para as Finanças da República Bolivariana da Venezuela, Rodrigo Cabeza. Mas logo em seguida ele tratou de marcar a diferença: "Não haverá créditos condicionados a políticas econômicas, não haverá créditos que sejam um carma para os povos, nem será este banco um instrumento de dominação."
Esse discurso é muito mais ideológico do que financeiro e expressa com perfeita clareza a premissa negada na primeira frase: o Banco do Sul foi concebido como alternativa política às velhas instituições multilaterais, consideradas instrumentos de dominação das potências capitalistas. Na proposta original, um dos papéis do banco seria substituir o Fundo Monetário Internacional (FMI) no financiamento de programas de ajuste. O governo brasileiro conseguiu, NUM RARO LANCE DE BOM SENSO, vetar essa parte do projeto. Por isso o Banco do Sul é apresentado, agora, como um banco regional de desenvolvimento (?) e não mais como um FMI bonzinho e permissivo(!). Mas a idéia de créditos sem condições incômodas permanece.
Que o governo argentino tenha sido o primeiro a apoiar a idéia é perfeitamente compreensível. Criado o novo banco, o Tesouro da Venezuela(!) conseguiria dividir com a vizinhança o custo da ajuda financeira ao Tesouro da Argentina. O jogo poderá ser diferente, na versão atualizada do projeto, mas o jogo combinado entre Caracas e Buenos Aires continua. Segundo Cabeza, o GASODUTO (!) entre Venezuela e Argentina será um dos primeiros investimentos avaliados.
Os governos dos sete países fariam algo muito mais sensato e mais produtivo se retomassem as discussões com o BID sobre como financiar projetos de integração da infra-estrutura regional. Sensatez, no entanto, não tem sido a grande marca nos debates sobre a cooperação entre os sul-americanos. Não é, com certeza, a grande marca do projeto do Banco do Sul."
Fonte: O Estado de S. Paulo, 10 de outubro de 2007
Aliás, esse tal GASODUTO poderia sair da Venezuela passando pela Colômbia, Peru e Bolívia, chegando à Argentina sem tocar o território brasileiro, só que aí a distância seria maior do que o imaginário traçado Norte-Sul (norte Venezuela - sul Argentina), numa linha reta.
O altruísmo e a boa vontade do Sr. Hugo Chávez chegam a comover...
2007-10-16 01:46:37
·
answer #1
·
answered by .-. 7
·
1⤊
0⤋
Lamentavelmente nosso país não tem um governo sério nem competente, não dá pra embarcar num barco sem fundo desse. A América do sul está a deriva politicamente e não consigo ver uma saida a curto praso.
2007-10-15 16:28:52
·
answer #2
·
answered by nunnys 7
·
6⤊
0⤋
Gigi, ao Chavez fica muito apropriado o uso do "está pior do que cego em tiroteio"; louco, ouviu, talvez no hospício, falar de Marx e Lenine e confundiu com algumas bebidas tragadas na adolescência, algumas drogas das quais muito gostou. E quer usá-las, hoje, que está senil, gagá, como dizemos no popular; mas não só quer usá-las para si, degluti-las de novo; quer, sim, obrigar ao povo de sua nação a beber também, sorver, degustar com o mesmo prazer que ele sorveu e sorve, apesar de serem bebidas intragáveis. As loucuras levadas a efeito por seu cérebro doentio não são passíveis de serem imaginadas, pois ele as vai arquitetando, sob a inspiração dos seus constantes pesadelos. Até onde irá, ninguém sabe, ninguém é capaz de imaginar, talvez o saibam somente esses outros que sofrem da mesma esquizofrenia!
2007-10-15 15:21:32
·
answer #3
·
answered by Salomon Davi 2
·
6⤊
1⤋
---
------ É UM MILICO ESPERTALHÃO,
------ QUE PEIDA PRÁ CONSTITUIÇÃO,
------ SEMPRE FAREJA UM POLTRÃO,
------ QUE TEME DIZER NÃO...
------ MAS QUE QUER METER A MÃO,
------ COMO UM RÉLES LADRÃO,
-----------------------
------ ONDE ESTÁ O BOBALHÃO ?
------ NA ÁFRICA, RÉLES CA-GÃO !
-
-
2007-10-15 15:02:08
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
6⤊
1⤋
Concordo com o podocarpo. O dinheiro dos nossos impostos, que deveriam ir para os serviços básicos que são responsabilidade do Estado, como educação, sude e rodovias, está indo para os bolsos dos ratos de Brasilia e para ajudar países que jamais poderão nos ressarcir, frncamente por mais boa vontade que eu tenha, não estou conseguindo entender aonde esse desgoverno quer chegar. Nivelar todos os brasileiros porbaixo, já é uma dos projetos deles, mas essa ajuda a países que nada tem para nos oferecer em troca, éinexplicável.
2007-10-15 14:49:04
·
answer #5
·
answered by Mary - versão 2008 6
·
6⤊
1⤋
Esteja segura de que o lula colocará valioso dinheiro do Brasil no Banco do Chaves.
2007-10-15 14:35:20
·
answer #6
·
answered by podocarpo 7
·
6⤊
1⤋
se vem de chaves...tudo é possivel...
o rei-imperador,presidente enfim chaves
quem vai parar esse dicipulo de fidel né?
cada louco que aparece nesse mundo...
já nao chega termos que aturar o Bush e a guerra que comprou do fracasso do pai...
que tal chamar o chapolim colorado....?
2007-10-15 14:33:56
·
answer #7
·
answered by Eder 3
·
6⤊
1⤋
Os dois grandes `promotores desse banco foram o Chávez e o Kirschner... O Lula só está entrando de "gaiato" (o que não me surpreende), metendo o Brasil em mais esse golpe... Como no caso da Petrobrás na Bolívia, mais uma vez vamos ficar reféns de acordos feitos com governos que, históricamente, tem fama de não cumprir com acordos firmados. Não me surpreendería se algum desses "personajos" venha a sugerir que devem "fortalecer" o tal Banco do Sul incluindo Cuba como sócia... e que o Lula acredite nisso... pois na sua cabeça deve estar imaginando que, depois de 60 anos de "governo revolucionário de Fidel na Ilha Prisão" eles devem ter acumulado uma "reserva astronômica" com a qual poderão "ajudar até ao Brasil a se desenvolver"
Queira Deus que minhas previsões não se cumpram... mas tenho a impressão que então metendo o Brasil na maior "fria" das últimas décadas.
2007-10-16 02:00:16
·
answer #8
·
answered by omeirelles 6
·
4⤊
0⤋
Será o dinheiro dos nossos impostos ajudando a financiar a implantar o totalitarismo de esquerda na América Latina. Obviamente todo o dinheiro irá para promover as esquerdas e para a corrupção. E, não nos iludamos, os dois maiores contribuintes serão a Venezuela e o Brasil. Enquanto isto nos hospitais do Brasil ...
2007-10-15 23:26:22
·
answer #9
·
answered by Nosferatus 6
·
4⤊
0⤋
E com certeza o nosso PTralha irá injetar mais Real$$$$ para o chavez, afinal, para onde ele irá quando a "bomba" estourar? caso o Renan abra a boca. Vai chegar mais um processo do PSOL. Ou você(s) acham que não está havendo manobras para 2014? Aguardemos, e veremos.
2007-10-16 07:10:25
·
answer #10
·
answered by itamar.franca 6
·
3⤊
0⤋
Vamos deixar Chavez administrar o seu país da forma em ele se achar melhor, vamos nos preocupar em fiscalizar os administradores deste nosso país, que a cada ano que se passa estar se tornando um país das mordomias e das ameaças políticas, ou seja, se vc não fazer isto eu aumento aquilo....., fato ocorrido com ministro, vcs sabem quem.
2007-10-16 08:47:10
·
answer #11
·
answered by faustonog 2
·
2⤊
0⤋