English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-10-15 09:04:49 · 17 respostas · perguntado por bebe de SC 2 em Família e Relacionamentos Amigos

17 respostas

Todos nós já nos apaixonamos um dia ... e já sentimos a tradicional "felicidade súbita", o coração disparar, a excitação incontrolável e a aquela alegria imensa que nos invade só de ouvir o telefone tocar... mas todos esses sintomas são de amor ou de paixão?

Existe distinção?
Qual é a diferença entre o amor e a paixão?

Os psicólogos concordam com os poetas ao dizerem que a paixão prescinde o amor, pois é um sentimento de encantamento, de êxtase que nos deixa enfeitiçados e “tomados”. Enquanto que o amor, também concordam, vem após a paixão; é como se a paixão fosse o clímax da agonia da Fênix e o amor a sensação de renovação ao renascer das cinzas.

Na realidade, o amor é algo tranqüilo, sereno e ao mesmo tempo forte e sólido. Algo que não depende do humor nem do desejo e não está sujeito a chuvas e trovoadas. Sobrevive a rotina, a convivência, as crises financeiras, aos problemas materiais, físicos, familiares, de trabalho. Enfim, amar também é admirar, conviver, conhecer, partilhar, participar, dividir e aceitar ... O amor independe da distância, não sucumbe as crises e não acaba.

O que caracteriza a paixão é a intensidade, o imediatismo (proximidade também), a falta de limites, o apego e, inclusive, um entusiasmo e admiração exagerados em relação a pessoa querida. Quando estamos apaixonados criamos muita expectativa em torno do relacionamento e da pessoa de modo que acreditamos não existir obstáculos para a felicidade. Tudo isso porque a paixão é cega e é, como afirmam alguns psicanalistas e psicólogos, um sentimento infantil porque pode ser comparada a relação mãe-bebê. Para o bebê há apenas ele e a mãe, e este comportamento eu-você (e para que existe o resto???) é muito comum nos apaixonados.

E assim os apaixonados seguem sua senda: “nós dois e tudo pode ser enfrentado de frente e sem medos”. E logo o tempo passa e um dia aquela expectativa é confrontada com a realidade então algo muda. Algo ocorre e se não há um sentimento genuíno ali, a paixão simplesmente acaba porque não houve campo para o amor nascer, crescer e se instalar. Não há realmente afinidades, só sobrevém os defeitos e o que se julga falha na outra pessoa.

E se houver algo mais que paixão, você entenderá a transformação da paixão em amor, e perceberá que simplesmente "gosta" da outra pessoa, tão simples e sublime ao mesmo tempo. E continuará a notar seus defeitos mas eles não serão obstáculos, não serão feios. Aprenderá a enfrentar os desencontros com tolerância e aniquilará a frustração. No amor toleramos, perdoamos, cuidamos e esperamos. Nos calamos quando achamos que isso vá ajudar e reclamamos apenas com a mesma finalidade, respeitamos o silencio e aprendemos a ouvir. Somente um estado de amor nos permite tolerar e suportar nossas dificuldades somadas as dificuldades da pessoa amada. Somente num estado de amor entendemos que não há espaço para a desconfiança, que o que importa é a amizade, a cumplicidade e a lealdade.

A paixão é uma ilusão é um espelho que reflete os estados ilusórios de nossos egos, todavia ela tem seu valor, nos faz crescer porque também é essencial a todo relacionamento homem-mulher (que não seja amizade) pois é ela, a paixão, que constrói o amor. Pode haver paixão sem amor, paixão esta que acabará, mas é difícil existir amor, entre um homem e uma mulher, sem a paixão inicial.

Ninguém é capaz de saber se vai amar ou se vai apenas se apaixonar, nem poderá prever se a paixão vai permanecer por um tempo e um dia acabar ou se se transformará em amor. Mas todos sabem que quando aquele sentimento que "parecia tudo" acaba, é porque não era amor, apenas paixão e desejo.

É verdade que a paixão dura menos que o amor pois assim que o sonho acaba, a paixão acaba. O paixão é ilusória, é onírica e o amor é real. Temos o primeiro contato com ele ao nascermos (o amor da mãe) e logo o aprendemos. A paixão acontece conforme vamos crescendo e percebemos que um flerte casual pode amadurecer se tornar paixão e se transformar em amor. Veremos depois que aquele sentimento que fazia com que nos sentíssemos mais vivos, invulneráveis e completos era amor quando permanece e sobrevive a todas intempéries da vida, MAS se acabar foi porque era apenas uma paixão.

Existem paixões efêmeras, transitórias, temporais ... mas amor é para toda vida. Não estou afirmando que as pessoas vão, necessariamente, viver ao lado do suposto ser amado para sempre, pois mesmo que haja amor de sua parte, isso não quer dizer que haverá do outro lado, ou que o outro, e mesmo você, serão fortes o suficiente para lutar e sobreviver aos embates da vida e especialmente da comunidade, sociedade, habitat e meio. A vida poderá te separar da pessoa amada, mesmo assim ela será inesquecível para você pois é verdade que o amor é algo único em nossas vidas.

Muitos discordarão, afirmando que já amaram muitas vezes (note que falo de relação homem-mulher) contudo tente se recordar de sensações e de sentimentos passados. Lembre-se do amor que você sentiu um dia e que, certamente, não voltará mais e note que ele é único. Obviamente poderá amar novamente, assim como uma mãe pode amar vários filhos, mas você não amará da mesma forma e nem com a mesma intensidade e aprenderá que não substituímos pessoas em nosso coração. Haverá sempre, junto com o amor à uma pessoa, o carinho e a saudades que amainará com o tempo porque o tempo existe justamente para nos fazer superar obstáculos.

Tudo de bom.

2007-10-15 09:15:27 · answer #1 · answered by GLÓRINHA 6 · 1 0

Paixão é um ''fogo ardente'', que faz com que um casal tenha vontade de ficar perto o pace todo, que por vezes ativa o ''apetite sexual'' das pessoas, mas que pode ser de relativa curta duração. O amor é algo entre uma sensação e um sentimento, geralmente duradouro, onde os componentes de um casal querem bem um ao outro todo o pace, querem estar perto sempre que possível e querem fazer planos em conjunto, sendo normalmente mais duradouro que a paixão. Mas essa história de amor pra vida toda, na minha opinião, é muito raro.... tão raro quanto uma paixão duradoura. Abraços Yahoodianos, =) !!

2016-12-29 11:43:20 · answer #2 · answered by divalerio 4 · 0 0

O amor é sutil, generoso, eterno... eh construído com o tempo, ou a convivencia... naum tem sentimento de posse... deseja a felicidade da pessoa amada

A paixão é arrebatadora... faz explodir o peito.. Com a mesma rapidez que vem, do nada... ela também vai embora.. Tira o sono, ás vezes dói.. faz querer a pessoa pela qual somos apaixonados ao nosso lado o tempo todo, e faz nos querer controlá-la tbm...

" O amor é um não sei oq, que vem não sei d ond, e se vai não sei como "

" Paixão é um desejo irresistível de ser irresistivelmente desejado."

2007-10-19 08:03:39 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

amor é sério e paixão é passageira
amor é para vida toda e paixão é para um tempo ou uma noita as vezes...

2007-10-18 03:52:16 · answer #4 · answered by SERIC_GAL 3 · 0 0

A paixão é momentanea...
O amor é eterno!!! Quando é verdadeiro!!!

2007-10-17 02:42:36 · answer #5 · answered by Mila... 2 · 0 0

Amor: chega de fininho, vai dominando, tomando conta... e fica pra sempre aquele sentimento gostosinho, dá saudade.

Paixão: chega de repente, machuca, satisfaz, e vai embora, às vezes deixa mágoa.

2007-10-15 23:13:39 · answer #6 · answered by babbi 4 · 0 0

Os dois andam juntos..mas em momentos separados..hehehehehehe

2007-10-15 10:07:16 · answer #7 · answered by Ricardo F 1 · 0 0

Oi Bebe,

Tudo bem? Já vivi ambos, e quanta diferença!!!

Paixão é uma coisa arrebatadora, sem limites, em que não se medem conseqüências, em que os impulsos são tão fortes que se fica cego, surdo e mudo. Paixão é mistura de loucura e sanidade, de rasgar corações e explodir corpos. É obsessão, é luxúria, é egoísmo puro, é posse, é labirinto sem saída. É volúpia passageira, qual um furacão que vem arrastando tudo pela frente e quando pára, deixa rastros para trás, para os lados, para a frente, para cima e para baixo. Por paixão se mata, se arremata, se queima por dentro e esse fogo se alastra sem extintor que o abrande.

Amor é silencioso, se lê no olhar, "escaneia" o espírito e a alma. Às vezes, pode começar pela paixão, que se abranda e no lugar se instala o respeito, a compreensão, o abdicar em prol do outro, o querer ver o outro feliz, o permitir ser pai, irmão, companheiro, amigo e amante. Não se mata por amor. Nele, existe a compaixão, a humildade, o desejo de que a outra metade seja feliz, em detrimento da própria felicidade. O amor tem uma permeabilidade com a paixão quando não vê limite na sua capacidade de doar, sem querer nada em troca. Em sua passagem, ficam marcas de saudade, de momentos, de prazeres, alegrias e tristezas conjuntas. E o amor não se limita ao parceiro, ele se expande e procura habitar todos os corações, sem distinção de raça, cor, classe social e religião. Amor é um pouquinho da presença de algo maior dentro de nós, aquela chama inexplicável e gostosa de querer sempre dar a mão e amparar aquele que necessita. Amor é cantiga de ninar, é acalanto de criança, é pureza, é lua, é sol, é pura natureza. Amor é a luz na escuridão, é o que sustenta ainda a humanidade, tão carente e tão despida de valores do mundo de hoje.

2007-10-15 09:53:37 · answer #8 · answered by Man Sage 6 · 0 0

O amor é sereno, te dá segurança, abrigo , alento.
Paixão é avassaladora, obsessiva, intensa... eis a diferença.
Ah e o mais importante, amor é pra sempre, paixão é temporária.
Bjs

2007-10-15 09:48:42 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

O amor é sutil ele chega e toma conta, a paixão é avassaladora como vem passa e fim.

2007-10-15 09:11:01 · answer #10 · answered by ๑۩۞۩SYRHAAR۩۞۩๑ 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers