English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

CRONOBIOLOGIA
Yvan Touitou, Cronobiologista da Fac. De Medicina Pité-Salpêtrière

DESPERTAR entre 6h e 8h
Quem gosta de acordar tarde já começa o dia em desvantagem. A partir das 6h, o corpo produz um hormônio que faz acordar, o cortisol. Entre 7h e 8h, a taxa de cortisol no corpo atinge a concentração máxima. Essa faixa horário é ideal para acordar com facilidade e com o pé direito.
Voltar a dormir é um erro; Por volta das 9h, o corpo começa a produzir endorfinas (analgésicos naturais) que encorajam um sono pesado do qual será difícil sair sem dor de cabeça ou mau-humor.

PRAZER entre 9h e 10h
A hora certa para as folias amorosas, já que a taxa de serotonina (neuro-transmissor ligado ao prazer) está em seu apogeu. O prazer experimentado só será aumentado. Por outro lado, também é a hora de marcar uma consulta ao dentista: as endorfinas, que também estão em alta nesse horário, funcionam como anestésicos naturais.

TRABALHO entre 10h e 12h
O estado de vigilância atinge o seu pico e a memória de curto prazo (que guarda coisas como um número de telefone que olha na lista, é retido por alguns segundos e esquecido na seqüência) está mais ativa. Depois que as endorfinas presentes entre 9h e 10h desaparecem, o organismo atinge a sua velocidade ideal. É o momento certo para refletir, discutir idéias e encontrar inspiração.

DESCANSO entre 13h e 14 h
A moleza de depois do almoço não se deve unicamente á digestão, mas também a uma queda de adrenalina que acelera o ritmo cardíaco. Para retomar a disposição, basta uma sesta de 20 min.

MOVIMENTO entre 15h e 16h
A forma física encontra o seu apogeu no meio da tarde, ao mesmo tempo em que a capacidade intelectual diminui. Como não há produção de hormônios específicos nesse horário, os cronobiologistas ainda não encontraram uma explicação para o fato.

RUSH entre 18h e 19h
A partir das 18h, o organismo fica particularmente vulnerável à poluição e ao monóxido de carbono. Convém então limitar o consumo de cigarros e evitar se possível, os engarrafamentos. Também é nesse horário que a atividade intelectual e o estado de vigilância atingem um novo pico, hora certa de mandar as crianças fazerem a lição de casa, por exemplo.

PILEQUE entre 20h e 21h
Se esse horário costuma coincidir com o aperitivo de antes do jantar é bom saber que é também o momento em que as enzimas do fígado estão menos ativas, o que faz com que se fique bêbado bem mais rápido.

SONO a partir de 20h
A melatonína (hormônio do sono) invade progressivamente o corpo a partir das 18h. Mas é as 20h que aparece primeiro momento ideal para dormir, sucedido por outros iguais a cada duas horas. Para ajudar a cair no sono, fazer amor é uma excelente idéia: o prazer sexual desencadeia a secreção de endorfinas no cérebro, favorecendo o
adormecimento.

REGENERAÇÃO entre 21h e 1h
Esta fase do sono é muito importante porque coincide com o pico da produção do hormônio do crescimento, indispensável para a renovação das células e a recuperação física. Esse hormônio permite que os conhecimentos adquiridos na véspera sejam armazenados no cérebro.

2007-10-11 01:32:49 · 7 respostas · perguntado por Math Girl 7 em Ciências e Matemática Biologia

7 respostas

Praticamente todos os seres vivos mostram algum tipo de oscilação em seu comportamento e em suas funções orgânicas. Ao contrário do que se acreditava, essas oscilações não são meros reflexos das flutuações ambientais como a noite e o dia ou as estações do ano; representam isso sim, a atuação de mecanismos bem conhecidos como "relógios biológicos".

Embora as primeiras idéias a respeito da possível existência de "relógios biológicos" tenham surgido no início do século XVIII, é apenas a partir de meados do século XX que a Cronobiologia adquire a estatura de disciplina científica reconhecida internacionalmente.

2007-10-11 01:37:57 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

não sabia até agora!!!
mas dei uma pesquisadinha!
olhe o site, acho que vai gostar.

http://www.crono.icb.usp.br/cronointro.htm

http://www.cerebromente.org.br/n04/mente/cloks.htm

também tem um artigo bem interessante sobre o assunto neste link

http://www.famerp.br/publicacoes/revistahb/Vol7-N1/5-cronobiologia.html

2007-10-11 09:15:09 · answer #2 · answered by ic66 1 · 1 0

nunk ouvi falar..
mas gostaria de saber

2007-10-11 08:44:43 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

Nossa....que legal, adorei mesmo...eu vou ser bióloga, mas não conhecia a cronobiologia...rsrs..ainda...vou procurar saber...o que eu sabia é da melatonina, e que é por isso que as crianças que vão dormir mais tarde crescem menos, pois esse hormônio age em plenitude apenas durante o sono.

beijos, bom dia, obrigada pelo texto.

2007-10-11 08:43:17 · answer #4 · answered by NONAME 5 · 1 0

Va(V)p,

Minha amiga,

cro.no.bi.o.lo.gi.a
sf (crono2+biologia) Ciência surgida na década de 1960 que estuda a organização temporal dos seres vivos, ou seja, os ritmos da vida.

Praticamente todos os seres vivos mostram algum tipo de oscilação em seu comportamento e em suas funções orgânicas. Ao contrário do que se acreditava, essas oscilações não são meros reflexos das flutuações ambientais como a noite e o dia ou as estações do ano; representam isso sim, a atuação de mecanismos bem conhecidos como "relógios biológicos".

Embora as primeiras idéias a respeito da possível existência de "relógios biológicos" tenham surgido no início do século XVIII, é apenas a partir de meados do século XX que a Cronobiologia adquire a estatura de disciplina científica reconhecida internacionalmente.

O Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos da USP foi o responsável, em 1981, pela introdução da cronobiologia no ambiente acadêmico brasileiro, tanto como tema de pesquisas quanto na forma de disciplina de graduação e pós-graduação.

Muito legal seu texto, obrigada!! Eu até copiei ok?

Um abraço, helda

2007-10-12 12:36:57 · answer #5 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 0 0

Eu recebi todas essas informações por e-mail numa apresentação pps, mas ainda não consegui comprovar a idoneidade da fonte.

Crono=tempo Biologia estudo da vida

Logo Cronobiologia = estudo da influência do tempo sobre a vida.

Mas continuo precisando comprovar a idoneidade da fonte.

Ficarei grato se conseguir antes de mim.

2007-10-11 22:59:34 · answer #6 · answered by Jogador7 6 · 0 0

nunk ouvi falar

2007-10-11 09:09:14 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers