English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Galera, certas coisas me incomodam nessa vida:
1 - Por que existe cotas para negros em universidades públicas? Estudei minha vida inteira em colégio público, depois de muito estudo consegui entrar num colégio técnico, trabalhei enquanto estudava pra ajudar em casa. Depois consegui entrar na FATEC sem sistemas de cotas... Por que os negros tem direito a cota e eu não?
2 - Por que os negros podem usar uma camiseta escrito 100% negro e eu não posso usar uma 100% branco?

Não seria mais justo os direitos iguais?
Lembrando que as cotas para quem estudou a vida inteira em escola pública é bem menor do que para negros...

Por que esse privilégio oferecido a eles?

2007-10-10 05:13:38 · 4 respostas · perguntado por Thiago P 5 em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

4 respostas

Isso se deve ao fato de vivermos numa sociedade tão preconceituosa, que não sabe o que fazer para justificar seus preconceitos e cria situações cada vez mais preconceituosas para justificar a situação anterior.

Uma das questões levantadas à época sobre as cotas foi justamente essa: onde fica a igualdade se você fala que negro é diferente de branco, por isso dar uma cota para eles??? Tem coisa mais preconceituosa do que essa???

Ao acaso só negro estuda em escola pública?

Eu acho que a cota seria justa se fosse para quem estudou em escola pública e quem estudou em particular. Isso sim seria dar direito iguais.

2007-10-10 05:17:30 · answer #1 · answered by Aimy 4 · 0 0

...aí colega isto é uma questão muito complicada
tb estudei a minha vida inteira em escola pública e ralei muito prá passar num facul pública, mas cada caso é um caso e é muito difícil ficar fazendo julgamentos. há muita coisa no brasil q precisa ser mudada e esta forma de conceituar raças é uma delas, até mesmo pq está mais q provado q a cor não está na pele mas na genética do indíviduo. prá vc ter uma idéia saiu uma pesquisa a um tempo atrás com algumas celebridades negras no brasil e a daiane dos santos apresentou mais da metade de seus genes de procedencia européia. ela poderia se declarar branca numa inscrição de vestibular. é uma questão muito complicada, pq nem todos tem as mesmas chances e oportunidades, está tudo errado desde q o brasil foi descoberto.

abração tá!

2007-10-10 18:04:32 · answer #2 · answered by !!!Bia!!! 4 · 0 0

O justo é termos direitos iguais. Todavia, alguns antepassados dos brancos e dos negros não pensavam assim, de tal maneira que negros escravizaram negros, (!!!)brancos escravizaram brancos (antiga Roma, p. ex. ou em certas "relações trabalhistas"), brancos escravizaram negros e índios (e com estes não deu muito certo). Como os brancos europeus haviam alcançado um nível de tecnologia bélica mais..."avançado"...avançaram na África, na América, na Ásia. Não sou 100% branco, assim como a maioria dos brasileiros não é. Sou de aparência "caucasiana" (termo racista mas ainda utilizado por aí...) e tenho distantes antepassados negros. Acho errado o sistema de cotas, é como atacar o sintoma e não a doença. A doença é a pobreza e a discriminação - relação mútua. Temos de mudar nossa mentalidade, negros e brancos e, na busca do equilíbrio de oportunidades, deve ser re-pensado o ENSINO DE BASE e estimuladas políticas de re-adequação de rendas . Destinar verbas suplementares para a educação e alimentação de crianças negras - eu disse suplementares e não exclusivas - toda a criança merece proteção. - pode ajudar a nivelar as oportunidades futuras. Cotas para negros nas universidades é demagogia e gera descrédito para os negros recém-formados. Titulados "cotistas" serão como corredores que numa corrida, obtiveram o direito de sair 10 ou 20 metros na frente por serem...meio pernetas! Se eu fosse negro não gostaria disso.

2007-10-10 12:56:58 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Essa ação do governo visa compensar uma injustiça histórica, porque os negros em sua grande maioria não possuem as mesmas oportunidades q um branco de ingressar numa universidade. vc sabe, onde há maior incidência de miseráveis e falta de incentivo é entre os negros, por isso eu sou a favor das cotas, num primeiro momento, até q as condições estejam mais ou menos equilibradas e todos tenham oportunidade de acesso igual, independente da raça.
bjs.

2007-10-10 12:53:22 · answer #4 · answered by Vivian 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers