English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

É evidente à distância entre o grau de desenvolvimento da América Anglo-Saxônica e América Latina. Essa Distância tem inclusive aumentado: Determinismo ambiental; responsabilidade dos povos colonizadores; enfim, vária tentativas de explicação já surgiram. Forneça sua opinião sobre as razões que levaram ao sub-desenvolvimento dos países países da América Latina.

2007-10-08 14:43:11 · 3 respostas · perguntado por gabrielbatistuta_ 2 em Educação e Referência Nível Superior

3 respostas

No passado, entre as principais causas em que giram os diversos momentos históricos, pode-se citar a arrogancia e prepotencia dos governantes de países mais abastados que subjugaram a população, e de toda forma, coibiram qualquer tentativa de Revolução que implicasse em mudanças sociais mais amplas. Portanto, o principal motivo é a ditadura econômica, dos quais os países ricos se valem de qualquer meios para que esta se perpetue e cada vez mais cresça e se dilate, em detrimento do suor e trabalho dos povos latino-americanos. Porém, na minha opinião, pode-se acrescentar ai as oligarquias e sucessões governamentais dos países mais pobres que são condizentes com a política global, e não mostram qualquer respeito pela sua soberania e povo!!!!

2007-10-11 07:33:27 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Existem muitas causas para este desequilíbrio. Não daria para citar e comentar todas elas. Em vez disso gostaria de lhe indicar um excelente livro que li há uns dois anos atrás, que dá todas estas respostas. O livro é "A Riqueza e a Pobreza das Nações", do historiador norte-americano David Landes. Se lê em inglês, o original na Amazon custa pouco mais de US$ 11,00. Uma pechincha. A tradução em português infelizmente á mais cara. É um dos livros mais interessantes que já li.

2007-10-08 21:49:33 · answer #2 · answered by Falco 7 · 1 0

A resposta e´CORRUPÇÃO.. aqui somos muitos sensíveis a suborno...
Quando os Americanos adotaram a doutrina Monroe..que recitava o seguinte..a América aos Americanos..todo mundo pensou eles queriam mandar embora os colonizadores..e pronto..(Port. Esp. Ingleses..holandeses..), na realidade eles entendiam diferente! América aos Norte Americanos!!!(E.U.A.!!!) Exemplo pratico : Nosso Império era o pais mais liberal e democrático da América Latina..(os outros eram já propriedades particulares de caudilhos e ditadores...nos fomos querer imitar..) Vc pode pensar que foi para dar "ordem e progresso" pois não teria sido quem não gostou da abolição da escravidão a derrubar o Império .ai entraram em jogo os E.U.A. (vc pode não saber) mais quando houve uma rebelião armada para restaurar o Império..(aqui tinha já virado uma ditatura)..os únicos que mandaram tropas em apoio do Governo Brasileiro foram os E.U.A....estranho que quando atuaram o golpe que derrubou o Dom Pedro II em 15/11/1889 (não foi revolução não houve participação popular...foi um golpe..) os Norte Americanos não fizeram nada..já para defender uma oligarquia...corrupta e fácil de subornar..(com o Dom Pedro não tinha geito...ele fazia só interesse do Brasil..), não pensaram duas vezes...isso vale tb pr golpe de 64....Brasileiro e um cara superficial que nada sabe (e nem quer ),de seu passado..somos ingenuos e queremos imitar os demais sem se preocupar se isso seja mesmo o nosso interesse...

2007-10-08 22:09:30 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers