.
Quando eu tinha 9 anos já fazia meus bicos de trabalho.
Comecei vendendo meus gibis usados.
Depois fiz um carrinho com tabuas para fazer carretos nas feiras.
Em seguida fabriquei pipas (papagaios ou quadrados) com varetinhas e papel de seda, também para vender nas feiras.
Mais tarde fui trabalhar em uma mercearia (como se fosse um mini mercado) onde eu atendia a "freguesia" cortando frios, pesando feijão, varrendo, etc.
Aos 15 anos consegui o meu primeiro emprego em escritório com REGISTRO EM CARTEIRA.
ISSO ERA UM ORGULHO!
Naquela época a carteira de trabalho do menor trabalhador dava todos os direitos trabalhistas, e garantia o ganho de MEIO SALÁRIO MÍNIMO POR MÊS.
Eu morava no Bairro das Perdizes (bairro bom de São Paulo) e tinha muitos garotos (amigos e vizinhos) que trabalhavam. Olhe que éramos "quase classe" média.
Estudávamos no período noturno e as escolas eram muito mais puxadas que nos atuais dias.
Se a nota fosse ruim, éramos reprovados.
Continua...
2007-09-25
11:33:56
·
21 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Governo e Política
➔ Outras - Governo e Política
Foi uma geração que se fez com firmeza.
É claro que NÃO morávamos no bairro do lula. Talvez por isso fossemos assim.
Hoje o garoto é proibido de trabalhar.
Depois o governo e as entidades de “direitos” não sabem o porque da garotada fumar maconha, cheirar cocaína e matar a esmo.
É uma pena que a sociedade tenha esse tipo de visão.
Visão cega!
.
.
.
2007-09-25
11:35:10 ·
update #1
Araguaia
Leia a resposta que te deu o Branco.
Ele faz um comentário bastante bom a respeito dos governos pelo mundo.
Ele apresenta as mortes que aconteceram no Brasil (e com motivos)
Os assassinatos em Cuba, na Russia e outros paises mais.
Veja que ele acaba por concluir que no Brasil quase não houve violencia.
HOJE NO BRASIL SÃO ASSASSINADOS DIARIAMENTE MAIS INOCENTES DO QUE FORAM MORTOS SUBVERSIVOS EM VINTE ANOS DE MILITARISMO.
Os números estão ai.
Vocês pintam o Governo Militar como um assassino e idolatram FIDEL???
Vocês só conseguem enganar essa massa que não sabem escrever nem o próprio nome.
.
.
2007-09-25
12:46:27 ·
update #2
Amigo, estou vendo que somos da mesma geração. Vou deixar de lado a questão política e vou responder somente a parte do trabalho infantil. Essa conversa pra levar "gato nadar" de que estão protegendo as crianças, que criança não pode trabalhar, não passa de mais uma demagogia barata. Na minha infância todas as crianças trabalhavam, ou na rua para ganhar dinheiro e ajudar a família ou em casa, cuidando dos irmãos menores para que os pais ( tanto o homem como a mulher) pudessem trabalhar fora, e geralmente não tinham como pagar empregada ou Baba. Eu pessoalmente comecei a trabalhar em casa (lavar, passar, cozinhar, cuidar de irmãos menores) aos 9 anos também, e aos 18 já tinha meu primeiro emprego. Nem por isso deixei de estudar, até completar o curso universitário. E tinha sim, meu tempinho para brincar com as amigas. Hoje, crianças de todas as classes sociais, não fazem absolutamente nada, estão por aí sem nada na cabeça, cabeça ôca e pronta para aceitar o experimento de uma droga qualquer, idéias malucas de agredir colegas de escola, e até levando armas em suas moxilas para exibir aos amigos. A geração de crianças trabalhadoras, hoje continua a trabalhar, subiram de status por esforço próprio e garra. Têm orgulho do que possuem porque foi conseguido com seu suor, não foi herdado e nem roubado. E são essas pessoas que se indignam com a orgia de corrupção que assola o nosso país. Isso sim é um mal exemplo e faz muito mal a saúde! Abraços.
2007-09-26 14:21:00
·
answer #1
·
answered by Mary - versão 2008 6
·
1⤊
0⤋
O problema do trabalho infantil é que enquanto a elite quer que o filho do pobre seja sapateiro, eletricista ou zelador, quer seus próprios fihos médicos, advogados ou engenheiros. Isto acaba por criar uma real ditadura ... o pobre é braçal e o rico intelectual ... claro que há exceções mas o mundo não vive de exceções, vive da regra geral.
2007-09-25 22:44:06
·
answer #2
·
answered by Lord Marreta 6
·
5⤊
1⤋
Cansado, sua pergunta e seus comentários dispensam até uma resposta pq já está completa, mais vale dizer que realmente o Brasil de hoje não lembra em nada o país que se trabalhava e não se tinha tanto bandido como se tem hoje principalmente no governo. Parabens pelas palavras dirigidas e reacionária petista, realmente eles que fazem parte desse antro de corrupção, endeuzam um dos piores genocidas que se tem noticia e que nem o capeta o quer junto dele. Essa coisa de petista falar em democracia é mais uma farsa arquitetada pra se dar bem no futuro ao modo deles. Essas víboras são perigosas e não merecem credibilidade.
2007-09-25 13:23:32
·
answer #3
·
answered by nunnys 7
·
3⤊
1⤋
Fomos vizinhos, eu morava no Bairro do Sumaré, minha vida foi igualzinha a sua, eu trabalhava de empregada e vendia os limões q tinha no quintal e garrafas q o meu padrasto guardava, é menina sem pai, tinha q trabalhar, estudei à noite tb, trabalhei até 20 anos de empregada daí fui trabalhar na faculdade de filosofia da minha cidade, realmente era um orgulho, nesse meio tempo q eu trabalhava de empregada, tb trabalhei em fábrica de bebida, lojas, depois voltava de empregada, sofri td q foi preconceito, pq menina q trabalhava de empregada, não prestava, acho q de raiva comecei fumar, só pra fumar na rua e jogar fumaça na cara dos idiotas.
Falei de +.
Bjussssss
2007-09-25 12:04:47
·
answer #4
·
answered by Givanna 3
·
3⤊
1⤋
Soube que Antonio Ermírio de Morais acorda por volta das 7:00 da manhã pra trabalhar e fica trabalhando até umas 8, 9, 10 horas da noite...
Se trabalho fiseze mal Antonio Ermirio estaria muito doente!
2007-09-25 11:48:29
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
3⤊
1⤋
Ele tá certo trabalhar HONESTAMENTE causa danos à saúde: estress, cansaço, baixos salários etc.
Mas existe a forma alternativa, na qual trabalha-se pouco e os lucros são grandes (Política).
2007-09-26 02:42:44
·
answer #6
·
answered by Renata M Educação = país melhor 7
·
1⤊
0⤋
Olha pela lei atual a maioria dos que responderam aqui foram explorados na infância por seus pais e por isso podemos constatar que com isso só conseguiram se transformar em pessoas íntegras, com projetos e ambições realizados e bons de cabeça. O que aconteceu com a carteira de trabalho do menor? E com a lei que a criou? Hoje temos o bolsa família; que deturpação de valores.
2007-09-25 17:26:48
·
answer #7
·
answered by abbade.rosa 5
·
3⤊
2⤋
O presidente diz isso com na maior tranquilidade.Brincadeira,hein.
2007-09-25 15:23:02
·
answer #8
·
answered by Jonathan Capixaba 2019 7
·
3⤊
2⤋
Se for verdade que trabalhar faz mal a saúde, infelizmente o Lula vai viver muito....................
2007-09-25 12:39:10
·
answer #9
·
answered by sem fim 6
·
2⤊
1⤋
Concordo, também trabalhei de carteira assinada dos treze anos até me casar, a carteira só pude fazer depois de completar quatorze anos e também ganhava meio salário para ajudar nas despesas da casa.
Por causa de tempo livre demais que a garotada "inventa" moda.
2007-09-25 12:07:24
·
answer #10
·
answered by Naonda do YR 7
·
2⤊
1⤋
trabalhar, faz mal a saude, causa stress e outras doenças simples... porém e melhor diminuir sua perspectiva de vida... do que morrer de fome em mundo extremamente capitalista
2007-09-25 11:42:27
·
answer #11
·
answered by Junior 3
·
2⤊
1⤋