English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Oi, a psicologia moderna considera violência qualquer forma de castigo corporal, eu quando criança e adolescente levei chineladas de meus pais e os amo muito, embora com meus filhos aja diferente, nunca bati neles. Tenho uma prima, já cinquentona, com 2 filhos adultos e 3 netos, que apanhou muito do pai dela, eram família do interior com costumes rígidos e antiquados, ela levou muita surra de chinelo, palmatória, cinta, vara, etc, até ajoelhou no milho(pasmem!), ficava de castigo pra valer mesmo, foi educada daquele jeito bem ultrapassado, mesmo assim ela é louca pelo pai, que está com mais de 90 e muito doente, ela o chama de paizinho e cuida dele com todo carinho, dizendo que ele foi severo, mas justo, carinhoso e o melhor amigo da vida dela(o pai criou sozinho os 5 filhos, pois ficou viúvo quando todos eram crianças e só casou de novo quando eles estavam crescidos, a propósito, enviuvou da segunda mulher também).Acham que minha prima é tola por amar o pai severo que teve?

2007-09-24 09:15:02 · 23 respostas · perguntado por Agatha73 1 em Educação e Referência Educação Doméstica

23 respostas

De forma alguma, querida!
Eu era chamada de "general" pelo meu filho e, no entanto, ele me agradeceu já adulto por eu ter sido rigorosa com ele nas coisas que eram necessárias: horários, estudo, comportamento, educação e modos.
Muitas vezes, por zelo, precisamos dar um freio nos filhos. Os limites são, extremamente, necessários para a formação do caráter. Eu só bati em meu filho uma única vez , quando ele era adolescente, porque ele faltou com o respeito. Somos amigos e esses atos "duros" não prejudicaram nosso relacionamento. A permissividade estraga demais as pessoas. Sua prima percebeu que o pai tinha responsabilidades e não podia perder a autoridade. Não sou favorável a agressões físicas, mas muitas vezes se não dermos uma palmada na criança, ela não vai saber o que é certo e errado e passará a repetir com freqüência os mesmos erros. Outro dia, dei um tapinha na mão de meu sobrinho-neto de 2 aninhos porque ele fez a maior pirraça e acabou dando um tapa em meu rosto porque eu não dei a menor bola para a cena que ele estava fazendo. Ele, na hora, chorou e fez o maior escândalo, mas depois me pediu desculpas e mesmo eu tendo dado o tapinha nele, é louco por mim. Para você ter uma idéia de como as crianças precisam de amor, carinho, atenção e limites, o único lugar que ele fica sem os pais durante a noite é em minha casa comigo. Aí, eu concluo que não faz mal ser "dura" com quem se ama porque a gente só se preocupa verdadeiramente e faz tudo para o bem de quem se ama, concorda?
E para fechar, a melhor coisa do mundo, da vida é amar. Parabéns para sua prima que ama e cuida do pai.
Beijo pra vocês

2007-09-28 15:10:50 · answer #1 · answered by Vânia Rosa 2 · 2 0

Depende como se bate se for por causa de suas conseqüência não, mas se bater sem motivos o filho deve odiá seu Pai com o tempo. Eu amo a meu Pais ate hoje apanhei muito.

2007-09-29 12:35:09 · answer #2 · answered by francielecinco 1 · 3 0

Acho que não é tolice o amor que ela tem pelo pai, primeiro porque penso que certos pais agem assim por falta de instrução ,segundo pela idade que ela tem acho que a educação familiar naquela época era bem severa,e creio que seu pai agia assim pensando estar fazendo o melhor,porem tem pessoas que mesmo sem bater ,agridem os filhos de formas impressionantes, agressões psicológicas, torturas mentais que por vezes causam mais danos que uma chinelada ,porem deixo claro que sou totalmente contra fazer uso de qualquer violência para educar, seja ela fisíca, psicológica ou moral. certo colega.
Sua prima é uma pessoa iluminada pois mesmo passando por tudo que passou,soube perduar o pai, e o ama. saber perdoar é um dom divino.

2007-09-29 18:46:12 · answer #3 · answered by angel 1 · 2 0

NÃO É uma atitude TOLA, mas SÁBIA,
os pais podem agir de maneiras erradas as vezes,
mas eles as vezes erram tentando acertar, as vezes
erram por amor, pra não ver os filhos na pior no futuro...

E também é biblico, o texto de provérbios 13: 24 diz:
"Quem refreia a sua vara odeia seu filho, mas aquele
que o ama esta a procura dele com disciplina"

E o capítulo 29:15 tbm diz: A VARA E A REPREENSÃO É QUE DÃO SABEDORIA, MAS O RAPAZ DEIXADO SOLTO CAUSARÁ VERGONHA A SUA MÃE."

2007-09-28 19:58:45 · answer #4 · answered by LINDINHA 3 · 2 0

Acredite se quiser ainda a mães e pais que mantem essa forma de educação. Pais sempre serão pais, e os filhos não deixaram de ama-los por algo. como essa sua prima foi educada assim ela não tem do que reclamar pois não conhece outra realidade, entende? E com certeza ela vai achar que isso era o correto. Nós muitas vezes não brigavamos com nossos pais e falavamos que nunca mais iriamos olhar na cara deles??? pois é, o tempo passa e tudo muda... mas o amor continua o mesmooooo

bjus

2007-09-28 10:18:33 · answer #5 · answered by Suzy 3 · 2 0

Não, não acho tolice. Porque além de sua prima ter entendido o motivo pelo qual era punida, ela deve ter recebido muito amor do pai.
Esse pai, soube criar dentro dela, um sentimento de amor por ele. Apesar dos castigos, deve ter havido muita cumplicidade entre eles ao longo dos anos.
Além disso, sou da opnião que cada pessoa escolhe a sua maneira de ser e agir com as outras.
Se alguém é bom, vaiser bom sempre, independente das circunstâncias. Porque seu coração é bom.
Parabéns à sua prima !

2007-09-27 17:49:28 · answer #6 · answered by Regina power 2 · 3 1

De jeito nenhum, acho que é uma técnica de educar, claro, que violência não justifica, apesar de eu ser a favor de algumas palmadas quando a criança é desobediente demais. Minha mãe tbm foi criada assim, e mesmo assim ama seu pai muito. Acho q existe a violência de graça, aquela que é somente pra tortura mesmo. E a violencia pra educar, o amor é uma coisa inexplicavel, se existe amor é pq sua amiga e minha mãe sabia q estas palmadas eram pra educa-las, dar-lhes valores e educação e não como violência de graça só pro sofriemento.

2007-09-24 16:29:31 · answer #7 · answered by Pathylicious 5 · 3 1

Olha acho o seguinte:
Mãe é mãe e pai é pai..se eles tiverem que nos bater para nos educar(creio que não é a forma mais correta) Não vejo motivos para os filhos deixarem de amar eles...
Afinal são nossos pais,e eles devem nos educar!!!!

2007-09-24 16:21:19 · answer #8 · answered by ♫♪ Tata ♫♪ 4 · 3 1

acho que ela está certa em amar o pai, que ao seu (dele) modo criou uma família com carinho e dedicação. o castigo que o mesmo aplicava aos filhos, talvez em excesso, era direcionado a uma melhor educação, impingindo-lhes retidão de caráter e educação. também apanhei dos meus pais e, cheguei a bater em minhas filhas, não com a mesma intensidade. amo muito os meus pais e sou muito amado por minhas filhas. os tempos mudaram, mas uma chinelada, na hora certa, vale mais que milhões de palavras.

2007-10-02 10:30:52 · answer #9 · answered by Oswaldo Q 3 · 1 0

Vai ver que é um adotado que foi registrado como filho legítico.Tem muito - são todos os filhos injustos com os pais, os que não repeitam os pais, os que não são bons filhos como os outros ilhos.

2007-10-01 23:42:16 · answer #10 · answered by Alarmee 2 · 1 0

fedest.com, questions and answers