Mas é claro que não. Existem cursos e cursos, alunos e alunos. Em relação ao curso, acredito que alguns ainda são muito inseguros em relação ao mercado. Um bom exemplo são os cursos de Direito em faculdades particulares desprestigiadas. Isso porque fazer o curso não basta, é preciso passar no exame da OAB se quiser advogar, e aí o bicho pega: apenas 19,09 % dos que prestaram o exame em maio desse ano passaram. Agora, veja bem, aqui no Rio o número de alunos da UERJ aprovados, por exemplo, foi de 78%. Já os da Fac. Bras. de Ciências Jurídicas - SUESC, outra faculdade daqui, foi de 2%. Isso mostra que nem todo mundo sai assim tão garantido da graduação não.
O mesmo exemplo, obviamente, serve para muitos outros cursos que, apesar de não terem uma prova semelhante de avaliação dos alunos, possuem as mesmas disparidades de conhecimentos.
É preciso ter empenho e força de vontade, em primeiro lugar. Ter acesso a boas fontes de conhecimento também é fundamental. Nada nessa vida é garantido, é preciso fazer as coisas acontecerem. Agora, que é MUITO mais fácil uma pessoa melhorar suas condições financeiras se ela tiver um curso Superior, isso é fato estatisticamente comprovado. Primeiro porque vivemos em um mundo competitivo, onde cada disputa é feita linha à linha de currículo. Segundo porque vivemos num país desigual, onde poucos tem esse privilégio de concluir uma faculdade, ou seja, se você conseguir, vai estar à frente da maior parte da população nas mesmas disputas acima citadas.
É claro que existem pessoas que vencem na vida sem nunca ter entrado na faculdade, mas essas são tão ou mais raras quanto os artistas que conseguem sair das apresentações em palcos improvisados e chegar ao estrelato. E é claro que tem gente que pega um diploma e continua na mesma, como eu já mostrei no caso dos graduados em direito. Mas a regra é: o jeito mais garantido de ganhar dinheiro nesse país é mesmo graduar.
Ou passar em um concurso público. Mas aí tem as seguintes questões:
1)Voce nunca vai conseguir ficar rico sendo um servidor à de Nível Médio.
2) É mesmo bem possível ganhar muita grana sendo servidor público, mas pra isso você terá que ter uma faculdade (ex: juizes ganham 20 mil mais ou menos no RJ).
Acho que é mais ou menos isso que eu penso. Abraços.
2007-09-20 11:48:34
·
answer #1
·
answered by Anne T 3
·
0⤊
0⤋
Experiência conta muito mais meu caro, o diploma abre muitas portas, e serve também para ser usado na hora da "peneira".
Hoje em dia qualquer um pode fazer uma faculdade e uma pós graduação, mas isso não quer dizer que é pessoa é fera.
2007-09-21 07:53:16
·
answer #2
·
answered by Criso 4
·
0⤊
0⤋
Olá, Rodrigo! Estudar é importante não só para o crescimento profissional, mas também para o crescimento pessoal.
Pesquisas revelam que o total de anos de estudo reflete diretamente no nível de renda do trabalhador, mesmo que o desemprego seja um problema estrutural das sociedades capitalistas modernas, e ronde tanto os que estudaram mais tempo quanto os que não estudaram.
O conhecimento é sempre bom, ele não só alimenta nossos sonhos profissionais e pessoais, como é um diferencial para que possamos realizá-los!
Leia esta matéria, que é bem legal para esclarecer este assunto: "estudar para ter sucesso ou estudar para ser feliz?".
http://www.universia.com.br/html/materia/materia_bbgge.html
Abraços!
2007-09-21 04:06:32
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
NÃO É BEM ASSIM ! NÃO BASTA TER UM DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR ! HÁ NECESSIDADE DE TER CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO , MESTRADO E EXPERIENCIA !
HÁ 18 ANOS ATRÁS FIZ UM CONCURSO PÚBLICO , ONDE CONCORRI COM 135 PESSOAS DO MESMO NÍVEL MEU E ERAM APENAS 8 (OITO) VAGAS. PASSEI EM 5º (QUINTO) LUGAR ! HOJE EM DIA A DISPUTA ESTÁ BEM MAIOR E CONTINUARÁ AUMENTANDO O NÚMERO DE CANDIDATOS POR VAGA !*
2007-09-20 10:44:08
·
answer #4
·
answered by SEM NOME ! 7
·
0⤊
0⤋
Caro amigo, tenho duas Faculdades, duas Pós, falo seis idiomas e ainda encontro dificuldade em procurar emprego se for necessário. Não é a concorrência essa sempre existiu e sim a capacidade individual de concorrer em igualdade num mercado cada vez mais competitivo e altamente especializado. Com Estudo vc. consegue algo, mesmo sacrificando-se, sem estudo, é quase que impossível.
Ninguem têm o futuro garantido com o nível superior, mas é sempre melhor visto do que o simples segundo grau ou sem nenhum dos dois. Numa concorrência, da-se preferência aos candidatos com nível superior, isso independe da capacidade de cada um é uma questão de quesito de mercado e exigibilidade empregatícia em razão ou função ao cargo que pretende-se ocupar, a fim de perceber uma remunerção pelo menos adequada ao padrão do candidato.
2007-09-20 10:42:58
·
answer #5
·
answered by Professor 6
·
0⤊
0⤋
Depende das oportunidades de emprego dentro daquela área em que a pessoa se formou. É muito comum ter ofertas de trabalho em outras áreas.
2007-09-20 10:41:21
·
answer #6
·
answered by Xand 3
·
0⤊
0⤋
Absolutamente, não!
Hoje o mercado de trabalho está muito exigente. Exige graduação, pós, mestrado e até doutorado, além de experiência.
Mas não basta. O profissional precisa estar sempre reciclando seus conhecimentos, tem que ter domínio de no mínimo outra língua além da sua, conhecimentos sobre diferentes programas de informática e outras exigências mais.
Portanto, meu caro, trate de voltar a estudar.
2007-09-20 10:38:46
·
answer #7
·
answered by Curioso 7
·
0⤊
0⤋