ATLANTA (22/03/01) – O velho adágio ganhou novos contornos: a ingestão dos fitonutrientes de uma maçã ou de um copo de suco de maçã a cada dia, mantém o médico longe (tradicionalmente: “uma maçã ao dia mantém o médico longe”.)
De acordo com uma nova pesquisa da Universidade de Cornell publicada na edição de 22 de junho da Nature, a combinação de quÃmicos vegetais, como flavanoides e polifenóis – geralmente conhecidos como fitoquÃmicos ou fitonutrientes – encontrados na polpa e na casca da maçã, é fonte das benesses antioxidantes e anticancêr da fruta.
Embora já há muito se saiba que a maçã é fonte de elementos antioxidantes e de benefÃcios à saúde “este conceito é diferente” diz o Dr. Rui Hai Liu, professor assistente de ciências alimentarias e autor responsável pelo artigo da Nature. Segundo Liu “os cientistas estão interessados em isolar individualmente compostos tais como vitamina C, vitamina E e Beta-caroteno – para verificar se tais elementos possuem ação anticâncer ou antioxidante. O que parece é que nenhum deles trabalha sozinho na redução do câncer. à a combinação de flavanóides e polifenóis, que fazem o trabalho”.
O antioxidante é um entre muitos quÃmicos que reduzem ou previnem a oxidação, por isso evitam que radicais livres no organismo causem danos aos tecidos e à s células. “Nesta pesquisa, mostramos a importância dos fitoquÃmicos à saúde humana”, diz o colaborador de Liu, Chang Yoing Lee, professor de ciências alimentarias da Universidade de Cornell, na Estação Experimental de Agricultura do Estado de Nova York em Geneva, NY. “Alguns entre os fitoquÃmicos são conhecidos por serem antialérgicos, outros são anticarcinomatosos, antiinflamatórios, antivirais e antiproliferativos. Agora eu tenho fundamentação para dizer que uma maçã ao dia mantém o médico longe”.
Os pesquisadores descobriram que a vitamina C das maçãs é responsável somente por uma pequena porção da atividade antioxidante. Na verdade quase toda esta atividade é decorrente dos fitonutrientes da fruta. Os pesquisadores de Cornell descobriram que comer 100g de maçã fresca com casca subentende uma atividade antioxidante correspondente à ingestão de uma superdose de 1.500 miligramas de vitamina C.
O que o estudo mostra é que a combinação de fitonutrientes desempenha um papel muito importante na atividade antioxidante e anticancerÃgena, e os benefÃcios reais à saúde devem vir de uma mistura de fitoquÃmicos (encontrados em alimentos).
Utilizando células cancerÃgenas de cólon tratadas com extrato de maçã, os cientistas descobriram que in vitro, a proliferação das células foi inibida. Os pesquisadores também experimentaram o extrato de maçã em células cancerÃgenas do fÃgado e novamente houve a obstrução do crescimento das mesmas.
Este estudo é apenas mais um a demonstrar os benefÃcios que trazem à saúde os compostos encontrados em maçã e suco de maçã. Em 1999, pesquisadores da Universidade da Califórnia em Davis (UC – Davis), confirmaram que estes importantes fitonutrientes também estão no suco da maçã. Eles constataram ainda que os fitonutrientes de maçã e do suco desta fruta inibem a oxidação do LDL ou mau colesterol. De acordo com o pesquisador da UC-Davis Eric Gershwin, M. D., “o que nossa pesquisa comprovou foi que se pode agregar suco de maçã na lista de frutas e vegetais benéficos à saúde humana, porque este alimento claramente contem expressiva quantidade destes importantes componentes vegetais”. Este estudo foi publicado na edição de 16 de abril do periódico Life Sciences.
Outros estudos recentes das propriedades medicinais na maçã foram publicados nos últimos anos, sendo que todos eles solidificam o indispensável papel que a maçã, suco de maçã e derivados desempenham para uma alimentação saudável.
No suco, no forno ou na torta, a fruta pode propiciar benefÃcios à saúde se consumida com regularidade.
O grande poder da maçã está em um fitonutriente, a quercitina, com alto poder antioxidante. Tem vitaminas A, B1, B2, niacina, C e sais minerais, especialmente potássio, fósforo, magnésio, enxofre, cálcio, sódio, silÃcio e ferro. Contém 85% de água e 63,20 calorias em cem gramas.
Pelas pesquisas feitas até agora, os benefÃcios são muitos. A pessoa que come pelo menos cinco maçãs por semana respiraria melhor. Em recente estudo realizado por pesquisadores britânicos, homens que comeram quase uma maçã por dia tiveram função pulmonar mais forte do que os que excluÃram a fruta do cardápio. Pela sua propriedade antioxidante, a maçã retardaria o envelhecimento, além de prevenir o aparecimento de cânceres, pois fitonutrientes da maçã preservariam as células.
A quercitina (o maior representante dos flavonóides da maçã, um forte antioxidante) faz com que a pessoa que come maçã tenha menos doenças cerebrovasculares. O suco de maçã seria capaz de inibir a oxidação da LDL (o colesterol ruim que se deposita na parede das artérias). Pesquisadores norte-americanos analisaram seis sucos de maçã comerciais e extratos de suco de maçã frescas. Embora houvesse variação nos nÃveis de concentração de fitoquÃmicos (flavonóides), tanto os sucos como os extratos naturais diminuÃram o LDL, impedindo que se depositasse nos vasos. Além disso, a maçã é apontada como preventiva do câncer de fÃgado, cólon e próstata.
Segundo a nutricionista Neide Maria Bruscato, do Núcleo de Pesquisa em Alimentos Funcionais da Faculdade de Biociências da PontifÃcia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a maçã deve ser comida com casca, pois é nela que está concentrada a maior quantidade de nutrientes e substâncias ativas da fruta: ‘‘à na casca, por exemplo, que se concentram os flavonóides e os polifenóis, antioxidantes capazes de preservar as células dos danos provocados pela ação dos radicais livres (moléculas de oxigênio prejudiciais à saúde). Com isso, retardam o envelhecimento e protegem o organismo de doenças como o câncer no aparelho digestivo.
Com tantos benefÃcios, o grande pecado seria não comer maçã.
--------------------------------------------------------------------------------
BenefÃcios da maçã
Confira o que os principais componentes da maçã podem oferecer ao organismo
Pectina
Fibra solúvel não absorvida pelo intestino que retém água e diversas substâncias residuais. Facilita a eliminação de toxinas juntamente com as fezes e ajuda a manter a taxa de colesterol em nÃveis aceitáveis. Auxilia no tratamento da diarréia, pois a pectina promove a proteção da mucosa intestinal
Taninos
São adstringentes e antiinflamatórios
Ãcido málico
Tem efeito alcalinizante (antiácido) no sangue e nos tecidos. Depurativo do sangue, elimina detritos provenientes do metabolismo
Flavonóides
São antioxidantes encontrados em vários alimentos de origem vegetal
E MAIS
à boa para o cérebro, pois contém ácido fosfórico em forma facilmente digerÃvel
Contribui para um sono tranqüilo, impede a formação de cálculos, evita a indigestão e previne e infecção da garganta
Depurativo do sangue, por conter ácido málico, que elimina detritos provenientes do metabolismo
Limpeza do trato vocal, boca e faringe, por sua propriedade adstringente. Favorece uma voz com melhor ressonância
Diabéticos podem comer maçã porque seu açúcar, a frutose, é absorvido lentamente pela corrente sangüÃnea
Boa para prevenir ou manter a taxa de colesterol em nÃveis aceitáveis, com a ingestão de uma maçã por dia. Isso se deve ao alto teor de pectina, um tipo de fibra solúvel que ajuda no controle das taxas de colesterol no sangue. Encontrada especialmente na casca
Uma maçã por dia ajuda a respirar melhor, combate câncer de pulmão, digestivo e de fÃgado, e também previne doenças cardiovasculares
Fonte: Núcleo de Pesquisa em Alimentos Funcionais da PUCRS
RECEITAS
A maçã pode ser consumida crua, assada, cozida, em forma de geléia, suco. O melhor é que seja consumida com casca, pois é nela que estão as maiores concentrações de pectina e de flavonóides, especialmente a quercitina. A seguir, duas receitas simples de bebidas à base da maçã para desfrutar dos benefÃcios da fruta:
Refresco de maçã
2 maçãs
1 litro de água
2 folhas de hortelã
1 cravo
Modo de preparo
Lave bem as maçãs com uma esponja e detergente neutro e bastante água. Corte em pedaços e retire o miolo. Leve ao fogo com a água e ferva por 10 minutos. Acrescente as folhas de hortelã e o cravo e ferva por mais cinco minutos. Deixe esfriar e leve à geladeira. Sirva gelado.
Chá de maçã seca
2 colheres de maçã seca
1 litro de água
1 pedaço pequeno de canela
1 pedacinho de casca de laranja bem lavado
Modo de preparo
Leve ao fogo a maçã com a água e deixe ferver por 10 minutos. Acrescente a canela e a casca de laranja.
ESPERO TER T AJUDADO,BOA SORTE
2007-09-19 23:24:14
·
answer #2
·
answered by j?s 6
·
0⤊
0⤋