Década de 80:
No rock, o punk se renova, seja mais acelerado e intenso (como no hardcore), seja com a adição de eletrônica (em bandas do gótico, new wave e pós-punk). O hard rock distribui-se em inúmeras vertentes (thrash metal, speed metal, black metal, etc); nasce a MTV e o novo mundo pop se abre; surge o hip hop; advento da música eletrônica nas pistas de dança e as primeiras raves. No Brasil, ocorre o primeiro Rock in Rio.
Década de 90
-Com a ajuda da nova emissora de televisão MTV, o rock voltou às paradas com o estilo grunge, popularizado em grupos como Nirvana e outros grupos de Seattle, como Pearl Jam, Alice in Chains, Soundgarden e Stone Temple Pilots. Com a morte de Kurt Cobain, líder do Nirvana, em 1994, o movimento começa a perder força.
Seguindo o grunge, veio Britpop, com bandas britânicas influenciadas pelos Beatles e outras bandas da 1ª British Invasion (como Who e Rolling Stones), como Oasis, Blur e The Verve.
-O pop teen começado no fim dos anos 20 retorna com força com Spice Girls, que foi um dos maiores fenômenos da música da época, juntamente aos Backstreet Boys.
-O punk rock volta com o pop punk de Green Day, The Offspring e blink-182.
-Radiohead consegue aclamação popular e crítica, com os álbuns The Bends e OK Computer. A banda passou a produzir álbuns experimentais (com influências artistas da Warp Records, como Aphex Twin) pra fugir da imagem "comercial".
-O rap entra pra cultura popular, começando com MC Hammer, Public Enemy e Vanilla Ice, e terminando com o hip-hop de Puff Daddy, Dr. Dre e Eminem. No Brasil o ritmo se popularizou com Gabriel, O Pensador e Planet Hemp.
-Emerge para o grande público a house music, nascida em Nova York com o DJ Frankie Knuckles.
Misturando a batida da era Disco com o house nasce a dance music que estoura nos rádios do mundo com hits de C&C Music Factory, Snap e Black Box. Emprestando a voz para praticamente todas as bandas de sucesso do dance dos anos 90, Marta Wash consolida o estilo de vocal que vai guiar os novos estilos de música na próxima década, como Club House e Tribal House.
-Grandes festivais como Lollapalooza e o Rock in Rio II.
-A música volta a ter conteúdo político, com o Tibetan Freedom Concert, que apoiava o Movimento Internacional de Libertação do Tibete, começa em 1996, atraindo 120,000 por ano. Também surgem grupos politizados como o Rage Against the Machine.
-A cultura rave populariza trance, techno e música eletrônica (e a droga ecstasy).
-Cria-se nos EUA o selo Parental Advisory para letras censuradas como obscenas.
-Os artistas country como Garth Brooks, Shania Twain, LeAnn Rimes, Faith Hill e Tim McGraw vendem milhões nos EUA.
-O reggae brasileiro entra para as paradas com Cidade Negra, e também com grupos "reggae rock" como Skank.
-O rock nacional revela vários nomes, dos mineiros Jota Quest e Pato Fu, ao mangue beat, passando pelos Raimundos e Mamonas Assassinas. No Heavy Metal, destaque para os paulistas do Angra.
-Gêneros brasileiros como o pagode, axé e sertanejo passam a ultrapassar o rock em vendagem no Brasil.
2007-09-05 11:58:45
·
answer #1
·
answered by Bruno ® 6
·
0⤊
0⤋
Era o melhor dos tempos em relação às músicas, não era essa esculhambação que vemos hj com Lacraia ou É o Tchan ou aquelas danças eróticas que as funkeiras dançam (nada contra, hehehe) e que são imitadas por crianças de 6 e 8, 9 anos de idade e regadas a letras inteligentíssimas como as da Tati Quebra-Barraco e que nem podem ser escritas aqui, hehehe...
2007-09-06 00:24:37
·
answer #5
·
answered by ZikZira 7
·
0⤊
0⤋
Predomínio das músicas eletrôncias do fim dos anos 70 aos anos 80 que se estendeu ainda por longo período nos anos 90. Uma febre das discotecas que continuou durante este período. O rock em alta tanto a nível nacional quanto internacional.
Nos anos 90 vários ritmos outros se fundiram e hoje temos uma gama de tendências musiciais que vão do pop, do rock, do funk, do arrocha, do sertanejo, do MPB, das melodias românticas. Enfim. Hoje a música tem um acompanhamento mais técnico que o de antes.
2007-09-05 12:03:42
·
answer #7
·
answered by ÍNDIO 7
·
0⤊
0⤋