English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O próprio fundador da Wikipédia informou qua a mesma é prejudicial

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u20203.shtml


Esse outro informativo mostra fatos interessante sobre a Wiikipédia
http://novawikinews.blogspot.com/

2007-09-04 09:35:18 · 3 respostas · perguntado por Anonymous em Educação e Referência Educação Doméstica

3 respostas

Se voce tem a internet aos seu alcance,voce tem o mundo em suas mãos,certo? Porque não começa voce mesmo essa nova enciclopédia.Te dou a maior força.Comece pelos exemplos já editados e vá corrigindo os defeitos que voce encontrar e acrescentando novos verbetes para que num futuro próximo alguém ou voce mesmo possa revisar o que foi composto nessa data.

2007-09-05 01:02:27 · answer #1 · answered by Marcos Vergueiro 2 · 0 0

Já foi criada. Britannica, Webster, e outras mais. Só que são pagas. Não há almoço grátis.

2007-09-04 16:44:31 · answer #2 · answered by M.M.D.C. 7 · 1 0

Bicho, o problema não é a wikipedia em si. Isso me parece uma desculpa esfarrapada, "ah, a wikipedia não é confiável". É imperdoável que universitários (que são os citados na reportagem) se contentem em recolher informação de uma fonte e só. Isso não é pesquisa, é cópia. E quem chega à universidade tem que saber selecionar e confrontar informações. Os livros não são mais confiáveis do que a wikipedia (exemplo? os livros didáticos de primeiro grau editados em São Paulo que dividiam a cidade do Rio não em zonas Norte, Sul..., mas em facções criminosas que dominavam cada área). Sou universitária (da UFRJ, antes que alguém pergunte "ah, mas de que faculdade?"), estou produzindo meu projeto monográfico, e sempre recebi de meus professores o conselho de consultar a wiki.

Em paralelo, tem o problema de que os pais soltam os filhos na internet e esperam que eles saibam se virar (isso já é uma preocupação para com as crianças, com os novos internautas). Não ensinam que pesquisar não significa engolir a primeira coisa que se lê e dar ctrl+v. (e também não ficam de olho se o garoto, em vez de pesquisar, não está copiando o trabalho)

Ninguém solta os filhos na rua sem ensinar a atravessar a rua, por exemplo. Mas larga os moleques na internet sem saberem se defender de gente mal intencionada e de informações duvidosas. Se ensinar o garoto a comparar informações e der acesso (e estímulo) à consulta em biblioteca, fonte alguma vai ser prejudicial. Vai servir, pelo menos, para entender como as pessoas pensam.

2007-09-04 22:43:07 · answer #3 · answered by ? 2 · 1 1

fedest.com, questions and answers