English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-09-03 09:34:59 · 12 respostas · perguntado por ۼรρәяαฑçล ɷ("ړ)ɷ 7 em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

12 respostas

É realmente lamentável, é sabido que existe um contingente de mendigos profissionais que se valem da idade avançada, de deformidades físicas, de moléstias, ou mesmo de filhos menores para subsistir às custas da caridade alheia. Ainda aqui, há que se considerar a existência de dois tipos de mendigo profissional: aquele que vive na rua e o que vive da rua.
Os primeiros chegam à mendicância, no mais das vezes, porque a exclusão social lhes tirou a família, as oportunidades e a dignidade. Desconhecem o seu direito de ser assistidos pelo poder público e transformam a rua em seu local de trabalho. Muitos deles fazem parte de uma segunda ou terceira geração de mendigos.
O mendigo que vive da rua é, normalmente, aquele que resiste à intervenção do aparato social, insistindo em permanecer nas ruas, já que sua atividade é mais rendosa do que os benefícios que o poder público pode lhe oferecer. Numa lógica até compreensível, entre viver da caridade da sociedade e do assistencialismo do Estado, opta pelo que lhe é mais conveniente ou lucrativo.
Por outro lado, a relação de mendicância é de caráter bilateral. Só há esmoleiros se houver esmoleres. Este tem sido o raciocínio de várias prefeituras que adotaram campanhas para reprimir a mendicância, fulcradas no desestímulo da sociedade em conceder esmolas.

... beijão.

2007-09-04 15:07:11 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

Pobreza e mendicância são parecidos, mas não são iguais. A pobreza é fruto da nossa história, que construiu uma sociedade extremamente injusta e desigual. Nós somos, apesar das taxas de concentração de renda estarem caindo, um dos países de maior concentração de renda do mundo, ou seja, a nossa renda é tão mal distribuída que somos um país rico repleto de pobres.
Assim, muitos pobres não tem outra alternativa senão mendigar. Mas a mendicância também dá espaço a muitos oportunistas, que aproveitam da boa fé do povo para fazer da mendicância uma profissão. E hoje, com os programas sociais existentes, puxados pelo Bolsa-Família, não há razões para que nós sustentemos a mendicância. Os pobres tem plenas condições de conseguir do governo o seu sustento básico através destes programas sociais. E quando incentivamos a mendicância, estamos na verdade apoiando uma prática que é nociva à sociedade.

2007-09-03 16:54:30 · answer #2 · answered by Mauro Brandão 4 · 2 0

Acho muito triste e cruel, sinceramente vejo na mendicância a falta de respeito dos governantes com a vida alheia, como é possível existir um ser humano que não é capaz de ser solidário com os problemas do próximo, eles não tem expectativa de um futuro, eles não tem vida feliz como a maioria das pessoa tem, devem passar pela cabeça dessas pessoas todo sentimento ruím, porque eles não tem nada que os faça sorrir, é triste, doloroso, mas me sinto também um pouco responsável e inutil por não poder e não saber como ajudar toda essa gente, tenho dois braços e duas pernas que poderia usar para tentar diminuir o sofrimento do meu próximo, mas não sei como e não sei se tenho forças, peço a Deus que me dê forças para isso...

2007-09-03 16:47:24 · answer #3 · answered by NOTURNO 5 · 2 0

Na minha cidade, raramente vejo mendicância. Sou contra a esmola. Prefiro dar comida ou um trabalho para fazer - o que muitos não aceitam, absolutamente.

2007-09-03 16:41:16 · answer #4 · answered by m_m_s 6 · 2 0

Falta de vergonha na cara...ta certo que no Brasil o salario minimo é uma ***** mas há muitos trabalhos dignos no nosso pais...

2007-09-04 22:09:07 · answer #5 · answered by Léo 2 · 1 0

Não dou esmola pois isso só faz com que a pessoa não busque outro meio de sobrevivência e continua nas ruas..bjinhos linda!!!

2007-09-04 16:36:04 · answer #6 · answered by Anonymous · 1 0

Infelizmente sabemos que mendicância existe em qualquer pais,porém nos sub desenvolvidos é em maior escala , asilos para os desvalidos seria uma medida acertada

2007-09-03 21:50:29 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 0

É um problema grave, mas que é em grande parte causado pela população, que dá esmolas, mas não deveria. Conheço mendigos que estão nesta situação desde crianças. Nunca vão sair dessa miséria porque se viciaram. Perderama chance de aprender uma profissão e de estudar e se acostumaram mal. Tudo por culpa de pessoas bem intencionadas, mas que fazem um mal em estimular o vício e o ócio. Se ninguém desse, essas pessoas procurariam um trabalho. Mas é muito mais fácil ficar sem fazer nada, só esperando que o dinheiro caia literalmente nos seus bolsos. Eu não dou de maneira alguma. Prefiro fazer caridade ajudando uma instituição filantrópica séria.

2007-09-03 20:10:10 · answer #8 · answered by Falco 7 · 1 0

Esperança! Como você também sou cheia dela!
O problema da mendicância aqui ou em qualquer lugar é um problema de ausência de políticas públicas! Se eu fosse uma autoridade executiva criaria meios de aproveitar esse pessoal de uma maneira construtiva. Primeiro estas pessoas seriam encaminhadas para um abrigo específico à exemplo do que já foi feito em cidades como Ribeirão Preto. Montaria barraquinhas em vários pontos da cidade para que voluntários as alfabetizassem em troca de alimentos, quem assistisse a aula inteira teria direito a sua refeição. Enfim, eu as envolveria em trabalhos conjuntos, cooperativas e principalmente elas receberiam educação. No meu ideal os mendigos virariam cidadãos. Contrataria toda uma equipe de profissionais de diversas áreas para fazerem um acompanhamento criterioso de todas essas pessoas, a fim de atenderem às suas necessidades. O poder público deve servir ao bem coletivo. O que os políticos não fazem porque, com raras exceções, só trabalham para o benefício deles mesmos.

2007-09-03 19:16:15 · answer #9 · answered by Anonymous · 1 0

O que é isto Esperança?

Piraste de vez?

O fome zero e outros programas mirabolantes não fizeram aumentar a renda dos miseráveis.

Ainda hoje vi a fala do Presidente que dizia que o brasileiro, mesmo os mais pobres estão mais ricos...

Ou tu és da oposição?

VR

2007-09-03 17:12:52 · answer #10 · answered by Velho Riozinho 7 · 1 0

fedest.com, questions and answers