A característica principal de um circuito série é que a corrente elétrica é igual em todo o circuito. Portanto se você esta falando de intensidade da corrente elétrica, não importa o numero de lâmpadas, a corrente elétrica será igual em todas elas. Agora se você esta falando de intensidade luminosa as coisas mudam de figura, pois no caso do circuito série, para que as lâmpadas tenham todas a mesma luminosidade precisam ser lâmpadas iguais. Caso elas forem diferentes umas das outras, você terá uma corrente elétrica igual em todo o circuito mas brilho diferente nas lâmpadas.
Característica do circuito série:
I = I1 = I2 = I3 = In
E = E1 + E2 + E3 + En
R = R1 + R2 + R3 + Rn
Entretanto se colocares estas lâmpadas ligadas em paralelo e supondo que elas sejam iguais, elas terão brilho (intensidade luminosa) e correntes iguais em cada lâmpada, porém a intensidade da corrente no circuito como um todo aumenta com o aumento do número de lâmpadas.
Características de um circuito paralelo:
I = I1 + I2 + I3 + In
E = E1 = E2 = E3 = En
R = 1/R1 + 1/R2 + 1/R3 + 1/Rn
2007-09-03 13:47:56
·
answer #1
·
answered by ? 5
·
0⤊
0⤋
Basta colocá-las em série, mas devem ser de preferência da mesma potência, já que a mesma corrente vai percorrê-las mas a numinosidade de cada uma delas vai depender justamente da resistência do filamento.
Além disso, o sistema em série lhe permite usar lâmpadas de voltagem menor, funcionando como divisoras de tensão. Dessa forma, vc pode ligar, por exemplo, 10 lâmpadas daquelas de lanterna de 12V em série (110V) sem que elas queimem, já que a voltagem nos terminais delas será justamente em torno de 12V devido a divisão de tensão feita pelo arranjo.
Isso inclusive é o modo de ligação daquelas lampadinhas de Natal, com dezenas de lâmpadas de 1,5V a 3,0V ligadas em série e acopladas a circuitos auxiliares que dão os variados efeitos que vemos nesse tipo de iluminação.
2007-09-03 19:14:07
·
answer #2
·
answered by ZikZira 7
·
0⤊
0⤋