English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Numa noite bem estrelada podemos observar cerca de 6000 estrelas a olho nu. Quantas destas 6000 estrelas já poderiam estar apagadas mas ainda não saberíamos devido a distância que ela se encontra?

2007-08-27 10:32:45 · 6 respostas · perguntado por Zeca 54_anos de experiência!!! 7 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

6 respostas

Se considerarmos somente as estrelas observáveis a olho-nú (cerca de 8500 estrelas que tem o índice de magnitude aparente menor que 6,5) o número de candidatas é muito pequeno, Dá para "contar nos dedos", Zeca. o fato relevante é que a estrela mais distante observável a olho-nú dista 10.000 anos-luz, ou seja, isso limita nossa resposta as estrelas visíveis que possivelmente explodirão como Nova ou Super-Nova em menos de 10.000 anos

Seguem algumas candidatas a terem se tornado super-novas:

Minha candidata favorita é Rho Cassiopeia que também é a estrela mais distante (10.000 +/- 1.600 anos luz) que pode ser vista a olho-nú. Ela está em fase terminal e está prestes a ser tornar uma supernova. Ela já deu recentemente claros sinais disso em 2000–2001 quando produziu uma explosão espetacular ejetando o equivalente a massa de "10.000 Terras". Houve evento anterior em 1946.
http://www.solstation.com/x-objects/rho-cas.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Rho_Cassiopeiae

Veja reportagem interessante sobre essaa estrela explosiva:
http://www.space.com/scienceastronomy/exploding_star_030107.html

ETA CAR (Eta Carinae) - distância 7.500 anos-luz e tempo estimado de vida 10.000 a 20.000 anos é outra candidata.
http://www.solstation.com/x-objects/eta-car.htm

REGOR (Gamma-2 Velorum) - distante 1.200 anos luz é uma estrela binária e com uma do par pertencente a classe "Wolf-Rayet" que está em fase terminal. Hoje essa é a estrela mais quente visível com temperatura da superfície estimada na faixa de 57.000-90.000 K.
http://www.astro.uiuc.edu/~kaler/sow/regor.html

Sugiro uma olhada nesse catálogo (site "STARS") analisando as estrelas gigantes e super-gigantes e também as de classe O. Em geral você vai achar que as mega-estrelas tem espectativa de vida em torno alguns de milhões de anos, ou seja, elas não terão explodido recentemente (1.000 a 10.000 anos). Concluindo: o número de estrelas gigantes e super-gigantes visíveis é muito pequeno e consequentemente o número de estrelas que poderão já ter explodido é ínfimo.
http://www.astro.uiuc.edu/~kaler/sow/sowlist.html

O site STARS (vide: http://www.astro.uiuc.edu/~kaler/sow/star_intro.html#highmass) também recomenda ficar atento a Antares, Betelgeuse e também Eta Car ("But keep your eye on Betelgeuse or Antares, which are quite good candidates for core collapse. An even better candidate is the southern hemisphere's Eta Carinae, which underwent a huge eruption in the 19th century and produced a surrounding nebula, a vast cloud of dusty gas."). Betelgeuse e Antares são estrelas terminais, ou seja, já queimaram todo o hidrogênio no núcleo e estão no momento gerando elementos pesados.
Betelgeuse (Alpha Orionis) dista 430 anos-luz
http://www.astro.uiuc.edu/~kaler/sow/betelgeuse.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Betelgeuse
Antares (Alpha Scorpii) dista 600 anos-luz
http://www.astro.uiuc.edu/~kaler/sow/antares.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Antares

Duas perguntas anteriores ajudaram-me nessa pesquisa: qual a estrela “mais-longe” visível a olho-nú (do César G) e qual a estrela mais quente (temperatura da superfície) conhecida (do roca).

Trata-se de uma pergunta, de fato, muito interessante.

2007-08-28 02:18:57 · answer #1 · answered by roamara 5 · 4 0

Provavelmente, muito poucas. As estrelas visíveis a olho nu estão muito próximas da Terra, em termos astronômicos. Na Via Láctea, mesmo a estrela mais distante de nós encontra-se a menos de 100.000 anos-luz. E, como a maioria das estrelas têm ciclos de vida da ordem de bilhões de anos, é provável que a maioria das estrelas que já morreram não sejam mais visíveis.

[ ]s

Alvaro Augusto
http://www.alvaroaugusto.com.br

2007-08-28 09:47:05 · answer #2 · answered by Alvaro Augusto 4 · 3 0

Apenas as estrelas que estão já no fim da vida e que poderiam ter se transformado em novas ou supernovas.

Eta Carina, por exemplo, está a 7.500 al de distância, e pode já ter até explodido, mas a luz da explosão ainda não ter nos atingido. É o exemplo mais famoso de estrela que pode já ter explodido.

De maneira geral, e "grosso modo", todas as estrelas que estão classificadas como gigantes e supergigantes estão na lista de estrelas que podem já ter morrido e que ainda não ficamos sabendo por que a informação de sua explosão como nova ou supernova ainda não chegou aqui.

Segundo http://atlas.zevallos.com.br/hr.html a classificação das estrelas e alguns exemplos incluem:

I Supergigantes
Estrelas muito maciças e luminosas perto do fim de suas vidas. São subclassificadas em Ia ou Ib, com Ia representando as estrelas mais luminosas. Estas estrelas são muito raras - 1 em um milhão de estrelas é uma supergigante. A mais próxima estrela supergigante é Canopus (F0Ib) distante 310 anos-luz. Outros exemplos incluem Betelgeuse (M2Ib), Antares (M1Ib) e Rigel (B8Ia).

II Gigantes Luminosas
Estrelas que possuem luminosidade entre as estrelas supergigantes e as gigantes. Exemplos incluem Sargas (F1II) e Alphard (K3II).

III Gigantes Normais
Estas são principalmente estrelas com pouca massa, no fim de suas vidas, que incharam para se transformar em uma estrela gigante. Esta categoria também inclui estrelas de grande massa, que estão evoluindo para a categoria de supergigantes. Exemplos incluem Arcturus (K2III), Hadar (B1III) e Aldebaran (K5III).

IV Subgigantes
Estrelas que começaram a evoluir para a categoria de gigantes ou supergigantes. Exemplos incluem Alnair (B7IV) e Muphrid (G0IV). Note que também Procyon está incluida nesta categoria, portanto é: F5IV-V

2007-08-27 22:15:53 · answer #3 · answered by Sr Americo 7 · 1 0

Vou arriscar:

pense em quanto tempo faz desde que o suposto big-bang aconteceu até os dias de hoje... agora veja bem, quanto tempo uma estrela demora para morrer? e para se formar? Depois disso, veja quanto tempo passou desde a formação dessas estrelas até hoje... e pronto! Axo que é isso... desculpe por não dar os números.

XD não ajudei em nada neh!? Minha nossa, eu quero saber também. Pergunta interessante!

2007-08-27 17:49:23 · answer #4 · answered by Gregorio M. 3 · 0 0

Muito interessante mas essa história de não conseguimos avistar ela se apagando por causa da distancia por acaso alguma vez seria possível avistar?

2007-08-27 17:45:24 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

a ultima que eu tive noticia foi a nair belo!!!!

2007-08-27 17:48:54 · answer #6 · answered by navenaz 7 · 0 3

fedest.com, questions and answers