A verdadeira Imprensa pode e deve ser considerada como o Quarto Poder de qualquer país democrático, porque é quem leva informação ao povo, o orienta nas grandes questões nacionais. Isso na teoria, claro. Hoje, nenhum jornalista pode se dizer imparcial e divulgar a notícia conforme o fato aconteceu. Todos estão submissos à linha editorial dos veículos a que servem, sendo que esses, não raro, vivem atrelados a interesses outros que não são nossos. Se o jornalista não se enquadrar ao esquema, rua! E quem perde com isso? O povo, lógico. Sai duplamente logrado, porque, além de ser obrigado a consumir todo o lixo que essa mídia perversa despeja na praça, ainda tem que digerir uma notícia manipulada, maquiada, que só atende mesmo aos conchavos políticos, ou daqueles que pagam mais. Vocês concordam?
2007-08-27
05:52:12
·
9 respostas
·
perguntado por
Literatura
4
em
Governo e Política
➔ Lei e Ética
Bom, num regime democrático todos têm direito de falar o que pensam, inclusive acharem que a Rede Globo é de esquerda. Afinal, ninguém tem obrigação de conhecer a História Política de seu país. Mas devo dizer que não estou aqui para discutir as coisas da Venezuela ou de Cuba. Interesso-me apenas por aquelas que nos dizem respeito mais diretamente e que possam trazer algum ensinamento para os mais jovens que freqüentam este espaço. Mas, como não gosto de me omitir em nenhuma questão, perguntaria aos ultra-direitistas de plantão (provavelmente todos milionários e se tremendo de medo da Receita Federal) o seguinte: por que então a pobre Cuba, sofrendo todo tipo de boicotes, e que tanto mal tem causado à humanidade, como dizem, ainda não foi riscada do mapa pelos poderosos, já que fica bem ali no quintal dos Estados Unidos? Sobre a Venezuela, aqui vai o endereço onde os senhores encontrarão uns vídeos bem legais que saíram no Youtube: http://groups.google.com/group/literpoli?hl=pt-BR
2007-08-27
06:59:44 ·
update #1
claro.. e verdade...o dono manda em seu editorial.. como resolver isto?
2007-08-27 06:00:24
·
answer #1
·
answered by umzero 7
·
1⤊
1⤋
A comunicação direta e imediata!
Se um jornal qualquer estampar a sua cara na 1ª página te chamando de bandido, todos o olharão com ar de desconfiança, até q vc prove o contrário.
Vc será 1º bandido, depois uma vítima.
Na cadeira de Direito, das universidades, há um caso clássico, quase sempre utilizado como exemplo p trabalhos: é o caso da Escola Base.
Aquela gente foi execreda por toda a sociedade, sendo q não tinham culpa de nada. A vida deles acabou p sempre.
2007-08-27 14:42:38
·
answer #2
·
answered by Mileum 6
·
1⤊
0⤋
a falta da educação e cultura do povo !!
http://br.youtube.com/watch?v=Sv55JusfEC8
2007-08-27 14:03:44
·
answer #3
·
answered by fafa 5
·
1⤊
0⤋
Como diria o outro, concordo com gênero, número e degráu.
Principalmente num país subdesenvolvido como o nosso, com uma população de baixa instrução, o poder dos meios de Comunicação é enorme. A população tende a encarar, principalmente a televisão como verdade absoluta, não tem informação suficiente para questionar o que vê ou ouve dos chamados "formadores de opinião". Boris Casoy,Arnaldo Jabor, Alexandre Garcia são exemplos de pessoas que escrevem bem e são grandes interpretadores de texto. São os "gurus"modernos.
Os políticos já descobriram esse filão faz tempo. Outro dia alguém colocou aqui no YR a lista dos que são proprietários de meios de comunicação, é imensa. Agora mesmo o Renan Calheiros esta sendo acusado de ser sócio oculto de rádios e jornais, será só ele?
Por outro lado, os governos se protegem das críticas usando a distribuição das verbas de publicidade oficial e os Bancos Públicos como arma de defesa e pressão. É o velho jogo do toma lá, dá cá.
Ser dono de meios de comunicação é quase uma certeza de ser eleito. A exposição a Mídia lhe dá a notoriedade necessária e a propaganda eleitoral o cargo. Ser sócio oculto é ainda melhor que ser o dono declarado porque irá aparecer em "entrevistas e programas" como convidado que tem algo a dizer ao povo (não falha nunca).
Quantos "imbecis" já foram eleitos apenas por apresentarem programas policiais sensacionalistas na rádio ou TV. Outros não se elegem porque não querem.
A Globo já elegeu e já derrubou governos. Usa seus 70% de audiência do Jornal Nacional para fazer a cabeça do povão a décadas.
Quem tem a informação, tem o poder.
Um abraço!!!
2007-08-27 13:39:23
·
answer #4
·
answered by leocaixaforte 7
·
1⤊
0⤋
Pelo jeito, vc não está preparado para a hecatombe que se aproxima.
Abra o olho; ponha as barbas de molho.
(Haja paciência...!!!)
2007-08-27 15:23:40
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A responsabilidade está em prestigiar com audiência aquelas programações de televisão que são a voz do governo e enganam o povo conforme "seus" interesses. Sabia que a TV digital da forma que esta sendo implantada atende exclusivamente os interesses dos atuais detentores das concessões? E que continuarão manipulando a opinião pública em troca desse presente do governo? Que poderia a moderna televisão ser muito mais simples, etc, etc, etc e AUTORGADAS para centenas de novos empresários do setor, com gerações e distribuição de sinais em todo o Brasil? No meu estado, por exemplo, todas as emissoras da Globo estão nas mãos de uma pessoa apenas? E do SBT de uma outra, apenas também?
Isso tem que mudar para que o povo tenha mais informações e não sendo como hoje, que é feita umas lavagens cerebrais, vindas de apenas alguns burgueses como os Marinhos, Bispos, S. Santos, etc. (Detentores do maior meio de influencia popular, que é a TELEVISÃO).
Se não mudar a influencia citada, pode crer que o povo continuara apostando em CARIDADES.
Eu poderia dar uma palestra sobre o assunto que escrevi, pois eu "não acho", EU SEI. (Posso dar detalhes sobre todo o narrado, a quem interessar, pelo meu e-mail.)
É um descaramento dos políticos e dos "DONOS" das televisões, o que fazem com o Brasil. Mas quem ira mexer com isso? Os homens das leis? Os da justiça? Se a malandragem está autorizada, para que se incomodar?
2007-08-27 13:41:58
·
answer #6
·
answered by 1000TON 5
·
0⤊
0⤋
Fora a Al Jazeera, nenhuma outra tem independência.
Flws?
www.aljazeera.com
2007-08-27 13:31:39
·
answer #7
·
answered by Tarãtula 7
·
0⤊
0⤋
A IMPRENSA E A VOZ OS OLHOS DE UM POVO QUE ASSISTI E ACEITA TUDO CALADO.
BRASIL
2007-08-27 13:23:35
·
answer #8
·
answered by marco ouro 1
·
0⤊
0⤋
Não concordo mesmo. É direito de todos manifestar uma opinião, inclusive as empresas de jornalismo.
Eu vejo a Rede Globo como esquerdista demais. Queria que ela dissesse com todas as letras que o Hugo Chávez é um ditador, que Cuba é um cancro antidemocrático e a república mais assassina de toda a história da América, queria que a Globo explorasse a caçada asquerosa que fizeram aos pobres lutadores cubanos que queriam excapar daquele inferno.
Mas, talvez, se ela fizesse isso, perderia espectadores. Portanto é isso: Os meios de comunicação que são submissos aos espectadores.
Claro, existe o jornalismo chapa-branca, que consegue viver puxando o saco do governo enquanto as estatais despejam dinheiro nelas. Elas não precisam de audiência.
Se você acha que é obrigado a assistir a programação da Globo, me diga o porquê. Ora, você disse que ela só passa lixo. E mesmo assim é obrigado a "digerir uma notícia manipulada"?
Ou você gosta muito de lixo e não consegue desobedecer às ordens da Globo, ou isso não faz sentido.
2007-08-27 13:10:09
·
answer #9
·
answered by Ricardo D 7
·
1⤊
3⤋