English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Sabemos que as situações que levam ao abandono são provocadas pela condição de fragilidade do idoso, que pode passar a depender de outras pessoas, pela perda da autonomia e da independência, pelo esfriamento dos vínculos afetivos .
Gostaria que você dissesse o que pensa e o que pode fazer por esse grupo.

2007-08-26 17:10:37 · 10 respostas · perguntado por ANGELA S 4 em Sociedade e Cultura Grupos e Culturas Terceira Idade

10 respostas

Olá amiga.
Para muitos a velhice é um fardo pesado, os familiares não têm paciência e, principalmente, amor para com o idoso que está ao seu lado.
São sempre reclamações e insatisfações, às vezes até mesmo agressão.
Mas você parou para pensar em como o idoso se sente? São os seus movimentos que vão ficando lentos, ele não consegue correr, na maioria das vezes o seu caminhar é difícil, ele não pode ir aonde seus pés gostariam. É nesse momento que ele precisaria que outros andassem por ele e, assim, poderia ir e vir para onde quisesse.
Os seus ouvidos não conseguem ouvir como antes e aqueles que lhe rodeiam não têm a paciência de falar mais alto e pausadamente.
Ele gostaria muito de ouvir o que vocês falam, de saber o que está acontecendo tanto com vocês quanto com o mundo, pois continua sendo gente que pensa e sonha.
A sua voz, agora cansada pelos anos, quer falar de um tempo que se perdeu, que está distante, falar de experiências, lembranças, solidão, de falta de carinho, de amor.
Dar conselho ou simplesmente falar e ter alguém para ouvir. Mas aqueles que o rodeiam não têm tempo, paciência de ouvir, pois os tempos são outros e de nada serviria a conversa com um velho.
É a era do computador, da tecnologia, eles estão no século XXI, as coisas andam rápidas demais, não há tempo a perder.
E os cabelos brancos foram sendo tingidos pelo tempo.
Penso que se cada um de nós nos preocupassemos mais com o idoso, tudo seria diferente. É uma pessoa que já viveu muito, com muita sabedoria, mas o descaso principalmente dos familiares é triste, pois foi ele que nos deu a maior parte da bagagem que temos hoje.

xixa

2007-08-27 12:04:37 · answer #1 · answered by xixa 7 · 3 0

É uma questão cultural.No Oriente os idosos são respeitados e ouvidos justamente pela sua experiência.No nosso mundo há o culto ao belo, perfeito,fazendo como que uma pessoa de quarenta já seja um "coroa" com poucas chances no mercado do trabalho, enriquecendo as clinicas de estética.Temos que lutar contra o preconceito contra os idosos, que tem muito para dar aos jovens e a sociedade em geral.

2007-08-27 00:28:57 · answer #2 · answered by [][][]irene[][][] 6 · 2 0

por q quando eram saudaveis e jovens prestavam serviços à comunidade, por q quando eram mais novos não dependiam dos filhos, andavam normalmente sem ajuda de ninguém, e quando ficam velhos precisam dos filhos, mas parece q os filhos se esquecem da ajuda que estes Idosos deram à eles, o apoio nas horas dificéis, parece q a aminésia ataca derrepente.
Isto é falta de amor e consideração, por isto q as pessoas são duras hj em dia, não percebem que sendo ruins e atacando as pessoas não ganharam nada, só desprezo...

2007-08-27 00:23:30 · answer #3 · answered by Anonymous · 2 0

Nos vivemos em uma sociedade capitalista, onde somente os produtivos são valorizados. Talvez os idosos sejam tão desrespeitados por esse motivo.
Poucas pessoas reconhecem a experiência dessas pessoas. A maioria os considera lentos demais, improdutivos demais, e velhos demais...

é lamentável

2007-08-27 00:20:52 · answer #4 · answered by Srtª Plenilúnio 6 · 2 0

Sim, essa vergonha acontece no Brasil , mas o que se espera de um povo que 60% são analfabetos funcionais, sabem ler mas não entendem, não conseguem raciocinar com lógica e não sabem votar ?
.

2007-08-27 01:27:23 · answer #5 · answered by Terapeuta 6 · 1 0

Um dia esses filhos ou parentes ficarão velhos e com certeza receberá com a mesma moeda o que hoje estão fazendo com seus pais avos , tios e parentes idosos de modo geral.

2007-08-27 00:27:27 · answer #6 · answered by Zecargill 7 · 1 0

isso é falta de humanismo. esses idosos que hoje são considerados um peso, já foram pessoas ativas que lutaram pra que seus filhos tivessem uma vida digna. Quem abandona um idoso tem que pensar primeiro no que este idoso já fez por ele e segundo que um dia ele também será um.

2007-08-27 00:16:53 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 0

Há falta de busca por conhecimento ao qual os idosos podem nos proporcionar.

2007-08-27 23:56:59 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Angela, todas as respostas lidas por mim são muito realistas. O quê posso acrescentar? A vida se tornou uma luta, o que parece paradoxo, não? Se estar vivo é um presente divino. Mas a sobrevivência se tornou uma luta e o idoso, se não tem uma polpuda renda, atrapalha a carreira dos demais. É como cavalo de pata quebrada. Alguém, mesmo com lágrimas nos olhos, precisa dar o tiro da misericórdia. Ou abandoná-lo no retiro dos imprestáveis. Mas alguém lá em cima está de olho nos velhinhos. E de repente, catapimba! Deus permite que o velho cofrinho se parta, cheio de boas obras, e lá vai o remoçado todo lampeiro subindo, subindo, oferecer seus valores no altar do Divino. E chega a ficar com pena dos ingratos que ficaram na linha de frente dessa guerra idiota que é a competitividade moderna. Assim falou Ossola, que já foi bom de bola.

2007-08-27 11:36:23 · answer #9 · answered by carlosossola 7 · 0 0

Nem fale tenho minha mãe que esta na cama a uns 3 anos meu irmão que cuida dela é uma tristeza já pedi a Deus que leve para a gente não ver sofrer ela tem 89 anos todos sofrem guntos .

2007-08-27 00:23:43 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers