Olá Cidadãos,
Fazem mais de 04 meses que não faço uma pergunta, então, por favor, ao menos, sejam respeitosos.
A frase "Como pensam os brasileiros", é o título da matéria da Revista Veja (Ed. 2.022), que ressalta o livro de Alberto Carlos Almeida: "Cabeça do Brasileiro" e diversas pesquisas.
Em síntese, demonstram que a parcela menos instruída da população tem uma visão pouco crítica, que chega a demonstrar, talvez, valores deturpados.
A minha questão para vocês é: E nós, o que temos a ver com isso?
- Será que contribuímos com esse quadro?
- Qual a sua (pessoa física) parcela de responsabilidade?
- O que fazer para mudar?
E, por favor, evitem respostas do tipo: "Ah! Isso cabe ao Governo". "É culpa do Judiciário"... Etc... Pode até ser culpa deles, mas não é esclusivamente deles, a nós também nos cabe.
Obrigada pela atenção.
B-jos para todos.
______________
Obs.: Quem puder, leia as materias referencias abaixo.
2007-08-25
11:55:23
·
24 respostas
·
perguntado por
Si
7
em
Governo e Política
➔ Lei e Ética
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988.: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao.htm
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
MATÉRIAS:
- Revista Veja => "Como pensam os brasileiros" (Ronaldo França): http://www.revistadigital.com.br/caderno_especial.asp
- Revista Veja => "A sombra do estado policial" (Policarpo Junior): http://www.oab.org.br/noticia.asp?id=10841
- Opinião e Notícia => "O papel da elite brasileira": http://opiniaoenoticia.com.br/interna.php?id=10992
- Folha Online => 75% dos brasileiros admitem que seriam capazes de cometer irregularidades em cargos públicos: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dimenstein/cbn/capital_290306.htm
2007-08-25
12:02:19 ·
update #1
Olá... perdão pelo erro de grafia, sei que exclusivamente é com "x".
2007-08-25
12:08:49 ·
update #2
"1/4/90": Não estou, em nenhum momento, defendendo a Veja, nem dizendo que ela é boa ou ruim, mas apenas fazendo uma referência a uma matéria. Destaque-se que, a "tal" matéria é fruto de um livro e pesquisas (nem é apuração ou opinião da Veja). A propósito, concordo que temos que interpretar (ler e assimilar, sem opinião crítica, não adianta nada). Aliás, lendo, ouvindo e apredendo é que se cria "opinião crítica". Incoerente e sem fundamento dizer que o "não informado" percebe melhor a realidade.
2007-08-25
12:18:40 ·
update #3
"Fancesa": É, de certa forma estou limitando as respostas. A intenção é fazer as pessoas pensarem que talvez elas possam contribuir um pouco mais (a não ser não cometer crimes e pagarem seus impostos). Talvez uma aula, serviço voluntário, explicar o que é política, como se vota em legenda, qual a história do país, o que é ditadura, o que é preservação ambiental, etc. Todo mundo pode fazer um pouco mais, nem que seja mandar e-mail aos seus eleitos. É fácil culpar os outros, mas um animal acuado, sempre toma suas providências. Diante da realidade (que quase não muda) o que mais será que podemos fazer?
2007-08-25
13:01:59 ·
update #4
O link anterior para a matéria "Como pensam os brasileiros" não está mais dando certo. Leiam neste: http://www.revistadigital.com.br/caderno_especial.asp?NumEdicao=414&CodMateria=3701
2007-09-01
08:32:18 ·
update #5
Ou neste: http://www.adur-rj.org.br/5com/pop-up/como_pensam_brasileiros.htm
2007-09-01
08:33:34 ·
update #6
"será?": Será que não depende um pouco mais do povo cobrar e fiscalizar o Governo?!
"*Clarice": "Água mole e pedra dura, tanto bate até que fura". Fácil não é, mas se os pais não melhoram, foque nos filhos. Toda a mudança social só dá certo a longo prazo.
"julio b": Tá aí, esse é o espírito: fazer a diferença. E não precisa nem filiar-se a partido, nem ir a manifestações, um pouco de raciocínio crítico já é ótimo.
"tanialacerdal": Tania, não é só o pobre que não deve: furtar, roubar ou apropriar-se ilicitamente... Mas todo o cidadão de respeito. Falta isso: respeito, a si próprio e aos outros.
"rouaicaro": Não creio que seja questão de vocação ou talendo, mas de acesso. Nada é fácil na vida, se ninguém tivesse lhe ensinado a ler (mesmo sendo chato e difícil no começo), você não teria aprendido. É questão de dar oportunidade, de ensinar a pensar. Não precisamos de manipulação (nem de um lado nem de outro), mas de consciência crítica. E isso não "vem": se conquista e exercita
2007-09-01
09:36:18 ·
update #7
"Brutus": Concordo contigo em partes. Educação: 100% certo. Quanto a impunidade, devo dizer que o Judiciário (como um todo), faz o que pode. Antes de checar a porcentagem de condenações, deveria ver a quantidade de crimes que nem chegam a ser apurados porque as pessoas não denunciam. A cifra negra é muito alta e o Judiciário não é milagreiro. Estudando criminologia vemos que o controle social informal (família, valores, moralidade, emprego, oportunidade, educação) é muito mais importante e eficaz do que o controle social formal (feito pelo Direito Penal, por exemplo). Faltam valores, quando recuperarmos isso, será fácil controlar os índices naturais de criminalidade (que sempre existirão). Quanto ao STF, está melhorando, atualmente menos "político" e mais "juridico", as recentes notícias tornam isso evidente: mas tudo leva tempo. Quanto aos políticos, eles são eleitos, devemos nós cidadãos cobrar os que já estão lá e não eleger outros do mesmo "tipo".
2007-09-01
09:42:13 ·
update #8
"amigodomundo": Só um conselho, se puder, leia "Ensaio sobre a Cegueira", do prêmio Nobel de literatura 1998, José Saramago. Vale a pena.
"Luciano": OK. E?!
"Garcia": Amigo, obrigada por ser mais um "agente de mudança".
"Luiz F": Perdão, não tinha visto sua questão, senão não teria repetido. Mas sabe, ambas nossas pesquisas chegam em conclusões similares: Portanto: Viva o iluminismo! Vamos multiplicar isso.
"1000ton": De um jeito ou de outro, todos nós chamos um jeito de contribuir. Isso me deixa mais esperançosa, apesar de ainda haver muito a ser feito, principalmente dizer "umas verdades" para o povo.
"Luiz": É, as questões são conexas e a conslução uma só: "temos que fazer alguma coisa" e, de preferência, juntos.
"vitoria": Então a CPMF é sim, um "roubo" (como você diz) autorizado. É autorizado por lei (criadas e votadas por políticos). O judiciário pode pouco, neste sentido, a não ser fazer com que a lei seja cumprida.
2007-09-01
09:50:07 ·
update #9
Quanto ao "governo do país", o poder emana do povo (Art. 1º, § ú da CF/88). Mas o povo esquece que os eleitos são seus representantes (ou empregados, como queira). Porque o povo deixa eles fazerem o que quiserem e não o que o povo precisa? Porque o povo deixa tudo "por isso mesmo"?! É o que eu me pergunto todos os dias.
"Sobek": Mas não podemos nos conformar: NUNCA. Não aceito isso. Se é irreal esperamos que todos estejam na escola, vamos ensinar em casa, vamos denunciar o trabalho infantil, etc... mas me recuso a cruzar os braços.
"a.marcos48": É isso. Vamos difundir consciência política?! É como em "Matrix", mesmo que seja impossível, sempre temos que tentar libertar os outros.
"mas nem tanto": Eu também: Obrigada por participar ;)
"D. Romano": Pois é, a que ponto chegamos.
"Neutro": Gostei da sua "neutralidade" e de sua consciência. Mas em tempos de democracia (Graças a Deus e a homens de coragem), temos todos que fazer o possível para mudar a realidade, pouco a pouco
2007-09-01
09:56:12 ·
update #10
"Barbosa": Obrigada por sua aula (sem ironias), uma verdadeira aula de: dignidade, civismo e generosidade. Precisamos de mais gente como você: vamos nos tornar todos padrinhos. Adorei!!!
"Fernando N": Obrigada pela sua contribuição. 01 a 01 mudaremos isso.
"vancock": Esse é o 1º passo: conscientização, noção do todo. Espero que possamos contar contigo para alterarmos todas estas estatísticas.
TODOS: Muito obrigada pela participação. São vocês que fazem esses dias, "respondendo e perguntando", valerem a pena. Um beijo e uma estrelinha de esperança para todos.
2007-09-01
10:00:04 ·
update #11
Concordo com voce. Temos tudo a ver com isso. E não é não cometendo crimes e pagando os impostos somente que vamos mudar alguma coisa. Tenho visto na TV Cultura, algumas cidades tanto do interior de São Paulo como de outros Estados, onde a população com mais estudo, está se alistando como voluntária nas áreas mais carentes, alfabetizando adultos, e até mesmo levando-os a ter uma maior conciencia política, não quanto a partidos e aos políticos, mas quanto a cidadania de cada um. Mas veja bem, querida, apesar desse esforço de alguns brasileiros de coragem e boa vontade, fica um pouco difícil ajudar quando estão fanatisados, querendo defender o indefensável. Na verdade, houve uma total inversão de valores, de algum tempo para cá, que começou aos poucos, de uma forma tão sutil, que só agora é que nos damos conta da gravidade dessa inversão. Aos poucos, a população (e nela me incluo, não estou me referindo apenas aos que não tem instrução) foi deixando de lado seus direitos e deveres e começou a aceitar o mínimo. Exemplo: uma pessoa que vive com salário mínimo, ou até mesmo sem isso, passou a achar que ganhar uma bolsa, seja ela qual for, é um progresso. Quando na verdade ela tem direito a requisitos básicos para sobreviver. Educação, saúde, emprego. Com esses requisitos ela passa a exercer sua cidadania, são tres coisas básicas que o governo tem obrigação de dar. Quanto ao resto, progredir, subir de status, fica por conta de cada um. Quem se esforça, batalha, não perde a coragem e a garra, acaba chegando lá. Somente o voluntariado não é suficiente, mas existe o medo, a desilusão, e até mesmo a insegurança quanto a ir cara a cara com alguém menos informado e tentar ajudá-lo. Infelizmente em nosso país, os partidos políticos são aceitos como times de futebol. Voce já pensou encarar um corintiano, ou um palmeirense, ou seja lá qual for o torcedor, e tentar abrir-lhes os olhos para os erros do time? Se sair vivo, já será milagre. E com o restante do povo , quando se trata de política, é a mesma coisa. Acho que o que podemos fazer de melhor, no momento, é tentar concientizar as crianças, nas escolas, com uma matéria que elucidasse sobre o que é ser um cidadão, quais os deveres e direitos de um cidadão, o que ele pode exigir do governo e o que ele tem que adquirir por esforço próprio. E principalmente qual a parcela de responsabilidade que ele tem no desenvolvimento do país. Afinal, o país é de todos, portanto todos deveriam estar mais preocupados com o patamar que ele deve atingir e menos preocupados com "o que é que levo nisso". É aquela frase do Presidente Kennedy mesmo: não pergunte o que o país pode fazer por voce mas sim o que voce pode fazer pelo país. Abraços.
2007-08-25 14:22:26
·
answer #1
·
answered by Mary - versão 2008 6
·
8⤊
0⤋
Onde se enquadra nosso presidente semi-analfabeto conforme o quadro? Eis a explicação para tudo, ele está nos 40%.
2007-08-27 19:07:33
·
answer #2
·
answered by VINGATIVA 2
·
4⤊
1⤋
Muito oportuna essa pesquisa. Sempre é bom lembrar o que significa elite. O lulo-petismo, que vive a demonizá-la, gosta mesmo é do "povo". Como diria o Apedeuta, "ou seja", bom mesmo é a média. De onde vem mediocridade. É sempre bom lembrar a mediocridade do pensamento petista. Eu sou definitivamente um elitista. O mundo é melhor valorizando o que tem de bom, e não nivelando tudo por baixo.
Enfim, não combina comigo.
2007-08-27 12:27:51
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Da mesma matéria:
..."A parcela mais educada da população é MENOS PRECONCEITUOSA, menos estatizante e tem valores sociais mais sólidos. Se todas as pessoas em idade escolar estivessem em sala de aula hoje, a pleno vapor, o Brasil acordaria uma nação moderna no dia 1º de janeiro de 2025 - depois de um ciclo completo de educação. Os brasileiros passariam a ter baixíssma tolerância à corrupção e ESPERARIAM MENOS BENESSES DE UM ESTADO PROTETOR..."
Então, cara Si, veja algumas respostas (poucas delas) até aqui, que, infelizmente, a resposta mais franca, no quadro que observamos é que "CADA UM PENSA COMO PODE E LHE CONVÉM", utopia "pensar" diferente..., seria inconformismo por termos um pobre ou um operário no poder - não há diálogo!
2007-08-27 08:06:16
·
answer #4
·
answered by .-. 7
·
3⤊
1⤋
Sabe Si, a sua pergunta tem boas respostas que em prática resolveriam o caso de má informação do povo brasileiro, além de mais escolas. O 1000TON por exemplo aponta um grande problema que é a televisão. Imprensa escrita poucos vêem, mas televisão todos. Eu fico com a resposta dele, porém vou citar um caso e depois me diga se não é crime, ou no mínimo imoral, o tal da CPMF:
Eu emprestei do banco, 10 mil reais. Me descontaram cerca de 38 reais de CPMF. Eu transferi o restante para meu filho que precisava pagar uma conta em outra cidade, dai na conta dele descontaram mais 38 reais mais ou menos. Como a conta que devia era em outro nome, ao transferir descontaram do credor dele, mais cerca de 38 reais. Dessa maneira, meu filho ainda ficou devendo 114 reais que o credor não recebeu, pois o governo passou a mão e como o dinheiro continua girando, irá gerando impostos indefinidamente. Não é um roubo? E as leis do Brasil não reagem? É um roubo autorizado? O judiciário não pode pelo menos se manifestar? Ao meu ver, ninguém realmente governa o Brasil. Não é?
OBS:- Quem votou como resposta ruim, com certeza é alguém do governo, pois a CPMF encarece tudo no Brasil. Só pode mesmo ser um dos 40 ladrões ou o seu chefe. E se não concorda sobre o narrado sobre as televisões, então você é o único bobão, pois quem não sabe?
2007-08-27 06:17:49
·
answer #5
·
answered by vitoria 2
·
3⤊
1⤋
Oi Si, há quanto tempo, hein? Também não acessava o YR, havia quase um ano. Excelente questionamento, parabéns.
Vamos lá: Nós temos tudo a ver com isso sim, contrariando o pensamento de muitos, inclusive alguns que se manifestaram aqui. Que cada um veja em suas atitudes do dia-a-dia o quanto são egoístas e medrosos. Vemos tudo de errado e não denunciamos, vemos necessitados e não os instruímos, e aí por diante. Tudo para não gerarmos problemas para nós mesmos.
Temos a melhor Constituição do Planeta mas não a utilizamos. somos testemunhas do que pode fazer o povo unido, mas nós? não. Não vou me sugeitar ao ridiculo de um "panelasso". Greve? Meus colegas que são do sindicato que façam, eu recebo os frutos, se forem demitidos, ....
NÓS TEMOS A VER COM ISSO. Se quiser mudar o mundo, comece por voce.
2007-08-26 12:39:29
·
answer #6
·
answered by Garcia 4
·
2⤊
0⤋
1- Contribuímos com isso quando não aproveitamos as oportunidades para ensinar aos outros o que sabemos. Achando que cada um que "se vire sozinho".
2- A minha parcela de responsabilidade é o contrário da minha primeira afirmação. Ou seja, aproveitar as oportunidades para passar alguns conhecimentos e esclarecimentos para outros.
3- O que fazer para mudar? Ainda não sei responder. Mas uma das opções seria a minha resposta da segunda pergunta.
Abração.
2007-08-27 04:31:02
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Minha amiga Si, é justamente sobre a matéria da Veja, da qual eu já havia por diversas vezes e maneiras percebido o fato, que ME ASSUSTA! Vou te responder as três principais questões:-
1) Nós contribuímos porque tendo muitas vezes em nossas atividades oportunidades de interagir, não o fazemos. Eu por exemplo sou radialista e à medida que posso, dou o meu recado, mas milhares no Brasil todo, não o fazem e ainda se vendem em troca de favores políticos. São muitas as atividades que poderiam ajudar a orientar, cobrar, mudar, etc: Radialistas, jornalistas, artistas em geral, juizes, promotores, etc.
2) Minha (Povo) responsabilidade está em prestigiar com audiência aquelas programações de televisão que são a voz do governo e enganam o povo conforme "seus" interesses. Sabia que a TV digital da forma que esta sendo implantada atende exclusivamente os interesses dos atuais detentores das concessões? E que continuarão manipulando a opinião pública em troca desse presente do governo? Que poderia a moderna televisão ser muito mais simples, etc, etc, etc e AUTORGADAS para centenas de novos empresários do setor, com gerações e distribuição de sinais em todo o Brasil? No meu estado, por exemplo, todas as emissoras da Globo estão nas mãos de uma pessoa apenas? E do SBT de uma outra, apenas também? (Posso dar detalhes sobre todo o narrado, a quem interessar, pelo meu e-mail.)
3) Para mudar, agir sobre o citado acima, escrevendo, enviando e-mails para políticos, jornalistas, etc, para que o povo tenha mais informações e não sendo como hoje, que é feita umas lavagens cerebrais, vindas de apenas alguns burgueses como os Marinhos, Bispos, S. Santos, etc. (Detentores do maior meio de influencia popular, que é a TELEVISÃO).
Si, pode - se apresentar muitas sugestões, mas se não mudar a influencia citada, pode crer que o povo continuara apostando em CARIDADES.
Abraços Si e creia que eu poderia dar uma palestra sobre o assunto que escrevi, pois eu "não acho", EU SEI.
NOTA:- Aquele que julgou minha resposta ruim, que me diga porque, diga que estou errado. = A propaganda política na televisão é negociada em troca de concessões de TV. = Porque nem siquer entram candidatos a presidência da região sul?, etc, etc.
2007-08-27 03:54:59
·
answer #8
·
answered by 1000TON 5
·
2⤊
1⤋
As raízes de todo o mal brasileiro residem na falta de acesso do povo à educação e na impunidade!!!
A educação no país é um artigo de luxo... só 1% chegam aos bancos da universidade e só 30% chegam ao segundo grau... a educação básica é a pior do mundo em análise de desempenho! Bolsa-família? O povo precisa ter acesso à educação de qualidade!!!
A impunidade é outra faceta... Só 2% dos assassinatos no país resultam em condenação!!! Sem falar nos políticos que roubam e fazem leis para continuar roubando!!!
Nossa luta deveria sair do foco político-partidário e exigir educação e punição de criminosos... Como explicar que em 40 anos o Supremo Tribunal não tenha punido nenhum político? Esse deve ser o foco e não se o PT ou PSDB fazem isso ou aquilo melhor, roubam menos ou mais...
Se queremos um país melhor devemos lutar para uma educação de qualidade para TODOS, e lutar contra a impunidade... o resto é consequência!!!
2007-08-25 13:33:03
·
answer #9
·
answered by Brutus 3
·
3⤊
2⤋
Bom,pra começar,aqui no Brasil ta faltando sentimento de irmandade e tolerância,nós estamos dando valor exarcebado a bugingagas materiais,fruto do bombardeio diário da mídia,especialmente televisiva, e esquecendo valores como família e amizade
Segundo lugar : O brasileiro tem que adquirir consciência política,isso pode ser feito com pequenas atitudes,como desligar a televisão no dia de domingo e fazer qualquer outra coisa ,até dormir é valido,com tanto que boicote a TV aberta.
Terceiro lugar : Se revolte ,amigo.E isso não significa roubar ou matar,mas dizer não a tudo isso que se apresenta.Encontre uma forma,mude de hábito,se filie a um partido ,faça o que você não costuma fazer,mas não "sente numa poltrona num dia de Domingo", Proteste de alguma maneira,não se acomode.O mundo está em constante mutação,os elétrons de um átomo não param,mostre ao mundo que você é feito de átomos.Uma só pessoa dizendo não pode ser pouco, mas uma nação inteira,isso pode fazer diferença.
2007-08-25 12:28:55
·
answer #10
·
answered by julio b 1
·
3⤊
2⤋