É na verdade a Menina que repondeu primeiro sua pergunta, já repondeu, mas como vc solicitou resumo: Embora tenha sido um ditador e governado com medidas controladoras e populistas, Vargas foi um presidente marcado pelo investimento no Brasil. Além de criar obras de infra-estrutura e desenvolver o parque industrial brasileiro, tomou medidas favoráveis aos trabalhadores. Foi na área do trabalho que deixou sua marca registrada. Sua política econômica gerou empregos no Brasil e suas medidas na área do trabalho favoreceram os trabalhadores brasileiros.
Se vc quizer mais detalhes, no sites: Brasilescola, Wikipédia e outros tem tudo sobre Vargas, por sinal, apesar dos apesares, para mim foi um dos MENOS piores que comandou o Brasil.
Até por que meu presidênte seria(votei nele):
CIRO GOMES P/ PRESIDÊNTE
UM FORTE ABRAÇO.
2007-08-23 07:33:35
·
answer #1
·
answered by balasilva 2
·
1⤊
1⤋
Simplesmente o maior governante que o Brasil já teve. São leis dele, por exemplo os direitos trabalhistas, o direito da mulher votar, a Petrobrás... gogleia o resto.
2007-08-23 14:12:26
·
answer #2
·
answered by Dirck 5
·
1⤊
0⤋
Biografia: Getúlio Dornelles Vargas (19/4/1882 - 24/8/1954) foi o presidente que mais tempo governou o Brasil, durante dois mandatos. De origem gaúcha (nasceu na cidade de São Borja), Vargas foi presidente do Brasil entre os anos de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954. Entre 1937 e 1945 instalou a fase de ditadura, o chamado Estado Novo.
Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís. Seus quinze anos de governo seguintes, caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo. Sob seu governo foi promulgada a Constituição de 1934. Fecha o Congresso Nacional em 1937, instala o Estado Novo e passa a governar com poderes ditatoriais. Sua forma de governo passa a ser centralizadora e controladora. Criou o DIP ( Departamento de Imprensa e Propaganda ) para controlar e censurar manifestações contrárias ao seu governo.
Perseguiu opositores políticos, principalmente partidários do comunismo. Enviou Olga Benário , esposa do líder comunista Luis Carlos Prestes, para o governo nazista.
Realizações : criou a Justiça do Trabalho (1939), instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT. Os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas.
GV investiu muito na área de infra-estrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Vale do Rio Doce (1942), e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945). Em 1938, criou o IBGE ( Instituto brasileiro de Geografia e estatística). Saiu do governo em 1945, após um golpe militar.
O Segundo Mandato
Em 1950, Vargas voltou ao poder através de eleições democráticas. Neste governo continuou com uma política nacionalista. Criou a campanha do " Petróleo é Nosso" que resultaria na criação da Petrobrás.
O suicídio de Vargas
Em agosto de 1954, Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito. Deixou uma carta testamento com uma frase que entrou para a história : "Deixo a vida para entrar na História." Até hoje o suicídio de Vargas gera polêmicas. O que sabemos é que seus últimos dias de governo foram marcados por forte pressão política por parte da imprensa e dos militares. A situação econômica do país não era positiva o que gerava muito descontentamento entre a população.
Embora tenha sido um ditador e governado com medidas controladoras e populistas, Vargas foi um presidente marcado pelo investimento no Brasil. Além de criar obras de infra-estrutura e desenvolver o parque industrial brasileiro, tomou medidas favoráveis aos trabalhadores. Foi na área do trabalho que deixou sua marca registrada. Sua política econômica gerou empregos no Brasil e suas medidas na área do trabalho favoreceram os trabalhadores brasileiros.
2007-08-23 14:11:44
·
answer #3
·
answered by Maristela V 2
·
2⤊
1⤋
Um guri bem guapo que teve culhão pra dizer ' neste pais quem manda sou eu'.......quer mais resumido????
2007-08-24 20:41:11
·
answer #4
·
answered by Ramsés II 2
·
0⤊
0⤋
qquer livro de historia do brasil fala o que ele qrem q saibamos mais a historia real mesmo e outra a dos bastidores, poucis sabem,
2007-08-24 08:07:21
·
answer #5
·
answered by j carlos 2
·
0⤊
0⤋
Quanto aos fatos que culminaram com o "suicÃdio" de Vargas, também é necessário estabelecer elos (?!) com o comportamento da imprensa e da hoje OAB na época. Há uma pergunta in loco: quem era e quais as suas aspirações polÃticas dos donos do jornal que na manhã seguinte ao "Atentado (ou Crime) da Rua Tonelero", como chamada de primeira página, já havia "investigado", julgado e sentenciado Vargas como o responsável pelo incidente? A resposta é intrigante e existe. Há mais feitos de Vargas que sucitou ódio também nos que ainda queriam "conduzir" o Brasil sob a ótica da polÃtica do Café com Leite:
Vargas, também presidente popular ( Coincidência? Não. Não mesmo) que continuando a sua oposição à s injustiças das elites instituiu a Lei dos Dois Terços ou da nacionalização do trabalho através do Decreto nº 19.482, de 12 de dezembro de 1930, uma forma de garantir a contratação dos trabalhadores nacionais (imagine só!) no mercado de trabalho – na pessoa dessa elite.
Acrescente-se que esse petardo de Vargas era uma resposta ao hegemonismo dos europeus (europeus!) que, à quela época, ocupavam a maioria dos espaços sociais da sociedade; e à Lei do Boi, instituÃda em 1965, (lei 5465/68) que garantia o ingresso sem vestibular ao filho do agricultor nas Faculdades de Agronomia, Veterinária e Engenharia AgrÃcola. Até quando esta lei esteve em vigor no paÃs? A resposta você e quantos mais não queiram ser prisioneiro do obscurantismo do conhecimento encontrarão. Há muito mais informações no documento ‘COTAS PARA BRANCOS ‘, de Sérgio S. Bermnardo.
A elite (separatista) paulistana novamente, como na época de Vargas, está se manifestando (tentativas de golpe) através da OAB-SP - para saber mais, baixe “Bucha – a sociedade secreta do Direito” - Veja como essa instituição atuou a favor dos que, sem provas, acusou Vargas do ‘Crime da Rua Tonelero’ – desencadeando o “Fora Vargas”. A mesma astúcia foi usada no dia do último desastre da TAM, por “repórteres” da Globo(bo): “o governo matou 200 pessoas!” e (...)Mais um crime do governo!”. Baixe ‘A Invenção da Crise”, de Marilena ChauÃ.
Boa leitura e reflexão. E repasse essas informações baixadas a tantos que grassem da mesma afinidade de conhecimento e justiça. A verdade dói mas liberta.
2007-08-23 18:14:31
·
answer #6
·
answered by CS 3
·
0⤊
0⤋
Bem resumido,o meu pai,mais minha mãe,mais 4 irmãos,trabalhavam de sol a sol em uma fazenda em Itu,estado de S.Paulo,foram anos,não ganhavam nem para comer,e em todos os fins de meses ainda ficavam devendo ao patrão,quem morava na cidade,tambem não passava vida boa,não havia arroz,nem feijão,nem açucar,não havia nada,tudo era racionado,havia bastante café,ai a unica coisa que havia,ele o Getulio mandou queimar tudo,porque segundo ele o preço do produto no extrangeiro estava avacalhado,enfim era isso no tempo do Getulio,fome e miseria!
2007-08-23 14:27:36
·
answer #7
·
answered by Dionysio 7
·
0⤊
0⤋