É improvável que tal aconteça, isto é, que alguém possa retornar ao passado. Por outro lado viajar no tempo em direção ao futuro é possível.
Viagem no tempo se refere ao conceito de mover-se para trás e para frente através de pontos diferentes no tempo, em um modo análogo à mobilidade pelo espaço. Algumas interpretações de viagem no tempo sugerem a possibilidade viajar através de realidades paralelas. A possibilidade real de uma viagem no tempo é, hoje em dia, praticamente nula, devido ao fato de que as partes responsáveis pela descoberta de meios para se efetuar uma viagem temporal não terem conseguido ainda produzir a tecnologia capaz de possibilitar a viagem.
O conceito é constantemente abordado na ficção-científica, sendo que o mais famoso autor de obras sobre o tema é H. G. Wells.
No meio científico o tema da viagem no tempo é de circulação bastante discreta; supõe-se que, ou os cientistas são ridicularizados por pesquisarem seriamente um assunto que, se diz, seja infértil, ou os avanços na área, se existentes, são tão secretos que ninguém fala a respeito. No entanto, o estudo das viagens do tempo e de outras consequências das teorias da física é muito interessante porque pode mudar a nossa perspectiva sobre o universo.
Atualmente, os físicos estão convencidos que as viagens no tempo são muito improváveis. Esta crença é o resultado da aplicação da Navalha de Occam. Qualquer teoria que permita viagens no tempo teria que resolver os problemas relacionados com causalidade (i. e., o que acontece se alguém viajar no tempo para matar o próprio avô? Ver o Paradoxo do avô), e na ausência de provas experimentais que demostrem que as viagens do tempo são possíveis, é mais simples, do ponto de vista teórico, supor que não são. De fato, Stephen Hawking terá sugerido que a ausência de turistas vindos do futuro é um excelente argumento contra a existência de viagens no tempo, no entanto existem soluções da Teoria Geral da Relatividade de Einstein que permitem viagens no tempo (como a famosa solução encontrada por Kurt Gödel), mas algumas destas soluções exigem que o universo tenha características que não parece ter. Se fosse possível viajar mais rápido que a luz, então, de acordo com a relatividade, as viagens no tempo seriam possíveis.
Os Buracos de minhoca foram propostos como vias para viajar no tempo. Um Buraco de minhoca funcionaria hipoteticamente da forma que se explica a seguir: O Buraco de minhoca é criado de alguma forma. Uma das extremidades do Buraco de minhoca é acelerado até velocidades próximas da da luz, talvez com a ajuda de uma nave espacial sofisticada, e em seguida desacelerado até à velocidade original. Devido à dilatação do tempo, na parte acelerada do Buraco de minhoca o tempo passou muito mais devagar. Um objeto que entra no Buraco de minhoca a partir da parte não acelerada viajará até ao outro lado até o passado. Este método tem uma limitação: não é possível viajar a épocas anteriores à criação da máquina; na prática, forma-se uma espécie de túnel para uma região que ficou relativamente parada no tempo, mas não se cria uma máquina capaz de viajar a qualquer época que se deseja. Isto explicaria por que a observação de Stephen Hawking exposta acima não é correta: não vemos os turistas do tempo porque, teoricamente, eles só poderiam viajar até à época em que o primeiro buraco de minhoca foi criado, e isso ainda não aconteceu.
Porém criar um Buraco de minhoca não é uma tarefa fácil. A energia necessária para criar um Buraco de minhoca suficientemente grande e estável para lá caber uma nave espacial e para mover uma das suas extremidades a grandes velocidades é várias ordens de grandeza maior que a energia que o Sol produz ao longo da sua vida. E a matéria necessária para criar um Buraco de minhoca pode nem existir. Um Buraco de minhoca teria que ser construído com uma substância conhecida por matéria exótica, ou matéria negativa, cuja existência ainda não foi comprovada, apesar de ninguém ainda ter provado que não existe numa forma útil para criar Buracos de minhoca (mas ver efeito de Casimir). Sendo assim, é improvável que um Buraco de minhoca venha alguma vez a ser construído, mesmo por uma civilização tecnicamente muito mais avançada que a nossa.
Outro método que poderá permitir as viagens no tempo é a rotação de um cilindro. O cilindro tem que ser longo, denso e deve rodar à volta do seu eixo a velocidades elevadas. Se uma nave seguir um percurso em forma de espiral em torno do cilindro conseguirá viajar para trás no tempo. No entanto, a densidade e as velocidades necessárias são tão elevadas que não existe nenhum material suficientemente forte para construir o cilindro. Um mecanismo semelhante poderá ser construído a partir de uma corda cósmica, mas não são conhecidas cordas cósmicas e nem parece ser possível construí-las.
O físico Robert Forward notou que uma aplicação ingênua de relatividade geral para mecânica quântica sugere uma outra maneira para construir uma máquina do tempo. Um protão num forte campo magnético iria se deformar num cilindro, cuja densidade e "spin" seriam suficientes para construir uma máquina do tempo. Raios gama projectados no cilindro possivelmente iriam permitir que informação (não matéria) fosse emitida para trás do tempo.
No entanto, tudo indica que, até a concepção de uma única teoria combinando relatividade e mecânica quântica, não se terá a mais pequena ideia se tal especulação é ou não absurda. Tem sido sugerido que a teleportação quântica ou o paradoxo de EPR poderão ser utilizados para comunicações transmitidas a velocidades superiores à da luz. No entanto, estas experiências são apenas novos métodos de transmitir informação quântica, e não permitem transmitir informação clássica. A confusão entre as duas formas de informação tem sido espalhada pela cobertura jornalística das experiências de teleportação e não tem fundamento.
A teoria geral da relatividade de Einstein permite viagens no tempo para o futuro devido à dilatação do tempo. Para isso basta que o viajante acelere até atingir velocidades próximas à da luz; mas não parece haver maneira de o viajante voltar à época inicial.
2007-08-17 16:16:25
·
answer #1
·
answered by roamara 5
·
1⤊
0⤋
Águia, é verdade! Ontem ecu postei uma resposta, confesso que não recordava mais o que é o verdadeiro Funk! O Funk, não é banalização, palavras chulas ou rebolar até embaixo. È mais um estilo musical que está sendo deturpado! Atualmente existem bons compositores, o que ocorre é que as pessoas estão muito fixadas na moda, na mídia, e desconhecem tais letras de qualidade! No recanto das letras, conheço otimos compositores de samba, compositoras de MPB... fico emocionada em ler letras belíssimas! Em maiorias são artistas desconhecidos, que escrevem no dia a dia, e não recebe o devido conhecimento merecido!
2016-12-13 10:41:49
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O homem jamais conseguira quebrar a lei espaço tempo para o mesmo corpo físico, pois assim como dois corpos NÃO podem ocupar o mesmo espaço no mesmo tempo, um corpo não pode ocupar ao mesmo tempo dois espaços mantendo sua integridade. Embora muitos cientistas queiram acreditar baseados na teoria de Einstein, ainda não se consegui na prática alterar a quarta dimensão o tempo, e, mesmo que um irmão gemeo viajando no espaço à velocidade da luz tivesse 20 anos e o outro aqui na Terra 80 anos ainda seriam dois corpos ( pessoas ) distintos e separados por uma enorme distância
2007-08-20 12:35:22
·
answer #3
·
answered by Arboss 6
·
0⤊
0⤋
É claro que sim. Tendo em conta que o homem está agora a desenvolver o estudo atomico e a velocidade da luz de forma tal que se começa a investir em transporte por decomposição e recomposição atomico-molecular, torna envidente que é possivel usar a energia atomica para transportar as moleculas humanas em sentido anti-horario baseando-se no facto de que se invertemos a rotação da terra numa velocidade de 299 792 458 m/s (velocidade da luz) podemos alcançar o tempo antes da tempo ou depois do tempo isso sem falar do possivel raio tractor sobre a lua para alterar o centro gravitacional ( ou causar a estinção da humnidade).
Para mais informações podes consultar os arquivos da NATIONAL GEOGRAPHIC ou da NASA.
2007-08-19 09:26:33
·
answer #4
·
answered by Leibnitz L. 2
·
0⤊
0⤋
eu acho que sim mais muitas vezes isso pode ser4 uma coisa ja de magia ou aguma coisa pareecida mas eua cho que sera possivel sim
2007-08-17 10:29:28
·
answer #5
·
answered by Leonardo P 2
·
0⤊
0⤋
Acredito que sim. Como você disse, a tecnologia está avançando muito rapidamente. Assim, creio que as pessoas do futuro poderão viajar no tempo, sim.
2007-08-17 09:42:51
·
answer #6
·
answered by Carol B 1
·
0⤊
0⤋
na minha opinião eu axo q não pq seria uma coisa sobre-natural e não tecnológica q num seria possível um dia acontecer mas com esses avancos nao tenho duvida q um dia eles poderiam ate fazer uma makina do tempo =D
2007-08-17 09:36:42
·
answer #7
·
answered by ♫♪♫pamy♫♪♫ 2
·
0⤊
0⤋
Impossivel,a viagem ao tempo não existe,o que passou,passou,o que virá,virá,não há ciencia que resolva isso!
2007-08-17 09:26:46
·
answer #8
·
answered by Dionysio 7
·
0⤊
0⤋
É um tema muito díficil de se discutir, porém pelos calculos de Einsten, por exemplo se dois gemeos fossem separados no nascimento, um fosse pro espaço, e outro ficasse na Terra, quando o gemeo do espaço completasse 20 anos, o gemeo da Terra teria 80 anos, se tal conta foi feita, e for verdadeira, se mais estudos forem realisados comprovando a existencia dessa teoria, eu até posso acreditar que futuramente possamos ir até o passado.
2007-08-17 09:24:45
·
answer #9
·
answered by nando_hmk_gnr 1
·
0⤊
0⤋
Nós não. Acho que já não existiremos mais em matéria na Terra. Mas os futuros ricos irão. Tudo é possível quando acreditamos e agimos.
2007-08-17 09:17:59
·
answer #10
·
answered by Maria 2
·
0⤊
0⤋