English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

5 respostas

Gil gostaria de colaborar com você, mas eu acho que esta área de pedagogia avançada, você poderia entrar no site da UNICAMP, USP e UNESP, se tiver alguma novidade que sempre tem, poderá te ajudar um pouco, na medida do possível.

beijos e boa sorte♣
visite o meu blog
http://midugorini.blog.terra.com.br/
será muito bem vinda

2007-08-11 13:20:01 · answer #1 · answered by Romildo 6 · 0 0

Entre neste site que tem muitas ideias.
http://www.artenaescola.org.br

2007-08-12 14:14:36 · answer #2 · answered by Raquel 4 · 0 0

Vc pode contar algumas lendas, brincar de tráva-línguas ou adivinhas, utilizar cantigas e brinquedos folclóricos. Há muita coisa para ser utilizada com fins didáticos. Sempre explique à criança de que lugar do Brasil é o objeto que vc está trabalhando (como são crianças de seis anos, seria interessante mostrar fotos e outras imagens como recurso, já que elas não têm a noção espaço-geográfica de um adulto) para que ela estabeleça semelhanças e diferenças em comparação com a região em que vive.

2007-08-11 13:36:49 · answer #3 · answered by Cintia 4 · 0 0

Comece contando as tradicionais estorinhas do folclore brasileiro, Gi.
Saci, Caipora (Caapora), Negrinho do Pastoreio (é linda), Cuca, Pedro Malazartes e infinitas outras.
A TV Educativa do Pará tem um série de filmes chamada "Cata Lendas" que é sensacional e apropriada para essa faixa etária.
Não se esqueça de fazer as ligações com o nosso cotidiano, pois não é só apresentar a estória. A estratégia está justamente na criança associá-la ao seu modo de vida e tirar as suas conclusões sobre essas ligações, ou seja, cada lenda deve representar um costume do meio no qual essa criança está se desenvolvendo ou, pelo menos, ser associada a ele.
Uma outra fonte extraordinária é a obra de Monteiro Lobato que não se resume apenas no "Sitio do Pica-pau Amarelo".
Você já pensou que com a estória do Jeca Tatu (M. Lobato) dá para trabalhar toda as questões do interiorano brasileiro, do Movimento Sem-terra, das verminoses (principalmente) e até do alcoolismo.
Estranhou eu tratar alcoolismo e verminoses como cultura? Então leia o Jeca Tatu e perceba que essas questões são culturais e que devem ser trabalhadas com crianças e não apenas com os adultos pois alcoolismo nos adultos, quem tem competência é o AA e depois de contrair Cisticircose, só Deus, não é?
Trabalhar de forma lúdica não significa evitar de expor problemas graves ou trabalhar questões culturais e sociais profundas.
Trabalhar de forma lúdica é apresentar uma matéria numa linguagem que possa ser interpretada sem distorções pela criança.
Converse com eles sobre a maneira como os pais e mães deles dirigem automóveis... Cuidado para não se assustar com o grau de conhecimento das suas crianças sobre o assunto e também sobre as noções de nexos causais no tocante a acidentes e relações e trato com as leis vigentes.
Abs

2007-08-11 12:13:51 · answer #4 · answered by Químico 7 · 0 0

Nossa, tem um montão de coisas:.. comece com o foclore ..Saci pererê., Yara, etc...O sítio do Pica Pau Amarelo de Monteiro Lobato é uma grande idéia cheia de personagens foclóricas do Brasil . Pode fazer historinhas com dramatização e fantasiando as crianças como os pesonagens .
Cantigas: de roda, de ninar..musiquinhas do foclore brasileiro.
Comidas tipicas..tipo canjica, paçoquinha..
Festas Juninas,.. Pode também trabalhar explicando a formação do nosso povo: Europeu,negro e indio com capoeira,reizado,reis e rainhas,costumes,maneira de falar,e o indio..que aí tem uma variedade de brincadeiras..roupas,alimentos.. ihh tem um monte de coisas..você vai achar com certeza. Boa Sorte .

2007-08-11 12:06:09 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers