English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Comprei um bonsai cujo nome é Clicea ou Ebicea.
Como a poda está prevista para Julho/2007, tenho as seguintes
dúvidas:

1) Como podá-lo?

2) Depois de podá-lo, posso replantá-lo no mesmo vaso que veio?
Caso contrário, onde replantá-lo?

3) Caso ele esteja com flores, posso podá-lo?

4) Se esqueci algum detalhe, por favor, envie-me sugestões de cultivo, pois adoro bonsais e não quero perde-lo.

2007-07-29 07:56:40 · 3 respostas · perguntado por Anonymous em Casa e Jardim Jardinagem e Paisagismo

3 respostas

.
Antes de qualquer procedimento é necessário que você o identifique corretamente. A identificação é feita sempre através de seu nome científico e não existe nenhuma espécie com os nomes que você citou.
Os cuidados com os bonsais não são os mesmos para todas as espécies.
.

2007-08-02 06:43:36 · answer #1 · answered by Xulliann 6 · 0 0

Olha amigo também tenho bastante curiosidade por essas plantas magnificas já estou ate fazendo algumas tentativas aqui em casa com um pé acerola e um de maça, nunca fiz aulas práticas apenas pesquisei na internet agente acha textos muito úteis para o cultivo desta plantas, veja www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html a vários outros eu fiz uma pesquisa de vário dias na net e li textos de vários sites e estou obtendo sucesso.
Boa sorte

2007-07-31 04:59:09 · answer #2 · answered by alex 2 · 0 0

CONCEITOS BÁSICOS SOBRE A ARTE BONSAI


( Material teórico contido na apostila fornecida nos nossos "cursos" )

1- O que significa bonsai ?.

"Bonsai significa o cultivo, o trato, o cuidado de uma árvore plantada em uma bandeja" (1)

2- De onde vem essa arte, sua origem ?...

Há muitas informações contraditórias nos livros e revistas especializadas em bonsai, mas a maioria dos estudiosos sobre essa arte afirma que ela surgiu na China. " Foi na época dos Tsin ( séc.III AC.), na China, que surgiram os primeiros indícios da arte do bonsai." (2)
Encontrei uma informação numa revista atual onde se afirma que sua origem é a Índia: " O bonsai, ou melhor dizendo, a técnica do cultivo de árvores em bandeja ( "Vaamantanu Vrikshaadi Vidya" : Vaaman= anão-pequeno; Tanu= corpo ; Vrikshaadi= das árvores; Vidya = ciência ) foi criada, inventada, praticada e transmitida ao mundo oriental pelos antigos indianos, assim como a medicina, a física, a matemática, a geometria, a filosofia, a teosofia e quase todas as artes, incluindo as marciais. ..... Os indianos praticavam ou faziam Bonsai por diferentes motivos, além da contemplação e da arte. Eles praticavam a medicina Ayur Vedica, onde as cinco partes mais importantes para a cura das enfermidades eram encontradas nas raizes, na casca, nas folhas, nas flores e nos frutos. Devido às enormes distâncias que esses médicos tinham que percorrer e à impossibilidade de carregar um Banyan ou um Tamarindo nas costas, os indianos reduziram as gigantescas árvores medicinais, tornando possível o transporte delas em caravanas, o que garantia medicamentos frescos para seus pacientes." (3)

3- Princípios básicos sobre a "construção de um bonsai"

A construção de um bonsai parte de algumas idéias básicas e, nós vamos dividi-las aqui em dois temas gerais:
3-1) "Aspectos da filosofia que norteia essa arte".
3-2) Sugestões básicas para a construção de um bonsai .

3-1) Aspectos da filosofia que norteia essa Arte
Há uma filosofia na base da prática do Bonsai. Sem maiores aprofundamentos, seria interessante se soubéssemos que : "O Bonsai começou numa época em que os chineses acreditavam que a montanha era o ponto de encontro do homem com os deuses. Então, as pessoas procuravam ter em casa algo que representasse a vida que havia nas montanhas. Foi aí que começou o p'en-tsai, ou bonsai como se chama hoje em dia....
... Quando a arte bonsai entrou no Japão, ela estava dentro da linha de prática do zen-budismo... ... o "bonsai-do" estava mais para o lado masculino , porque eram os samurais que praticavam a arte. Eles se dedicavam ao bonsai para fortalecer o aspeto "Mu-Shin" ou "Wu-Sin (chinês) - que significa sem pensamento - cujo objetivo é transformar uma atividade em não-ação. ...
... A palavra dô significa caminho, via. Explicando melhor, é um caminho que leva o indivíduo a si mesmo. No caso do bonsai, ele é uma via que nos leva à prática da busca do auto-conhecimento." (1)
Relação entre zen-budismo e bonsai:
Na China existiam o taoísmo e o budismo vindo da Índia, muito tempo atrás. Com a chegada de Bodidarma na China, houve uma fusão entre praticantes do taoísmo e do budismo. Foi aí que se formou o zen-budismo, que se baseia na prática que estimula a observação dos pensamentos ou do movimento cerebral. Lavar louça ou cultivar uma árvore numa bandeja, observando o pensamento, são exemplos disso. Esta é a mesma prática que você tenta fazer no bonsai." (1)
Uma árvore pequena:
"Os taoístas acreditam na possibilidade da vida eterna. Eles acreditam que quanto mais energia uma pessoa poupar, mais tempo ele poderá viver.. Através de exercícios de ioga, eles conseguem, sem prejuízo para o organismo, diminuir as batidas do coração, a pulsação, a passagem do sangue. Acreditam que dessa forma estão poupando energia. Essa prática taoísta era realizada com cachorros, gatos, ou quaisquer outros bichos. Eles pegavam o animal e tentavam diminuir sua atividade, para ver aquele que vivia mais tempo. A idéia de poupar energia de pessoas e animais para prolongar a vida também eram aplicada às plantas. Cada vez que nascia um novo broto, os taoístas o tiravam para poupar a planta de desgaste. Quando nascia uma flor, tiravam a flor para não desgastar a planta. Aí , a planta continuava o seu processo de envelhecimento mas ficava pequena, ficava uma planta baixinha. Apesar de não crescer no tamanho, essa planta adquiria, no decorrer natural do tempo, características de velhice no tronco, na casca, no desenho. Os taoístas faziam isso com o intuito que a planta também chegasse a viver duzentos, trezentos anos." (1)
Benefícios que a prática da arte bonsai pode trazer:
" O benefício do bonsai está no fato dele conduzir a pessoa à observação do pensamento, como também à observação do todo. Como qualquer tipo de arte bem praticada, falando basicamente sobre as artes orientais, o bonsai leva o indivíduo ao auto-conhecimento, ajudando-o a entender como funciona sua mente, como está dirigindo seu pensamento. O pensamento só acontece no futuro ou no passado, não no momento presente. O objetivo é exatamente viver no presente." (1)

Detalhes complementares vc encontrará neste site:

http://www.jlbelas.psc.br/bonsai.htm#conceitos

2007-07-29 10:19:29 · answer #3 · answered by pizzaiollouco 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers