English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Imaginar que tudo não passou de uma fraude é livre para todo mundo, mas acreditar que foi mesmo uma fraude, quando tantas provas apontam que a viagem foi real, e quando qualquer pesquisa destrói qualquer argumento a favor da idéia de fraude, é algo que desafia a noção de que o homem moderno é mais bem informado e mais racional que as pessoas que há algum tempo atrás acreditavam em monstros nos oceanos, e que miasmas causavam doenças.

Mas por quê o assunto atrai tanto? É apenas ódio cego e cegante aos americanos? Ou será que a grande mídia lucra com isto? Lembrando que um dos documentários mais famosos sobre o assunto certamente é o da Fox, que apenas leva à tela a versão dos paranóicos e irracionais, sem trazer realmente nenhuma informação séria sobre o assunto. Será que é mais um filão, uma mina de ouro, questionar fatos históricos, mesmo que usando mentiras e desinformação para levar adiante esta teoria estúpida?

A quem interessa esta história de fraude?

2007-07-26 06:24:35 · 14 respostas · perguntado por Sr Americo 7 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

Pois é, e as idéias mirabolantes se multiplicam...

Jose Soh, a explicação da câmera é simples, muito simples mesmo, ela foi colocada em um compartimento que abre por dentro, um mecanismo similar ao usado para liberar o capô de um carro, de dentro do carro; não havia fundo neutro, a explicação é outra e é mais simples também; a bandeira não estava tremulando, estava balançando (o astronauta não era uma estátua, estava movendo a bandeira, e a bandeira não era de pedra). A que se deve tanta dúvida? Ignorância?

Quanto à foquinha, fazer o quê, tem gente que é mais propensa a acreditar em horóscopo.

Mas de onde vem esta noção equivocada de que tudo não passou de fraude? E por quê a mídia alimenta a polêmica, em vez de informar corretamente?

Ou é o prazer de se achar especial, a arrogância de querer saber mais que quem estuda e trabalha o tempo todo com tecnologia e exploração espacial? Será que é um impulso do ser humano, ter inveja de quem sabe mais?

2007-07-26 07:03:18 · update #1

Para quem acha que duvidar do pouso lunar é ceticismo, quero lembrar que a posição do cético não é negar, mas deixar o julgamento em aberto quando não há evidências suficientes para determinar se algo é real ou não. Não é o que acontece neste caso, neste caso, é religião mesmo, por que quem duvida não sabe dizer por que duvida, só diz "sei lá, acho que tal coisa não poderia acontecer", e fica nisto. Você pode mostrar que eles estão errados, mas não vai mudar nada. É uma noção irracional, e não dá para eliminar esta noção através da argumentação lógica, nem da apresentação de provas. É uma religião. A religião dos que acham que a Nasa enganou o mundo inteiro em 1969, menos eles, que são os iluminados que viram a verdade e que não podem ser enganados.

Poderiam ser um pouco céticos de verdade e analisar com cuidado as "provas da fraude" com um olho um pouco mais crítico, para começar...

2007-07-26 07:13:31 · update #2

Pois é sagan, mas não há fotos de Kubrick em treinos de astronautas, não há nas fotos nada que não deveria estar lá, e também não está faltando nada do que deveria estar lá, além de outras evidências diretas. Questionar é válido, mas descrer por descrer é estupidez.

Quanto ao mostrar o doce e não mostrar como foi feito, a Nasa publicou um livro mostrando como evoluiu a indústria aeroespacial. Não lembro do título agora, mas parece que é algo como "Como foi que chegamos na Lua".

Por outro lado, quantos dos que duvidam por duvidar são capazes de entender uma explicação mais técnica. Por exemplo, quando dizem que o tanque de combustível do Módulo de Ascenção era muito pequeno, eles não parecem entender nem a explicação, nem os cálculos, e continuam duvidando, como se nunca tivesse sido demonstrado de forma cabal que o tanque tinha o tamanho certo para armazenar a quantidade suficiente e necessária de combustível.

2007-07-26 10:53:33 · update #3

Vou mais longe ainda, a maioria das críticas partem de pessoas que não tem competência para emitir estas críticas. Vemos gente que não entende de fotografia "provando" que as fotos são falsas, gente que não parece ter o mínimo conhecimento de termodinâmica argumentando que os filmes não suportar as temperaturas extremas que tem na Lua, tem gente que não parece entender o básico de perspectiva, pasme, uma coisa que os pintores e desenhistas dominam desde o século XV!

Ou seja, tem muita gente dando palpite, e achando que os palpites são válidos como provas. Como é que se explica isto? Como se desfaz este erro? Por que estas pessoas tem também um ego do tamanho do Maracanã, e não suportam que alguém lhes diga que estão errados...

2007-07-26 10:56:57 · update #4

14 respostas

Pois é, César, acho que tem de tudo um pouco. Alguns interessados em ganhar dinheiro (vendem livros sobre o assunto) e outros apenas querendo fama. Mas eu creio que existam basicamente dois tipos de simpatizantes da suposta fraude: os que são realmente cegos e ignorantes se recusando a ver e os que apenas não tiveram a chance de ver a outra versão. Na pergunta que eu fiz algumas horas atrás eu sugeri que formássemos uma corrente para derrubar estas teorias ridículas que acusam a NASA de farsa. Esta corrente será para criarmos uma página que vai dissecar cada argumento dos pró-farsa (coisa fácil de fazer) e assim teremos uma página em português para mostrar aos que querem uma explicação. Aos outros que tem fé cega na farsa, não há nada a fazer, eles que fiquem o resto das suas vidas presos nesta ignorância empedernida.

Atenção: vou criar um grupo no Yahoo para discutirmos esta questão da página anti-fraude. Ele estará aberto a todos que desejam colaborar (obviamente fechado aos que querem tumultuar). Aguardem notícias por aqui no YR.

PS.: este é o grupo, quem quiser colaborar para a derrubada destes ignóbeis paspalhos se inscrevam lá:

http://br.groups.yahoo.com/group/afraudedafraudedoseculo/

.

2007-07-26 10:39:54 · answer #1 · answered by Zeca 54_anos de experiência!!! 7 · 3 0

Que interessa a alguns, interessa. Tem gente faturando em cima dessa bobagem. É verdade também que a mídia não tem ajudado a esclarecer nada, trabalhando para manter o ar de mistério, polêmica e dúvidas, porque dá ibope.

O que realmente se estranha é ver que algumas pessoas apenas decidem acreditar que tudo foi uma fraude. Elas não chegam a essa conclusão após analisar os fatos. Só acreditam na suposta conspiração porque gostam de acreditar nela ou até mesmo porque detestam os americanos. E o pior é que algumas citam aquelas coisas absurdas que estão no site Fraude do Século e semelhantes, como se fossem a mais pura verdade. Isso é irracional.

Por exemplo, alguns citam que as sombras dos objetos da direita de uma foto estão viradas para a esquerda e que as sombras dos objetos da esquerda estão viradas para a direita. Do modo como fazem a citação, fica parecendo que as sombras com aparência convergente são uma prova inquestionável de manipulação fotográfica fraudulenta. Porém, mesmo depois de a gente mostrar que as sombras são assim mesmo, por causa da perspectiva, a crença na fraude continua inabalável. É essa irracionalidade que não faz sentido para mim.

Um leigo diz que as estrelas não aparecem nas fotos, mas ninguém nota nem estranha que nenhum cientista questione a mesma coisa. Da mesma forma, a gente explica o porquê de as estrelas não aparecerem, faz testes e prova que é assim mesmo que deve ser, mas isso também não faz o menor efeito sobre quem já decidiu que foi fraude porque foi.

O que mais me incomoda é ver crianças e jovens caindo na conversa fiada da fraude e se sentindo como se tivessem acabado de desligar seus corpos dos cabos que os prendiam à Matrix. Uma pena, porque estão mesmo enganados.

Cada um que acredita que foi tudo armação dos americanos precisava parar um pouco e analisar por que acredita nisso. Se descobrir que acredita porque viu coerência nos argumentos do Fraude do Século, então está precisando urgentemente de socorro. Se não for por isso, que nos apresente um novo argumento para debate ou assuma para si mesmo que acredita na fraude só porque gosta de acreditar.

Alguns desconfiados conseguiram enfiar suas dúvidas primárias na cabeça de um monte de gente que também não tem condições de perceber os erros contidos naquilo em que passaram a acreditar. Podemos não provar que os americanos foram à Lua, mas é nossa obrigação mostrar, de uma forma clara, que tudo o que é usado como prova da farsa da NASA no site Fraude do Século está totalmente errado. Neste caso, o site do Zeca, sobre a fraude da fraude, pode ajudar.
.

2007-07-26 22:04:44 · answer #2 · answered by Tau Ceti 5 · 3 0

No caso do autor de "A fraude do século" é puro antiamericanismo mesmo. O cara nega até conhecimentos simples de física que abalam sua proposta.

Mas e se ele voltasse atrás agora ? Pensa bem, ele tem uma empresa, todos os clientes dele devem saber desta história, amigos e família idem, ou seja, acreditar na farsa da lua já se tornou parte da vida desse homem. Em outras palavras, ele precisa acreditar nisso. Ele é uma vítima de um auto-engano que satisfaz duas coisas, o seu antiamericanismo e o seu ego. Afinal, na mente dele ele está ajudando a humanidade ao desvendar uma fraude, tornando-se um astucioso herói contra a mentira.

E, pelo mesmo motivo, muita gente embarca nessa. E sem dúvida o antiamericanismo é o motivo mais influente. O que sobrou de provas do sputnik ? Só o testemunho de rádio-amadores, uma vez que a gravação do bip dele não é prova, mas ninguém questiona isso.

Porém, o ego também é importante, o cara pensa depois que lê o site "nossa, tá todo mundo sendo enganado, MENOS EU". E por ai vai.

Qual o remédio ? Os argumentos a favor da fraude não resistem diante das evidências, e de fatos que podem até ser demonstrados facilmente com um mínimo de cuidado e materias simples aqui na Terra mesmo.

Porém, o duro, é que as pessoas querem acreditar que foi uma fraude, ai não tem jeito...

A parte mais engraçada é a da foto mostrando a bandeira com a legenda "veja, está tremulando, mas a lua não tem vento". Pra começar foto não mostra nada tremulando, precisaria de um filme pra isso.
A bandeira está apenas amarrotada...

2007-07-26 14:11:08 · answer #3 · answered by ha_ver_o_sol_poente 4 · 3 0

as pessoas:
que ganham dinheiro com a ignorância dos outros, ganham dinheiro fazendo polêmica, pessoas enganadas e que acreditaram que o homem não foi à Lua, também pode ser ódio pelos ianques, etc.

se não for por dinheiro... por qual outro motivo (além de ódio aos E.U.A.) tal negação teria tanta credibilidade?

mas creio que os motivos vão além disso, pois como tal fato histórico pode ser tão contrariado com tanta vontade, persistência, força?

de fato a sociedade está tão aberrada, que se um acha legal a idéia de outro, tal pessoa vai atrás, até que se forme uma grande fila, na qual ninguém possui idéias próprias e todo mundo vai atrás sem nem mesmo ter seu motivo

isso tudo talvez se deve ao mesmo fato do porque da política do brasil ser assim do jeito que é

isso é preguiça mental, isso é ignorância, isso é falta do que fazer, isso tem grandes chances de ser raiva ou inveja, isso só se tornou isso porque um inocente foi contaminado e assim por diante e por outros motivos mais

2007-07-26 14:03:09 · answer #4 · answered by Gregorio M. 3 · 2 0

Idem!!!!
A mente de algumas pessoas são minusculas demais pra entender oq foi feito, sem estudos é facil negar, é só dizer NÃO.
é muito facil achar brexas de supostos erros e esquecer os acertos, as partes inegaveis da realidade.

flw
...

2007-07-27 12:57:42 · answer #5 · answered by Sydney 6 · 1 0

Cesar,

O aspecto comercial é o fator preponderante, vejamos abaixo:

As teorias de conpiração ajudam aos autores a escrever livros e vendê-los, a mídia a escrever notícias sensacionalistas e lucrar com isso mesmo que seja para desmentir depois.

O público alvo, no caso da história das viagens a Lua, são os jovens que não presenciaram (não viveram e não acompanharam) a epopéia da NASA nos anos 60 e 70. Dada a sua inexperiência e vontade de contestar a razão e a lógica são alvo fácil de oportunistas.

Por outro lado, estamos falando aqui de crenças e disseminação de informação "boca-a-boca", do tipo "ouvi falar" enter os jovens e via internet. O "papel aceita qualquer coisa" e com a Internet isso ficou pior ainda. Qualquer um pode abrir um site e escrever um monte de besteiras que haverá um público incauto para lê-las.

2007-07-27 11:56:34 · answer #6 · answered by ЯОСА 7 · 1 0

Exatamente, meu amigo...penso como vc!
Tb fico pensando as vezes por que motivo um grupo de pessoas gasta seu tempo discutindo questões como essa de que houve uma fraude na conquista, ou seja, dizendo que não aconteceu mesmo a conquista da Lua...aí é que vem a questão, né, a quem realmente interessa esse assunto da conquista??Que tipo de gente tá por trás disso? será puro anti-americanismo? O que será?

PS.: sempre leio suas respostas que, acredite, considero como se fossem artigos, gosto muito do que vc escreve e como escreve! Parabéns e obrigado por expor suas idéias!

Bjsss

2007-07-27 11:09:36 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 0

Como vai, César? Tudo bem? Não sou muito informado no assunto, mas sempre achei que tal negação da chegada do homem à Lua era fruto de ignorância das pessoas, pura falta de conhecimento. Eu não sabia que havia até documentários de respeitáveis produtoras como a Fox sobre o assunto, mas para mimi está claro que o interesse de tais documentários e questionamentos eram de intenção meramente lucrativa, já que o assunto atiça a curiosidade de muitas pessoas.

2007-07-29 14:45:18 · answer #8 · answered by Éber 3 · 0 0

Sinceramente, há tantas teses para esse assunto que já nem sei se acredito que o homem conquistou a Lua ou não, tem horas que confunde a mente.

2007-07-28 22:50:34 · answer #9 · answered by Estrela_sp 3 · 0 0

O problema lá é mais relacionado com as indústrias e fornecedores que outra coisa, tentaram fazer uma limpeza no cadastro e deu nisso, não sei se vcs. sabem mas a NASA é estatal pertence ao Governo Norte Americano. Alguns administradores estão tentando excluir uns espertinhos da lista de fornecedores, principalmente do futuro lançador espacial, que possivelmente não serão construídos, pela Boing ou Mac Douglas e sim um Conssórcio que fere os princípios das duas gigantes.
O resto é história de jornais e internet.

2007-07-27 17:37:32 · answer #10 · answered by Professor 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers