o xp pode ser mais propenso a virus pq é o mais atual, entao quem esta criando virus vai fazer para o sistema mais utilizado atualmente.
o linux é bem mais seguro que windows, justamente pelo q falei antes, quem faz virus, faz para windows que é o mais usado.
até hoje nao vi nenhum virus em linux.
2007-07-26 01:45:33
·
answer #1
·
answered by bfpires 5
·
0⤊
0⤋
Todo sistema operacional tem as suas vulnerabilidades, mas o Windows é muito pródigo nisso. A maioria dos vírus criados se utilizam da interatividade do sistema com a Internet e assim fica fácil comprometer uma máquina com Windows, ainda mais por causa do IE que é uma "graça" de navegador. Por isso há muitos usuários que trocaram o IE por outros navegadores menos críticos, como o Firefox, cujos scripts que afetam o IE para a instalação de vírus não é interpretado pelo Firefox. Mesmo pq o Firefox não é um navegador agregado ao núcleo do sistema operacional, como o é o IE, então a principal ameaça ao sistema Windows é o próprio navegador de internet que vem nele.
No caso do 2000 e do 98, o IE não é assim tão ligado ao sistema e há até um script chamado IERadicator que simplesmente ripa fora da sua máquina o IE inteiramente e, junto com ele, o Outlook Express e a interatividade de internet do Media Player. Mas colocando um player de vídeo alternativo e outro navegador, o windows fica mais seguro, mas não impossível de se "sacanear", pois há outras formas de se fazer isso.
Já o Linux trabalha com um outro tipo de engenharia, onde vc, pra executar ações que impliquem em mudanças na máquina, só com acesso de administrador (root). Pra não dizer que na remota possibilidade de um programa der um buffer overflow (muito usado na invasão de máquinas windows), basta reiniciar o login do usuário que volta tudo ao normal, sem precisar de reinstalação, de reinicialização ou de qq outra ação mais drástica. O problema é que o Linux não é tão prático como o Windows...
2007-07-26 13:53:50
·
answer #2
·
answered by ZikZira 7
·
0⤊
0⤋