English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O esporte prega desenvolver valores morais, a solidariedade, a convivência em grupo, a superação e a garra.
Como se explica então o comportamento da torcida brasileira no Pan, que vaia os adversários? As vaias fazem parte do Espírito Esportivo?

2007-07-23 12:11:37 · 927 respostas · perguntado por Anonymous em Esportes Outras - Esportes

927 respostas

Vaiar é não aceitar a derrota e quem tem espírito esportivo sabe perder.

O que vem acontecendo no pan do Rio é uma vergonha para o Brasil, nunca vi algo parecido em jogos em outros países.

Vaiar durante o jogo é normal, mas não respeitar o vencedor depois do final da disputa é um desrespeito.

2007-07-23 12:26:52 · answer #1 · answered by Ulisses 5 · 55 18

Eu acho isso ridiculo temos que saber respeitar nossos adversarios, para ganhar tambem o respeito.
Isso foi uma injustiça, aquele comportamento" não é característico de eventos esportivos e sim de vandalismo.
A culpa deste fato vergonhoso é também em grande parte da imprensa nacional, que o tempo todo elogiou, enalteceu e incentivou os excessos por parte da torcida brasileira, em diversas modalidades. Assim como de todos os “torcedores” e “espectadores” que insistem em confundir o seu direito de torcer com o direito de fazer anarquia.

2007-07-23 12:54:46 · answer #2 · answered by ઇઉ GiGi 6 · 31 13

Quem tem espírito esportivo não vaia...
Devemos fazer aos outros o que nós gostaríamos que fizessem ...

2007-07-23 12:53:08 · answer #3 · answered by yoiox 5 · 32 14

Deixei de assistir os jogos do Pan por causa disso. Acho uma falta de educação enorme com o outro time.

2007-07-23 12:23:34 · answer #4 · answered by piotr 4 · 45 27

Acho ridículo quando acontece isso..mostra que a torcida brasileira não sabe respeitar os adversários.

2007-07-23 13:31:26 · answer #5 · answered by NONAME 5 · 20 7

Depois reclamam quando falam mal de brasileiro. Foi a coisa mais bizarra que vi aquela briga na final do judô. A menina perdeu, a torcida quebra tudo??? E não vem dizer que é marginal que está ali porque pobre não tem dinheiro para pagar o valor astronômico do ingresso.

E como pode vaiar uma menina dos EUA da ginástica artistica? Só por que elas foram perfeitas? Ou um time pois joga com o Brasil?

Por isso que o país está nessa situação: falta educação, as pessoas acham bonito maus exemplos, que faz parte, mas não faz não! Bonito foi a equipe brasileira de judô entrar de mãos dadas com a equipe de Cuba. Bonito foi ver a judoca derrotada chorando de vergonha de seu povo.

Mais uma vez, o Brasil dá uma lamentável demostração para o mundo. Como brasileira, tenho que pedir desculpas.

2007-07-23 14:29:17 · answer #6 · answered by Paula S 3 · 12 0

Não fazem. O torcedor brasileiro está muito longe de se comportar como tal. No esporte, temos que saber lidar com a vitória e a derrota. É preciso ter o maior respeito pelos adversários, independente do resultado da disputa. Seria bonito se o brasileiro fosse parecido com os torcedores de alguns países da Europa, por exemplo. Durante as partidas, os torcedores aplaudem até os lances bonitos das esquipes visitantes. É uma vergonha esse comportamanto.

2007-07-23 13:30:40 · answer #7 · answered by Marcus 1 · 12 3

Sim, Ana. As vaias fazem parte do espírito esportivo. Vaiar como protesto por alguma atitude anti-desportiva de alguma equipe ou atleta ou contra a decisão polêmica de algum árbitro é perfeitamente legítimo. Vaiar o seu próprio time porque os jogadores não estão se esforçando o suficiente não contribui para melhorar o desempenho, mas também é uma forma legítima de protesto porque vem da mesma torcida disposta a aplaudir quando o seu time vence.
Discutível mesmo são as vaias "contra". É quando a torcida tenta interferir no resultado da disputa "atrapalhando" com as suas vaias a concentração e consequentemente o desempenho do adversário. A torcida brasileira é uma das mais apaixonadas do mundo e sente uma necessidade de participar, de "ajudar" os seus compatriotas a ganhar. Mas torna-se anti-ética e anti-desportiva quando torce e vaia para a ginasta cair ou o jogador a errar o saque ou o pênalti.
Uma outra vaia discutível é aquela que surge fora de contexto. O grande exemplo recente foi a vaia dada ao presidente da república. Pelo desempenho do governo nos recentes problemas que a nossa sociedade tem enfrentado, ele merece todas as vaias do mundo. Mas não na cerimônia de abertura de uma competição poli-esportiva em que o país tenta se credenciar a organizar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada. A vaia de cunho político deve ser dada em um evento de cunho político, como num comício, um debate ou um discurso político. Não na abertura do Pan. Do nosso Pan.
Nós brasileiros temos que nos reeducarmos para aprendermos a vaiar nos momentos e intensidades corretas para cada ocasião. E nunca, jamais vaiarmos de forma anti-desportiva. Quando o fazemos, estamos apenas desmerecendo as conquistas dos nossos atletas e estimulando que eles sejam mau tratados nos campos adversários.

2007-07-24 01:49:25 · answer #8 · answered by Regis 4 · 8 0

As vaias fazem parte do espírito esportivo "brasileiro".

Deveríamos respeitar, saber perder e mostrar ao mundo que temos hospitalidade para receber uma Olimpíada.

Em termos de infra-estrutura confirmamos brilhantemente que sim. Em se tratando da "superestrutura” - bom, esta parece ser a mais complicada barreira a ser transponida.

Em vez de vaiar, os atletas vencedores foram preparados para esta competição desde a infância. Deveriam sim vaiar os governantes corruptos, os adeptos do "top top top", do mensalão e afins. Afinal, não é culpa dos competidores estrangeiros, se em nosso pais, educação e esporte não funcionam bem. Esporte é um momento de paz, não de manifestações agressivas, taxativas ou preconceituosas.

Acredito que se o povo valorizasse genericamente o mérito, seja lá qual for a nacionalidade em questão, e ouvisse a explanação do presidente, não aplaudisse, nem vaiasse chamaria muito mais a atenção para a insatisfação popular. Não adianta vaiar e na hora de fazer a sua parte, como nas eleições, alienadamente colocar no poder tantos outros que já provaram pertencer ao campo da desonestidade, do mal caratismo e dos dólares na cueca.

2007-07-23 17:01:18 · answer #9 · answered by IRINEU 4 · 8 0

Quando estamos indignados com algo, é natural nos unirmos e vaiar, pra mostrar nosso descontentamento. No caso do Pan, creio que é falta de respeito do povo brasileiro mesmo. Nunca vi nenhuma delegação brasileira, ser vaiada em outros países e nunca tive notícias disso. O brasileiro é um povo bastante espontâneo, e isso às vezes atrapalha. O Pan certamente não era, e nem é lugar pra se vaiar, em hipótese alguma, pois isso mexe muito com a imagem do Brasil lá fora. Ficaremos com a imagem de péssimos anfitriões, onde a educação e respeito fica relegados a segundo plano, onde vários países foram recebidos com vaias, totalmente de graça, num acontecimento que deveria haver união e respeito entre os povos. É lamentável para o Brasil, esse tipo de coisa. Falta conscientização ao povo brasileiro. Depois desse exemplo de "cordialidade" dado no Pan, vejo cada vez mais distante, a realização de algum outro evento esportivo grandioso no Brasil. Lamentável mesmo!

2007-07-23 14:38:44 · answer #10 · answered by MinduimJP 7 · 7 0

fedest.com, questions and answers