é uma pequena provincia como o Mónaco, que fica dentro da cidade de Roma mas é independente.
2007-07-23 05:59:21
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
O Vaticano é um país dentro da cidade de Roma. É uma cidade estado, com nacionalidade, moeda, exército, tudo próprio. Tem cerca de 1 km quadrado e o chefe de estado é o Papa.
2007-07-23 12:21:08
·
answer #2
·
answered by umbra 4
·
1⤊
0⤋
Eu só sei que é um País.
2007-07-23 12:59:35
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Vaticano
à um paÃs, cuja a lÃngua oficial é o Latim, (o italiano é muito comum) , Chefe de Estado Papa Bento XVI , com área de 0,44 km²,c om uma população de 783 habitantes.
Foi criado pelo Tratados de Latrão em 11 de Fevereiro de 1929.
Moeda Euro
Fuso horário UTC +1,
Código Internet .VA
Código telefónico 379
(1) Antes de 1999: Lira do Vaticano
O Vaticano é o menor Estado independente do mundo, encravado na zona norte de Roma. Deve a sua existência ao fato de ser a sede da Igreja Católica, e a residência oficial do Papa.
O Vaticano foi criado pelo Tratado de Latrão, assinado por Benito Mussolini e o Papa Pio XI em 11 de Fevereiro de 1929. As terras tinham sido doadas em 756 por Pepino, o Breve, rei dos francos. Durante um perÃodo de quase mil anos, que teve inÃcio no império de Carlos Magno no século IX, os papas reinavam sobre a maioria dos Estados temporais do centro da penÃnsula itálica, incluindo a cidade de Roma, e partes do sul da França. Durante o processo de unificação da penÃnsula, a Itália gradativamente absorveu os Estados PontifÃcios. Em 1870, as tropas do rei VÃtor Emanuel II entram em Roma e incorporam a cidade ao novo Estado. Em 13 de março de 1871, VÃtor Emanuel II ofereceu como compensação ao Papa Pio IX uma indenização e o compromisso de mantê-lo como chefe do Estado do Vaticano, um bairro de Roma onde ficava a sede da Igreja (as leis de garantia). O papa, consciente de sua influência sobre os católicos italianos e desejando conservar o poder da Igreja, recusa-se a reconhecer a nova situação e considera-se “prisioneiro” do poder laico. Além disso, proibiu os católicos italianos de votar nas eleições do novo reino. Essa incomoda questão de disputas entre o Estado e a Igreja, chamada Questão Romana só terminou em Fevereiro de 1929, quando o ditador fascista Benito Mussolini e o Papa Pio XI assinam o Tratado de Latrão, pelo qual a Itália reconhece a soberania da Santa Sé sobre o Vaticano, declarado Estado soberano, neutro e inviolável.
O Papa é o chefe do Estado do Vaticano. à eleito por um colégio de cardeais denominado conclave e o cargo é vitalÃcio. Tecnicamente é uma monarquia eletiva não hereditária. Pode-se considerar o Vaticano como uma autocracia: todos os poderes (executivo, legislativo e judiciário), estão concentrados na figura do Papa, que não possui qualquer órgão que fiscalize seus atos como governante, e, por ser considerado sucessor de São Pedro, não deve prestação de contas a ninguém, considerando-o um emissário de Deus na Terra. O termo cidade do Vaticano é referente ao Estado, enquanto Santa Sé é referente ao governo da Igreja Católica efetuado pelo Papa e pela Cúria Romana. O Estado do Vaticano, com o estatuto de observador nas Nações Unidas, foi admitido como membro de pleno direito em Julho de 2004, mas não requereu direito de voto.
Grande parte do Vaticano está envolvida pela cidade de Roma. à tipicamente confundido como sendo apenas a Praça de São Pedro e a área por detrás. Porém, o Vaticano detém património espalhado por toda a cidade, com estatuto de propriedade do Vaticano, funcionando, assim, como pequenos enclaves dentro da cidade de Roma.
A economia do Vaticano é baseada na captação de donativos das comunidades eclesiais (igrejas) pertencentes à Igreja Católica, Apostólica e Romana no mundo inteiro. Essa arrecadação supre fundos para as despesas do Vaticano com a evangelização e os programas sociais que desenvolve, igualmente no mundo inteiro. O paÃs mantém um canal de donativos conhecido como "Ãbolo de São Pedro", no qual o doador remete os fundos diretamente ao Vaticano. Outra forma de captação de recursos é com o turismo no complexo dos "Museus Vaticanos". Não há outro lugar no mundo com tanto valor artÃstico e intelectual concentrado como no Arquivo Secreto do Vaticano, na Biblioteca Apostólica Vaticana, e nos acervos de arte (pintura, escultura e arte sacra) das igrejas romanas.
Composição étnica: têm cidadania vaticana os membros da Igreja que, por suas funções, devam ali residir. A maioria dos funcionários estáveis são italianos, um número considerável é suÃço e o restante originário de diversos paÃses.
Religião: Catolicismo (100%).
Idiomas: Latim (oficial), embora o italiano também seja muito comum.
Cultura
Praça de São Pedro A cultura do Vaticano é obviamente correspondente à cultura da Igreja Católica e o seu expoente são as obras de arquitectura como a BasÃlica de São Pedro, a ArquibasÃlica de São João Latrão, a Praça de São Pedro, a Capela Sistina e a coleção do Museu do Vaticano. O palácio onde reside o Papa tem 5 mil quartos, duzentas salas de espera, 22 pátios, cem gabinetes de leitura, trezentas casas de banho e dezenas de outras dependências destinadas a recepções diplomáticas.
A BasÃlica de São Pedro vista de dentro.Guarda SuÃça é o nome que recebe o grupo de soldados contratados para proteger o Papa. Foi criado no século XV.
Dos fogões vaticanos saÃram tentações como os ovos beneditinos (um capricho de Bento XI), a lagosta com trufa branca (habitual nas coroações do Renascimento), a musse de faisão ao molho chaudfroid (prato preferido de Pio VI) ou o maçapão de água de rosas (uma iguaria na Idade Média). Em Os Segredos da Cozinha do Vaticano a autora apresenta os ingredientes e o modo de preparo dos pratos vaticano.
2007-07-23 12:36:12
·
answer #4
·
answered by Professor 6
·
0⤊
0⤋
O Vaticano é o menor Estado independente do mundo, encravado na zona norte de Roma. Deve a sua existência ao fato de ser a sede da Igreja Católica, por ser a residência oficial do Papa, e também da Igreja Católica Apostólica Romana, a maior e a mais conhecida e numerosa das Igrejas Particulares da Igreja Católica
O Vaticano foi dado pelo Tratado de Latrão, assinado por Benito Mussolini e o Papa Pio XI em 11 de Fevereiro de 1929. As terras tinham sido doadas em 756 por Pepino, o Breve, rei dos francos. Durante um perÃodo de quase mil anos, que teve inÃcio no império de Carlos Magno no século IX, os papas reinavam sobre a maioria dos Estados temporais do centro da penÃnsula itálica, incluindo a cidade de Roma, e partes do sul da França. Durante o processo de unificação da penÃnsula, a Itália gradativamente absorveu os Estados PontifÃcios. Em 1870, as tropas do rei VÃtor Emanuel II entram em Roma e incorporam a cidade ao novo Estado. Em 13 de março de 1871, VÃtor Emanuel II ofereceu como compensação ao Papa Pio IX uma indenização e o compromisso de mantê-lo como chefe do Estado do Vaticano, um bairro de Roma onde ficava a sede da Igreja (as leis de garantia). O papa, consciente de sua influência sobre os católicos italianos e desejando conservar o poder da Igreja, recusa-se a reconhecer a nova situação e considera-se “prisioneiro” do poder laico. Além disso, proibiu os católicos italianos de votar nas eleições do novo reino. Essa incómoda questão de disputas entre o Estado e a Igreja, chamada Questão Romana só terminou em Fevereiro de 1929, quando o ditador fascista Benito Mussolini e o Papa Pio XI assinam o Tratado de Latrão, pelo qual a Itália reconhece a soberania da Santa Sé sobre o Vaticano, declarado Estado soberano, neutro e inviolável
Composição étnica: têm cidadania vaticana os membros da Igreja que, por suas funções, devam ali residir. A maioria dos funcionários estáveis são italianos, um número considerável é suÃço e o restante originário de diversos paÃses.
Religião: Catolicismo (100%).
Idiomas: Latim (oficial), embora o italiano também seja muito comum.
2007-07-23 12:24:56
·
answer #5
·
answered by kaysye 4
·
0⤊
0⤋
Acesse o site do Vaticano
http://www.vatican.va/
2007-07-23 12:14:53
·
answer #6
·
answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7
·
0⤊
1⤋
é um país o resto não sei procure no almanaque
2007-07-23 12:27:13
·
answer #7
·
answered by Tati 3
·
0⤊
2⤋
O Vaticano não é igreja, mas sim um organismo político-religioso que arrogando certas prerrogativas se interpõe entre Deus e os verdadeiros cristãos, conservando-os sob sujeição; certos teólogos vêem no Vaticano "O espírito do império romano com roupagens do cristianismo." Analisado pelo numero de crimes que cometeu ao longo dos séculos, o Vaticano pode ser comparado ao Anti-Cristo. Crimes estes incompatíveis com os ensinamentos de Jesus. Com o luxo que vive a Sua Santidade o Papa. Que é infalível, pois se acha Deus. E é tratado como um deus pelos seus súditos. O apóstolo João previu que esse pequeno Reino religioso "Enganaria as nações com feitiçarias". (Apocalipse 18:23). Enganar com feitiçaria significa atrair e seduzir pessoas com ritos e cerimônias artificiais simulando poder para dominar. Aí está o Catolicismo com sua: Água benta. Ramos bentos. Rosário, Amuletos, Velas, Imagens mortas. Cruz de cinza na testa, Purgatório, Limbo, tudo tão estranho nas Escrituras Sagradas. Farto material de feitiçaria.
2007-07-23 12:32:01
·
answer #8
·
answered by ANTONIO DE PAULA R 6
·
0⤊
3⤋
o vaticano é o primeiro andar de um cemiterio de fetos que encontram-se no seu subsolo, frutos de atos sexuais entre religiosos...incrivelmente é verdade: foram encontrados a um tempo atras, varias ossadas de rescen nascidos no sub solo do vaticano, que não se pronunciou...
2007-07-23 12:16:37
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
2⤊
5⤋