Essa ténica é chamada de OverClock:
Vej as informações abaixo:
Introdução
O overclock consiste em alterar as propriedades e configurações de equipamentos de hardware, no intuito de deixá-los mais rápidos, ou, como muitos dizem, "turbinados".
O primeiro passo é ter noção dos riscos e possíveis conseqüências:
- o tempo de vida útil dos equipamentos pode ser reduzido severamente com o overclock. ;
- as chances de queimar o processador, memórias e até a placa-mãe são grandes;
- pode ser que o overclock deixe o computador instável, a ponto de ficar lento.
Os riscos dos equipamentos queimarem ou perderem tempo de vida útil existem porque ao fazer overclock, muitas vezes será necessário alterar a voltagem dos componentes, o que resulta em aumento da temperatura. Isso deixa claro que, dependendo do overclock, será necessário adquirir coolers ou outros sistemas de refrigeração (watercooler, por exemplo).
Termos
Antes de começar é necessário ter conhecimento dos seguintes termos, pois eles serão úteis:
Clock - é a velocidade interna do processador, medida pela velocidade do FSB (visto abaixo) vezes o valor do multiplicador, que é definido pelo BIOS;
Ciclos de clock - consiste nos intervalos de tempo que o processador usa para executar suas instruções;
FSB - significa Front Side Bus e tem a função de definir a velocidade externa do processsador, ou seja, a velocidade na qual o processador se comunica com a memória e componentes da placa-mãe. As velocidades do FSB são as seguintes: 100 MHz, 133 MHz e 166 MHz. Valores mais altos costumam existir, mas geralmente são gerados através da multiplicação destes citados;
Vcore - é voltagem do equipamento.
Hardware x Overclock
Não são todos os equipamentos que permitem fazer overclock. Há também aqueles em que é possível, mas os riscos são tão altos que não valem a pena. Em processadores antigos o resultado do overclock pode não ter nenhum aumento de velocidade que seja significante, tais como em Pentium e K6-2.
O processador é sem dúvida, o item que mais sofre overclock. No entanto, sem uma placa-mãe com o mínimo de qualidade o overclock pode não valer a pena, principalmente se a placa-mãe tiver vários componentes onboard. Os fabricantes mais confiáveis são os seguintes: Asus, Abit, Gigabyte, MSI, Soltek e Soyo. O ponto chave é o chipset da placa, informado no manual da mesma. Antes de realizar overclock pesquise se seu modelo de chipset ou até mesmo o modelo da placa-mãe é adequado ao overclock.
Conforme já foi dito antes, é necessário estar atento ao cooler, principalmente quando o processador pertence à linha Athlon, da AMD. Estes costumam aquecer bastante. Esteja certo de que o cooler seja o modelo adequado ao processador do computador. Em alguns casos é necessário instalar equipamentos extras de refrigeração no gabinete, pois o calor interno pode ainda ser grande.
Fazendo o overclock
Para realizar o overclock é necessário trabalhar com as configurações do Setup do BIOS, geralmente acessível teclando-se o botão delete assim que o computador é ligado.
Ao entrar no Setup, procure um que trate do processador. Geralmente o nome desse item é ou assemelhá-se a "Processor Settings" ou a "CPU Setup" ou ainda "Features Setup". Ao conseguir entrar neste item aparecerá uma valor multiplicado por outro. Trata-se da operação FSB x multiplicador= clock, onde multiplicador é um valor numérico. Repare que o valor resultante dessa multiplicação é valor do clock do processador. Agora vamos ao overclock. Iremos utilizar como exemplo um overclock realizado num Pentium 4 de 1.6 GHz. Sua configuração FSB x multiplicador é:
100 MHz x 16 = 1.6 GHz ou 1.600 MHz
Para o overclock, o FSB foi mudado para 133 MHz (geralmente é possível mudar esse valor através das teclas de seta ou dos botões Page Up e Page Down em seu teclado):
133 MHz x 16 = 2.1 GHz ou 2.128 MHz
Relembrando, o FSB do seu computador pode estar em outro valor. Se estiver em 400 MHz por exemplo, ele é multiplicado por 4 (100 MHz x 4 = 400 MHz). No exemplo, é notório o ganho de desempenho. O Pentium 4 de 1.6 GHz pulou para 2.1 GHz.
Outro exemplo em um processador Ahtlon XP 1600+ MHz. Na verdade, este processador opera em 1.400 MHz, mas a AMD usa o símbolo + para dizer que o modelo, mesmo operando em 1.400 MHz, equivale a um Pentium 4 de 1.600 MHz.
Em nosso exemplo, este processador trabalha na seguinte configuração:
133 MHz x 10.5 = 1.4 GHz ou 1.396.5 MHz
Alterando o FSB de 133 para 166 MHz, o resultado é:
166 MHz x 10.5 = 1.7 GHz ou 1.743 MHz
Um ganho considerável. Em alguns casos, pode-se alterar o valo do multiplicador, mas é necessário pesquisar para saber se isso realmente é possível em seu processador. Na maioria das vezes, aumentando este valor, o computador pode acusar erro ou continuar trabalhando com o multiplicador anterior. Por isso, o mais adequado mesmo é alterar o valor do FSB. Uma dica interessante é que quanto maior o multiplicador vindo de fábrica, maiores são os aumentos de desempenho através de overclock.
Alterando o Vcore
O overclock poderia ter parado na explicação anterior, mas é possível aumentar mais ainda a velocidade do computador, alterando seu Vcore (voltagem). As instruções que o processador executa são realizadas por meio de pulsos elétricos. O intervalo entre os pulsos (ciclo de clock) é importante para a velocidade do processador. Alterando a voltagem do equipamento, é possível diminuir o intervalo entre os pulsos. Quanto menor este intervalo, mais rápido fica o processamento. Assim, se a voltagem for diminuída o ciclo de clock fica mais lento. Como nosso intuito é aumentar a velocidade, o valor do Vcore deve ser aumentado. Deve-se ficar atento a esta operação, pois qualquer exagero ou precipitação poderá causar danos irreparáveis ao hardware. Por isso, a alteração da voltagem deve ser feita em diferenças entre 0.1v e 0.05v. . Infelizmente não é possível medir com precisão o aumento da velocidade do computador, pois isso varia muito.
O valor do Vcore pode ser alterando também pelo Setup do BIOS. No entanto, em alguns modelos de placa-mãe menos recentes, essa alteração deve ser feita mudando a posição de um jumper na placa-mãe, portanto, verifique sempre o manual da mesma, para saber qual o procedimento que cabe a ela.
Ao fazer overclock mudando o Vcore, a temperatura do processador certamente vai aumentar. Daí a necessidade de um cooler "poderoso". Para se ter uma idéia, a questão da temperatura é tão importante que os fabricantes compensam o constante aumento de velocidade de seus chips, fabricando-os com tecnologias de 0.18, 0.13 microns e futuramente valores menores. Isso deixa claro que com a combinação perfeita do overclock com o cooler adequado, o aumento de performance pode ser muito alto.
Finalizando
Não só o processador, mas a memória e outros componentes, podem sofrer overclock. Repare que para os procedimentos explicados aqui, foi necessário alterar somente os valores do BIOS relativos ao processador. Com as memórias isso também é possível (e um tanto mais complicado).
O overclock em computadores menos recentes é um pouco mais complicado, pois exige a alteração de jumpers, além das alterações no BIOS.
2007-07-18 17:42:06
·
answer #2
·
answered by Hovercraft 3
·
1⤊
0⤋
o sempron eh limitado em um monte de tecnologias, e foi lançado para suprir necessidades de processamentos pequenos visando baixo custo/beneficio.
A AMD adota nomeclaturas para seus processadores, diferente da Intel que lança os processadores na velocidade real.
Por exemplo o Sempron 2800+ tem clock real de 1.6ghz como voce mesmo disse e ele não vai aumentar a menos que voce faça um overclock.
Não recomendo overclock para nenhum processador, toda e qualquer configuração otimizada que foge dos padrões de fabrica é prejudicial, causa instabilidade e mais travamentos. Esqueça essa tecnica.
Se o seu caso é necessidade de desempenho, então voce precisa verificar todo o conjunto, não apenas processador.
logicamente voce não vai tirar proveito desse processador, porque ele não foi criado para `desempenho`
se voce quer mesmo desempenho, precisa começar trocando o seu sempron pelo athlon. Este sim vai te dar desempenho. Dependendo do modelo da placa mãe e da pinagem do processador, voce talvez nem precise troca-la, trocando apenas o processador, mas lembre-se, placas onboard limitam o desempenho tambem ! se este for o seu caso, e como quer desempenho, sugiro trocar tambem a placa mãe.
a memoria tambem acompanha desempenho, 1 giga deve resolver seus problemas, e não esqueça de um HD Sata para melhorar ainda mais a velocidade de transmissao de dados.
A Placa de video pci-express, vai melhorar e muito a qualidade dos videos e games, portanto... se realmente quer desempenho, vai ter que gastar dinheiro !!
boa sorte ai !
2007-07-19 01:49:46
·
answer #4
·
answered by zoidez 5
·
0⤊
0⤋