English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Quando tinha 15 anos, cometeu uns erros. Fui duro, disse que não confiava nele, o que o arrasou. Modificou, tornou-se um excelente garoto e durante um ano tentou recuperar minha confiança mas não dei. Aí desistiu, passou a falar comigo só o necessário, procurou apoio moral em professores que confiavam muito nele.Depois que se formou em Engenharia quase me riscoue. Mas aí minha vida desandou, meus negócios quebraram e me separei da mãe dele. Fiquei mal e apesar da mágoa deixou que morasse em seu ap. Não pago nada, tenho um quarto confortável, mas ele quase não fala comigo, mantém a mágoa. Ontem finalmente conversamos. Nãop consegui convencê-lo de que queria o melhor para ele, acha que não fui pai, fui cruel e não aceita o que fiz. Perdi a paciência, disse que ainda não confio nele, que é um moleque. Ele disse, Então vá embora. Mora aqui de graça, come de graça e não confia em mim? Seja digno e vá procurar alguém em quem vc confie. E eu também não confio em vc. Fiquei arrasado. Que faço?

2007-07-16 07:17:07 · 43 respostas · perguntado por Marcos 1 em Família e Relacionamentos Família

43 respostas

Refletindo sobre se há amor incondicional entre você e seu filho, sou de opinião que há, sim, amor incondicional. O único, senão foi a expressão usada: "falta de confiança". Mas até isto é explicável!

Penso que o amor incondicional pode coexistir com outros sentimentos, inclusive sentimentos chamados de "ruins", desde que proporcionais a fatos. Um adolescente de 15 anos que faz mεrda não é mesmo digno de confiança (rs) e o fato do você não confiar nele não significa que não o ame - e ame incondicionalmente. Confiança é algo fácil de perder, mas dificílimo de reconquistar. Mágoa e rancor também podem coexistir com amor incondicional e a prova disso é que seu filho lhe deu guarida, apesar da mágoa que sentia.

Acho que ambos erraram: seu filho, por não reconhecer que se submeter a essa situação embaraçosa implicava que a confiança fora retomada e, em conseqüencia não aproveitar isto para suprimir a mágoa e o rancor que guardava; e você, primeiro por não dar crédito quando ele parecia merecer confiança novamente e depois por escalar e "perder a paciência", sentindo-se humilhado pela situação - mas expressando-se mal, em termos de uma falta de confiança que já não existia, realimentando o ciclo negativo.

Como a história nos foi contada por você, não admira que tenha aparecido a expressão "falta de confiança" ...

No meu jeito de pensar, apenas o amor condicional precisa ser demostrado. De preferência, de forma satisfatória, é claro.

Já o amor incondicional, esse basta que seja sentido. E não por quem é amado, mas sim por quem ama! Se quem é amado perceber e reconhecer que é amado, ótimo. Se não, não importa: segue sendo amado assim mesmo, pois é isto que amor incondicional significa.

Creio que seguir pelo caminho errado achando que é seguro, em detrimento de seguir por um caminho desconhecido é auto-ilusão e é o mesmo que ter certeza do erro! O oposto de "desconhecido" é "conhecido" e não "seguro". Portanto, o caminho seguido é conhecido; ele não pode ser chamado de "seguro", a menos que se queira dizer, com segurança, que se vai errar. Seguir por um caminho conhecido e errado é errar na certa; seguir por um caminho desconhecido significa experimentar e abrir a possibilidade de acertar.

Espero de verdade que vocês se acertem.

Um abraço,

2007-07-18 01:24:03 · answer #1 · answered by Alberto 7 · 1 0

mike
meu amigo,vc foi muito duro com ele...
ta,eu sei as vezes agente merece um castigo uma bronca mais vc naum podia ter guardado tanta bronca assim dele,ele eh seu filho!!! Eu naum tenhu filho ainda ,soh tenhu 16 anos mais minha fala q filho eh importante para os pais...
Tanta gente kria ter um filho e naum podi...reconheça seu erro volte atraz e peça desculpa ao seu filho.
E curta ele muito pois agente nunca sabe o dia da manha!!!
pense bem e reflita ...CHEGA DE MAGOAS ...
um grande abraço para vc....

2007-07-16 07:29:45 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

Nossa, acho tão triste desavença entre pais e filhos!!!
Eu acho que no fundo, vc e seu filho são muito parecidos, são orgulhosos, nenhum quer reconhecer que por algum momento errou!!! O certo seria conversar e um pedir perdão ao outro!!!
Eu sei que as vezes perdemos a cabeça. Mas vc pode ter certeza que teu filho te ama e vc devia confiar nele sim, ou pelo menos dar um voto de confiança!!! Vc agiu mal, fez mal para vc mesmo... Por que vc não muda... Volta lá pede perdão!!! O orgulho não te levará a nada!

2007-07-16 07:27:21 · answer #3 · answered by Anonymous · 2 0

Meu caro Mike. Há de convir que desde que seu filho tinha 15 anos você tem sido um carrasco, não é? Meu Deus, amigo, adolescentes têm uma estrutura emocional frágil. São muito influenciados por amigo e, muitas vezes, por falsos amigos. E são muito marcados por aquilo que os pais lhes dizem.

Seu filho errou. Talvez precisasse mesmo de correção de rota, até mesmo de castigo, palavra que não gosto de usar. Mas pais têm que medir suas palavras, pois o que dizem marcam demais seus filhos adolescentes, ainda mais por causa de sua estrutura ainda frágil.

Poucas coisas deprimem tanto um adolescente quanto não ter a confiança dos pais. Se a falha dele foi séria, creio que você deveria ter disto algo como "Você está agindo errado. Agindo assim não posso confiar no que você está sendo agora. Cabe a você mudar suas atitudes e agir da forma com de fato julgo que seja o seu interior". Parece bobagem, jogo de palavras, mas não é, faz muita diferença. A ênfase está nas ações erradas, em como o adolescente ESTÁ agindo, e não no que realmente é. Você condena com veemência a atitude, mas mantém abertura para a mudança, confia no que ele é, apenas condena o que ele está sendo.

Isto valoriza o adolescente, reforça os laços de afeto é, sem incentivar comportamentos errdos, incentiva na realidade a mudança, deixa aberta a possibilidade de que tudo pode voltar a ser o que era.

Nada pior, para quem quer que seja, que saber que não poderá reconquistar algo que tinha por mais que se esforce. Nada pior para um adolescente achar que não reconquistará, em um prazo razoável, a confiança de seus pais.

O seu filho mostrou que queria mudar, esforçou-se por 1 ano- eternidade para um garoto de 15 anos- e você, desculpe, foi cruel, inflexível. Deus não age assim, meu amigo. E você, nunca errou? Na adolescência nunca quebrou nem um pouquinho a confiança de seus pais? E na idade adulta, nunca cometeu um erro? Você é Deus?

Bom, seu filho se magoou profundamente, creio que errou em quase riscá-lo de sua vida - pais são pais, e sou sempre a favor do perdão - mas o acolheu em um momento de necessidade, estendeu-lhe a mão. Não é vergonha nenhuma cair. Mas ter uma mão estendida em tais momentos é uma bênção que muitos não tem. E você teve. Bom, e mesmo com esta bênção você diz que não confia em seu filho eo chama de moleque, mesmo ele lhe dando toda esta ajuda.

Meu Deus, você não confia em seu filho porque ele fez besteiras aos 15 anos! Então nunca confie em mim, e praticamente em ninguém. Aquele que nunca tiver feito besteiras na adolescência que atire não a primeira pedra, mas o primeiro míssil nuclear!

Não acho que seu filho esteja certo ao dizer o que lhe disse, mas, convenhamos, ajudar alguém e ouvir que é um moleque e não merece confiança....é demais, não é? Se você não fosse o pai dele, eu diria que ele estava absolutamente certo. No lugar dele - se não fosse meu pai - eu mostraria a porta da rua.

Meu amigo, para sua saúde mental, desculpe-se com seu filho, abrace-o. Acho que ainda é possível uma reconciliação.

2007-07-16 08:13:48 · answer #4 · answered by Steiner 7 · 1 0

Seu filho, por mais errado mostrou que ainda axistia uma chance de perdão e reconciliação. Porém o seu orgulho o retraiu. Considere e reconheça que vc. errou, e volte atrás, peça perdão e procure de fato mudar suas atitudes, pois realmente vc. não foi um pai. Resgate o que é seu: o filho e a dignidade paterna.

2007-07-16 07:33:26 · answer #5 · answered by DIET 2 · 1 0

Eu acho que vc pegou um pouco pesado com seu filho. Mas todos tem o direito de errar, vc errou ao dizer que não confia nele, imagina a cabeça dele como ficou naquele momento, reviveu o passado e se sentiu não confiável, diminuído, então num ímpeto de vigança resolve te humilhar te colocando na posição de necessitado. Os dois estão errados, porque não conseguem encarar um fato com maturidade e responsabilidade. Seria necessário que os dois conversassem muito para colocar para fora toda mágoa e ressentimento que está alojado no coração. Essa atitude só prejudica a relação de pai e filho. Ele precisa se sentir seguro e voce precisa ser amparado. Erga a cabeça, deixe o orgulho de lado e chame seu filho para uma boa conversa, tenho certeza que com clareza e paciência voces chegarão num acordo. Boa sorte!

2007-07-16 07:32:04 · answer #6 · answered by Tia Betty 3 · 1 0

Ele não é mais um moleque ... E pelo que eu entendi, você exagerou demais na dureza com ele. Todo mundo precisa de uma segunda chance ... E eu acho que se você quiser uma segunda chance com seu filho, vai ter que se esforçar muito! Afinal, já se passou muito tempo, e ele não é mais uma criança. Nem sei o que te dizer sobre isso ... Problemas em família são terríveis, e eu raramente tento resolvê-los. Se desculpe com ele, seja sincero ... Tente se aproximar devagar.

Acho que isso é tudo! Sortee ...

;*

2007-07-16 07:30:50 · answer #7 · answered by * Galatéia ~ 4 · 2 1

Peça desculpa e vá cuidar da sua vida. Filho não foi feito pra sustentar pai nem mãe.

2007-07-16 07:27:17 · answer #8 · answered by Anonymous · 2 1

Que situação complicada.

Acho que deveria conversar novamente e pedir desculpas, alias, acho que já era tempo de vc confiar nele e começar a dar o braço a torcer se quiser ainda ter seu filho como amigo.. Conquiste a amizade dele.
Os dois são orgulhosos, mas um tem que ceder, e acho que o pai por ter mais experiência de vida deveria lhe mostrar que as vezes é bom ter o perdão no coração tanto do seu quanto do lado dele.
Se um dia acontecer algo com vc ou com ele (Deus me livre) vcs nunca iriam perdoar a si próprio.

2007-07-16 07:26:17 · answer #9 · answered by Mazinha 2 · 1 0

Nossa, você é pai, deveria ter agido como tal, não?
Acho que você deveria lá atrás ter perdoado seu filho e não ter sido tão duro, acho que você acabou recebendo de volta o que deu para o garoto, só isso. Acho que você não agiu certo, e todo mundo erra, acho que você deveria perdoar seu filho, afinal ele é sua família, seu sangue, acho que você deveria relevar o passado e seguir em frente, tente recomeçar do zero...aprenda a confiar. Você mesmo disse que ele mudou.

2007-07-16 07:26:05 · answer #10 · answered by Anonymous · 2 1

fedest.com, questions and answers