English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Meus caros, sou muito curiosa e gostaria de saber opiniões sobre esta teoria que me inquieta.

http://www.pesquisapsi.com/linhacetica/article/155/teoria-m-e-origem-do-universo

2007-07-09 07:14:56 · 17 respostas · perguntado por ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 em Ciências e Matemática Física

17 respostas

Minha querida,

posso dar 10.000 estrelas para uma pergunta? FASCINANTE!!!!

Estou assistindo o vídeo... infelizmente tenho que dar uma pausa. Mas, agora que comecei... vou correr com o que tenho que fazer para voltar logo aqui e assistir o restante dele.

Essa área de pesquisas e de teorias que envolvem novas idéias, ou melhor, idéias revolucionárias e não ortodoxas, tudo isso me fascina desde minha mais tenra infância.

Aliás, me fascina tanto que começo a pensar em mudar meu campo de estudos.

Amiga, vou assistir e volto aqui mais tarde para deixar minha opinião.


Obrigada por esta pergunta intrigante e inteligente!!

Beijos

.... (volto logo...)

...
Minha querida, voltei agora de uma reunião de trabalho e vim direto ver sua pergunta. Ainda não assisti o vídeo todo, mas tenho certeza que vou sonhar com o que assisti pois me interessou muito. Você nem imagina o quanto!!! rsrsrsrs

Se tua pergunta ainda estiver em aberto amanhã de noite, quando vou poder assistir o filme todo, eu volto e deixo um comentário, tá?

Beijos e boa noite querida.

@}--,--------

___________

Minha querida, sua amiga aqui ainda não assistiu o filme. Não foi por falta de vontade, senão por interrupções que não me deixaram me deliciar com esta preciosidade que você deixou aqui. Prometo que amanhã sem falta coloco aqui minha opinião definida sobre o assunto.

Beijocas e mais uma vez, boa noite! rsrsrsrs

...

Finalmente pude assistir ao documentário inteiro. Estou simplesmente deslumbrada, fascinada e especialmente agradecida a você por ter compartilhado este vídeo conosco.

Eu já havia lido um artigo sobre a fisicista Lisa Randall que me deixou super interessada nesse assunto. Mas o artigo tratava mais da biografia dela do que propriamente de seu campo de estudo.

Amiga... meu coração está batendo mais forte após ver o que acabo de ver. Sei que muita gente vai interpretar de formas diferentes tudo isso mas, pra mim, gostei muito e vou assistir mais algumas vezes para tentar absorver mais ainda toda essa informação.

No final das contas, eu diria que a melhor opção é mantermos uma mente aberta a novas idéias e também a novas interpretações de idéias antigas. De que nos adianta negar algo que não entendemos apenas porque não compreendemos isso ainda?

O que seria da humanidade se todas as idéias revolucionárias que mudaram nossos destinos desde a antiguidade não houvessem sobrevivido o medo e a incompreensão iniciais? Eu acredito que não estaríamos onde estamos hoje, cientificamente, socialmente, tecnologicamente, etc.

Eu poderia deixar aqui minhas teorias a respeito desse assunto, teorias essas que vão além do que os próprios fisicistas (físicos?... meu inglês interfere às vezes, desculpe) propuseram.

Mas deixo isso para uma outra oportunidade, talvez lhe escreva um e-mail longo, bem longo (rsrsrs) explicando minhas idéias mirabolantes querida.

Um beijo enorme e me perdoe pela demora. Se tivesse dependido apenas de mim, eu teria assistido esse vídeo quando você o colocou aqui.

Adorei!!

Mais beijos!! rsrsrs

@}--,--------

2007-07-09 07:24:49 · answer #1 · answered by Anonymous · 3 1

Não sei se cabem em todos os universos, as estrelas desta pergunta,
...........PARABÉNS

vou tentar lhe ajudar ( e também à mim)

♥ Helda ♥ C ♥
É como explicar toda a novela para quem só assistiu ao ultimo capitulo, provavelmente irei deixar de explicar muita coisa, os links precedidos de * leia* são fundamentais, os demais são para quem quiser ver cálculos e teorias mas a fundo.

* leia*
Uma visão geral bem rápida da física pelos tempos (5 paginas, port/portugal)
http://cftc.cii.fc.ul.pt/PRISMA/capitulos/capitulo1/modulo2/topico1.php

O caso é estrondoso, já acompanho ....bem a muito tempo tudo isso.
Para mim é um caso “pessoal”, tive ligeira quarta guerra mundial com meu professor de física, aos 16 anos.

É que não dava para manter a briga entre relatividade e quantas na minha cabeça.
Nem se ouvia falar em supercordas, mas não tinha lógica a total incompatibilidade entre as teorias.
Se ambas funcionavam bem, e explicavam a mesma coisa (matéria) sendo a única diferença a escala; uma na macroscópica outra na atômica.

Para termos de comparação, imagine os azulejos de uma parede, ele é uma peça única como um todo, mas constituído de milhões de partículas, e está aderida a sua parede, bem a teoria de Einstein “colava” muito bem na parede, não tinha como o “todo” sair nem mesmo se mover um milionésimo
E a teoria dos quantas levava as partículas para passear pela sua casa.

Bem como pode o todo não se mover, e as partes que compõem o todo passear livres?

Isso comprometia a própria integridade da matéria.
(não levem isso ao pé da letra, nem gatos zumbis, nem tufões de borboletas)

Porém, os modelos padrões de ambas as teorias foram muito bem em todos os testes, com incongruências mínimas em casos “especiais”, como para a maioria das experiências e conhecimento da época, tudo era bem resolvido em ambos os lados, por um tempo, virou sacrilégio misturar átomos com planetas, na mesma sala de aula ou laboratório (cientistas).
(arrumei uma baita dor de cabeça com o coordenador de física, que para meu azar era meu professor...)
(estava terminando um projeto de laser CO2, já aprovado por um PHD do IME do Rio, como fótons têm o péssimo habito de não se decidirem se são matéria ou energia em ambos os casos, tive problemas)
Agora entra o tal “gato”, Werner Heisenberg , para numa conferência demonstrar (como fiz acima com azulejos) sua teoria, teve a infeliz idéia de “colocar um gato na historia, e o pior que o gato tava vivo e morto ao mesmo tempo” Principio da incerteza. Que Einstein “adorou” e lançou seu famoso “Deus não joga dados”.

Bem o caso é que realmente não dá para determinar o ponto exato, que um elétron com órbita regular, que deveria ter cálculo, também exato da posição, os elétrons teimam em nunca estar onde deveriam, portanto só da para prever uma estatística de posição (Principio da incerteza Heisenberg).
(derivam estatísticas complexas, Caos, Factrais) (borboletas formadoras de tufões......atualmente muito utilizadas em previsões complexas física, química, economia........ Meteorologia, ......tufões )
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_do_caos
http://www.mat.ufg.br/cursos/rialma/2002/rel_amr.pdf

Pior que isso reside no fato de um mesmo elétron, aparecer em dois pontos simultaneamente. (
Ou não ser encontrado (tipo volto logo), se ninguém sequer desconfiava onde ele ia, isso só incomodava na teoria, no mais tudo bem.

Por sua vez a relatividade também tinha suas exceções, mas vinha sendo comprovada matematicamente e confirmada suas previsões na pratica, curvatura do espaço próximo à grandes massas(desvio da luz de uma galáxia distante ao passar por traz de uma estrela), micro segundos de diferença em relógios ultra precisos em terra e em naves espaciais.
Mas quando tentávamos efetuar matematicamente algumas previsões teóricas, a relatividade falhava, tentaram emendar diversas vezes por vários recursos
Relatividade uma “singularidade” de volume zero e que no entanto contém densidade infinita e energia infinita.
Isso impede qualquer cálculo, computadorizado ou não, dividir por zero é impossível, simultaneamente, qualquer operação com infinito resulta em infinito.

Numero de plank (traduzido por Einstein)
http://www.scielo.br/pdf/rbef/v27n3/a24v27n3.pdf

Todos esses dilemas surgem derivados do conceito de que partículas fundamentais fossem pontuais, bem, e se não fossem?
Bem, se dissolveriam os dilemas.
Mas estávamos muito “acostumados” à idéia de partículas pontuais.
Surgem os primeiros conceitos de cordas.

Gabriele Veneziano, "pai" da teoria das cordas no Brasil (entrevista)
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=30972


desenvolvimentos teóricos escritos e matemáticos
http://www.sociedadeteosofica.org.br/bhagavad/site/livro/cap40.htm
http://www.seara.ufc.br/folclore/folclore134.htm
http://fisica.ufpr.br/samojeden/noticia121.html
http://www.dfisica.ubi.pt/~pmoniz/NNaggc2.pdf
http://www.ifi.unicamp.br/~pgomes/Teoria_das_Supercordas.html
http://www.guia.heu.nom.br/teoria_das_cordas.htm

e tem muito mais.........

Os conceitos iniciais de cordas resolvem algumas questões, mas não todos.
Tentativas sucessivas de unificar “tudo” numa única teoria falham.
Temos então 5 teorias de cordas, cada uma funciona bem num caso especifico
No caminho passamos por vários conceitos de cordas (cordas abertas, cordas abertas que se fechavam em anéis, anéis “tortos”.........diafragma, também foram muitas as tentativas de n° de dimensões, basicamente de seis até doze dimensões foram aventadas, desde o inicio (possibilidades da matriz do sistema) na realidade qualquer numero de dimensões.

Finalmente chegou-se a onze dimensões, desta vez com sucesso teórico impressionante, é que a partir desta chegamos as 5 outras por calculo, sem forçar nada, é que em cada caso em especial um dado valor é anulado, por exemplo, um dos valores assumidos numa multiplicação equivale ao elemento nulo (1,um), com isso conduz a formula à um dos cinco casos específicos.

Que nos leva as seguintes conclusões
Provavelmente......

Todo o universo é um campo de forças formado por um traçado quadridimensional de linhas de espaço-tempo (supercordas).
ONDE ESSE CAMPO SE INTENSIFICA, SURGE A MATÉRIA.

Temos UM MULTIUNIVERSO de 11 dimensões, que pode não ser o único.....
Dentro dos limites do nosso multiuniverso existe possibilidade teórica bastante plausível para outros universos simétricos de número ignorado, 4, 100, bilhões?
Que nos leva a reflexões sobre realidade, mas em que dimensão?

*LEIA* http://www.blazelabs.com/f-u-hds.asp...
(entender o conceito é fundamental, inglês, com figuras animadas)
O que veria um observador da dimensão(n) n*D, se dentro do universo em que vive estivesse a suas próprias dimensões de n*D?, - a resposta é “uma imobilidade, ou uma forma espacial estática (congelamento no tempo)de n*D dimensões”.
Uma criatura 2D não necessita mover-se em torno do círculo para reconhecê-lo ou saber qualquer outra coisa sobre ele, e uma criatura 3D não tem que correr através de fatias circulares de uma esfera para reconhecer uma esfera. note que as ações se movem e fluem, ambos requerem a dimensão do tempo para ter sentido, mas reconhecê-la é um ato vinculado à forma de uma estrutura estática e não necessita nenhum tempo.
Para um observador do n*D, o universo dimensional de n é estático, sem movimento, e não muda com o tempo, mas tem todo o conhecimento de o que está dentro de todas as dimensões mais baixas.
Vamos nomear este observador final do n*D como o observador universal.
Para o observador universal, o tempo não existe, desde que ambas ele mesmo e o universo são a mesma coisa.
Nem ele mesmo nem o universo são afetados pelo tempo ou pelas dimensões mais baixas, e de um ponto de vista de um observador das dimensões mais baixas pode ser dito que este observador universal é existente desde a até a eternidade.

Que mais uma vez temos a oportunidade de praticar (COISA DIFICIL PARA O HOMEM)........................... A Humildade.

QUE TEREMOS MUITOS DIZENDO QUE A CIÊNCIA TUDO PROVA E QUE SE BASTA
OU QUE A CIÊNCIA PROVOU A EXISTÊNCIA DE DEUS.

Diante da complexidade e aparente desordem, das possibilidades catastróficas, temos alguma lei nesse caos, que conspira pela vida, mais massa menos massa, mas gravidade menos gravidade, maior menor expansão........... qualquer pequeno desvio numa só dessas variáveis, e nem mesmo o universo (qualquer um deles) subsistiria.
O caótico desenfreado sempre conduz a falência.
MAS
“sendo uma teoria científica, não pode se ocupar da identidade do designer (causa), mas apenas do design (ontologia) ser empiricamente detectado na natureza. Somos estritamente agnósticos quanto à identidade do designer.”

Minha impressão pessoal, é que demos mais um passo, no caminho, SÓ.
Explica somente a matéria, a casa o terreno e a mobília, mas não a vida, poderíamos ter tudo isso com todos os quesitos, ainda assim inanimado.

Não explica Leonardo Da Vinci, Julio Verne, Aristóteles, Michelangelo, Capacidade, sensibilidade, senso, premunição.
Não explica um carpinteiro que escreve, numa única pagina, uma única palavra, valida em qualquer lugar em qualquer tempo.

Que todos desta ou de outra dimensão, somos constituídos do mesmo principio independente da origem desta.
Que sendo todos fundamentalmente partes diferentes da mesma “energia” geradora,
Tornamos-nos mais estúpidos ao refletir sobre nossas atitudes em relação as nossas “outras partes”

CONTINUAMOS QUERENDO COLOCAR O MAR NUM BALDE.

Se ainda não conseguimos comer sem brigas numa mesma mesa, não aprendemos a conjugar o verbo do Carpinteiro, como iremos compreender o Arquiteto.

"uma ciência pequena afasta de Deus, uma grande ciência nos reconduz a Deus"
Albert Einstein

TEM MUITO ERRO DE PORTUGUÊS, mas estou sem tempo, e já demorei demais, desculpe o tempo e o "vento"

Foi maldade seu vídeo, lhe devolvo em dobro
Três horas de vídeo
precisa de quicktime http://www.apple.com/quicktime/download/

http://www.pbs.org/wgbh/nova/elegant/media2/3014_q_01.html

um monte deles
http://www.pbs.org/wgbh/nova/elegant/program.html

2007-07-09 14:26:02 · answer #2 · answered by carslbrg 4 · 2 0

acredito em deus

2007-07-09 07:26:17 · answer #3 · answered by Anonymous · 2 1

Não sei qual a tua linha de pensamento... mas eu ñ sou cética, e não concordo com essa nova teoria,
"Deus disse... haja luz e houve luz!"

bjs

2007-07-10 02:50:43 · answer #4 · answered by - Núbia 6 · 0 0

Esta teoria é a essência de toda pesquisa científica séria feita pelo homem procurando respostas para suas dúvidas.

Ela merece atenção e muito estudo, pois servirá de referencial para novas descobertas e assim sucessivamente.

Não pode-se confundir desvendar as lacunas do surgimento do universo, da existência de outros universos, das 11 dimensões, como a negação da existência de um ser (ou seres) capazes de organizar com extrema maestria todo este sistema e colocar um propósito à sua criação.

Temos um propósito em estarmos aqui. Nenhum ser soberanamente inteligente criaria algo tão magistral, tão incrivelmente sincronizado e harmônico se não houvesse um propósito igualmente inteligente e magistral.

O homem descobrirá e desvendará milhares de segredos ainda ocultos pela sua visão restrita e ignorância, e estes descobrimentos provam a evolução da mente humana, a busca pelo conhecimento do todo e de si próprio.

Mas mais importante que isso, e muito mais simples, é aprender a amar, a respeitar-se e fazê-lo com o próximo... esta coisa tão simples e tão fundamental para a co-existência humana ainda é uma das lacunas mais obscuras e profundas da humanidade...

Aos cientistas meus parabéns. Acompanho de perto as descobertas e as repasso sempre que possível.

E à todos os seres que compartilham o mesmo planeta Terra, neste pequeno sistema Solar, dentro desta pequena galáxia, neste pequeno universo, resta-nos a entender e a colocar em prática o AMOR....

Grande abraço e paz a todos.

2007-07-10 02:39:24 · answer #5 · answered by Philosophos 3 · 0 0

Sem recursos para responder por não acessar o youtube.

Razão: provoca-me estresse.

MUITA PAZ!

2007-07-09 20:00:44 · answer #6 · answered by Jogador7 6 · 0 0

Faz sentido. Pois a física é feita de absatrações. E as vezes, a gente chega a duvidar disso, por que parece que tudo está muito longe do nosso dia a dia. Mas, de qualquer forma, não é uma coisa que se deva desprezar. Pense sempre no choque que deve ter sido a descoberta da mecânica para as pessoas da época. E isso hoje é tão normal, para nós.

2007-07-09 12:38:51 · answer #7 · answered by Amigo de Wigner 6 · 1 1

não só louco e fera em física.

2007-07-09 11:57:34 · answer #8 · answered by rosevic40 1 · 1 1

Trata-se de mais uma dentre as várias teorias formuladas pelo homem procurando entender a origem do universo.
Mas o que me intriga não é COMO o universo (ou os universos) surgiram mas o POR QUE (vontade de alguém ou alguma força misteriosa que sempre existiu?)

2007-07-09 08:36:00 · answer #9 · answered by Anonymous · 1 1

muito interessante, gostei, mas é uma teoria nova, que ainda está sendo estudada e muito...!!!!

2007-07-09 08:09:13 · answer #10 · answered by Filipe 6 · 2 2

fedest.com, questions and answers