Somos Pó das Estrelas
O que faz com que em pleno século XXI, o homem viva sobre a Terra todos os estágios de desenvolvimento ao mesmo tempo? De tribos primitivas a civilizações que alcançaram as estrelas?
O importante é que o mito de Adão e Eva é verdadeiro. Não de fato, mas como uma verdade universal. Aquela verdade que satisfaz uma necessidade que não sabemos explicar porque temos. Nós continuamos a querer provar do fruto de sabedoria, mesmo arriscando a que isso nos leve para mais longe ainda do paraíso. A sede de saber cada vez mais é, como diz o mito, o princípio da nossa queda do mundo celestial e o início de nossa condição de seres humanos.
Seja lá o que formos e o que estamos fazendo aqui, é maravilhoso ser parte desse mundo que de tão extraordinário é considerado improvável pelos computadores mais poderosos.
Estamos sós?
Estamos sozinhos entre os trilhões, e trilhões de vias lácteas dos universos? Pues quién sabe? Existem aparelhos, como gigantescas antenas parabólicas apontados para o céu já há dezenas de anos, vasculhando o espaço para escutar os mínimos ruídos de rádio, que possam acusar vida em outros planetas. Até agora só houve um incidente mínimo, um leve e rápido mexer dos ponteiros. Em 10 anos não parece muito, mas existiu.
Somos pó das estrelas
O certo é que, como diz o mito, nós somos pó e ao pó voltaremos. Nós somos pó das estrelas, literalmente. Quando uma estrela perde o hidrogênio ela explode e seus pedacinhos de poeira, depois de bilhões de anos perambulando pelos céus, começam a se juntar com pedacinhos de poeira de outras estrelas que também explodiram quando morreram.
Eventualmente, outros planetas se formam dessas estrelas que explodiram. No caso da nossa Terra, a sua matéria foi se transformando até surgir a célula viva, que foi se transformando até surgirem todas as manifestações de seres vivos que existem hoje, plantas e animais. Somos uma dessas manifestações.
A terra, a água, as rochas, os cristais, as pedras preciosas, o excremento, a latinha de cerveja, tudo e todos, somos pó das estrelas. Nossas células quando morrermos vão se transformar mas sempre serão parte do planeta. Mais tarde quando nós explodirmos com a Terra e sua poeira se espalhar, nossos átomos vão se espalhar e se juntar eventualmente com a poeira de outras estrelas para formarmos ainda outras estrelas.
Mistério do cosmo
De onde veio o conhecimento que há milhões de anos nos deu a certeza intuitiva de que viemos do pó? O mistério do Cosmo existe para todos, de ateus a fanáticos religiosos. Por isso o mito é fundamental, ele é o único a traduzir em sua linguagem simbólica: Quem somos, de onde viemos, para onde vamos, por que somos?
Mesmo que as respostas pareçam se modificar: de católicos a ateus, do creacionismo ao Darwinismo, elas trazem na essência, incompreensível na lógica mas apreendida na intuição do artista ou do sensitivo, a mesma profunda satisfação que conecta o homem com o divino.
2007-07-11 00:04:49
·
answer #2
·
answered by STAR 7
·
1⤊
0⤋
corcertesa ñ.
isso é biblico:
´´ha muito + coisas, entre o céu e a terra´´.
2007-07-07 19:13:29
·
answer #3
·
answered by ANDRÉ CRUZ 3
·
0⤊
0⤋