English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Alguns utilizam a própria educação que tiveram, outros tentam fazer o contrário do que consideram eticamente incorreto, outros se baseiam na fé. E você? Qual é o seu manual de conduta?

2007-06-27 12:11:17 · 6 respostas · perguntado por Mariana 2 em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

6 respostas

É, minha cara Mariana, esse assunto é empolgante! Contudo, as normas de ética foram definidas por alguém, para uso em determinado lugar e em determinados momentos! Em alguns lugares a ética exige de nós, homens, o uso da gravata, em outros isso seria ridículo. Em algumas situações, em atenção à ética, somos obrigados a utilizarmos o português acadêmico, em outros podemos usar a forma coloquial.
Quando se fala da ética social, aí é que complica tudo, porque temos que adotar uma postura que alguém criou e, agora chegando, acho eu, no ponto culminante da sua pergunta, quem criou, criou com base em que?
Eu entendo que, não só no que se refere à ética, mas também à classificação do que é certo ou errado, nós sempre avaliamos DE ACORDO COM O NOSSO PARÂMETRO e isso nem sempre é válido. Nem sempre o que eu penso é a forma correta de se pensar.
Espero que tenha me expressado eticamente, ok?
Abraços!

2007-06-27 13:00:39 · answer #1 · answered by Walter 5 · 0 0

Existe em toda a humanidade algumas noções de ética que são universais. Em todo o mundo é errado trair um amigo, roubar, matar sem ser por legítima defesa, maltratar ou abandonar uma criança, deixar de ajudar alguém que está precisando. Estes conceitos são universais. Existem outras questões que dependem da região onde se vive. Aqui no Brasil não se considera nada demais a liberdade sexual. Mesmo em caso de traição, isso não é mais razão para se matar uma mulher. Em países muçulmanos uma mulher que trai o marido é morta pelo corno, e a lei o ampara. Em alguns países a eutanásia e aborto são liberados. No nosso país estas práticas são proibidas, e maioria das pessoas as condenam. Enfim, os conceitos de moral dependem mais da cultura de um povo e de um determinada época. Não tem de haver fé para se regular isso. Uma pessoa sem religião e sem crença em deus como eu, tem mais afinidades em conceitos morais com um religioso do Brasil do que com um outro ateu que resida num país distante. Um evangélico brasileiro, que não seja fundamentalista tem mais afinidades, nos aspectos morais com um ateu brasileiro do que com outro evangélico estrangeiro.

2007-06-27 14:59:27 · answer #2 · answered by Falco 7 · 0 0

NÃO fazer para os outros o que não gostaria que fizessem para mim, fazer as coisas com a coniciência limpa, fazer o que acredito ser certo e o que é certo na sociedade.

2007-06-27 12:20:34 · answer #3 · answered by *any* 4 · 0 0

Baseio-me em princípios e regras morais fixas, nunca ou quase nunca pelo menos fazendo o que ñ axo correto que façam comigo

2007-06-27 12:17:26 · answer #4 · answered by Tabosa 2 · 0 0

Não falo ou faço aquilo que não gostaria que fizessem ou falassem de mim.

2007-06-27 12:17:00 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Olá !
Ética para mim, é fazer aquilo que está dentro dos padrões das leis e respeito pelos demais envolvidos, e nunca fazer aquilo que não gostaria que fosse feito para mim.
Ou seja...olho por olho....dente por dente !

2007-06-27 12:15:48 · answer #6 · answered by Vander texas 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers