Meu livro favorito é o romance de ficção científica "Nós", do escritor russo Evgueni Zamiatin, que "inspirou" dois livros importantes do século XX. O Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley e "1984" de George Orwell. O livro "Nós" foi escrito em 1920, o Admirável Mundo Novo em 1932 e o livro "1984" foi escrito em 1949. Por estas datas já dá para saber quem copiou de quem. O livro de Zamiatin descreve uma sociedade de futuro distante e é premonitório, pois conta coisas que já estão acontecendo.
2007-06-27 06:24:32
·
answer #1
·
answered by Marília de Dirceu 7
·
0⤊
0⤋
Infelizmente, ainda não pude ler a Bíblia na íntegra e, tenho certeza que, quando o fizer, ela passará ao 1º lugar do ranking de minhas obras literárias favoritas, mas, enquanto isso não acontece, essa colocação é ocupada por "A Divina Comédia", de Dante Alighieri. Você falou de uma leitura que nos deixa em estado de contemplação? Que fala de coisa peculiares ao ser humano? Que nos coloca, não apenas como espectador mas como personagem do que estamos lendo? Pode ter certeza que, no meu caso, esse livro fez tudo isso e muito mais! Em primeiro lugar, como a versão original é totalmente escrita em verso (há versões em prosa, como uma que eu tenho), as rimas são simplesmente fantásticas! O tradutor da edição que eu li está de parabéns! Até me custa a acreditar que uma odisséia como aquela, que leva o próprio Dante, em companhia de Virgílio, ao Inferno e Purgatório e, mais tarde, ao Paraíso, dessa vez acompanhado por sua amada Beatriz, possa ter sido inteiramente narrada através de poemas! E que poemas! Só lendo mesmo pra se ter uma idéia! Em segundo lugar, a narrativa dessa viagem espiritual empreendida pelo autor (que quase nos faz crer que tenha realmente acontecido) mudou completamente a visão que eu até então possuia do que possa ser "a vida após a morte" ou "o outro lado", mas, resumi-la simplesmente a esse conceito seria menosprezar toda a magnitude dessa obra. Nesses três lugares, em que Dante encontra tanto personagens históricos reais, como seres mitológicos e até mesmo parentes próximos ou conhecidos, o leitor é conduzido por uma viagem à própria alma humana, por tudo aquilo que a caracteriza em sua essência, seus méritos, suas fraquezas, e, é claro, as conseqüências que cabem a cada uma delas. Caramba, falar da experiência que é a leitura desse livro é como querer explicar o que é Deus! E a leitura da passagem de Dante pelo Paraíso é o que de mais impressionante e indescritível eu já tive a oportunidade de ler em todos os meus 31 anos de vida e que, provavelmente só a leitura da Escrituras poderá superar! Só pra se ter uma idéia, pra quem ainda não leu, aí vai uma pequena amostra:
"Por narrar o que vi é a voz é a voz humana
mais que a de uma criança insuficiente,
que ao seio da nutriz inda se afana.
Não que vários aspectos, simplesmente,
na luz se demonstrassem, que eu fitava,
e que era em si a mesma e permanente,
mas porque meu olhar se incrementava
tanto, fitando-a, que uma só essência,
à minha mutação, se transmudava.
Na profunda e dilúcida aparência
da luz vi três anéis, tendo três cores,
mas uma só e igual circunferência.
Um refletia no outro os seus fulgores,
como dois Íris, e o terceiro, à frente,
de ambos colhia a um tempo os esplendores.
Ah! Como é vã a voz, e incompetente,
por demonstrá-lo! E creio ser melhor
calar do que dizer tão pobremente!
Ó luz que vives de teu próprio ardor,
que em ti te sentes, e és por ti sentida,
que em ti, e só por ti, és graça e amor!"
Pra quem não se deu conta, é nesse trecho onde o autor se vê diante da "presença de Deus"! O que mais eu poderia dizer?
2007-06-27 14:08:38
·
answer #2
·
answered by eduarthmaul 7
·
1⤊
0⤋
o livro favorito é harry potter e senhor do anes .qual e seu favorito?
2007-06-27 12:55:39
·
answer #3
·
answered by felipe m 1
·
1⤊
0⤋
o livro que li e mais gostei foi OS CATADORES DE CONCHAS DE ROSAMUNDE PILCHER...o livro conta a vida de Penelope: mulher parecida com milhares de outras mulheres. Penelope Keeling é filha de um pintor vitoriano idoso e de uma jovem francesa liberal e independente. E é exatamente a sua vida tão comum e igual a de qualquer mulher que torna este romance tão atraente. Com altos e baixos, Penelope, foi feliz por ter sido uma filha amada, e infeliz por ter se casado com o homem errado. Encontrou mais tarde o verdadeiro amor, mas as tragédias e problemas ocasionados por esse encontro deixaram marcas profundas. Teve três filhos, cada um com seu mundo estruturado, intransponível, com suas desilusões e alegrias. É nesse universo que o leitor vai penetrar, envolvendo-se com uma mulher vigorosa, firme e bela. Ao longo de 600 páginas, o mundo de Penelope arrebatará o leitor de tal maneira, que será impossível não se envolver com o destino da Família Keeling.
2007-06-30 21:06:24
·
answer #4
·
answered by maria celia mg 5
·
0⤊
0⤋
A Bíblia, O menino no espelho, de Fernando Sabino
O caçador de pipas, Khaled Hosseini
O livreiro de Cabul, Asne Seierstad
2007-06-30 16:44:12
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Bom, eu nunca fui muito chegado a leitura, no entanto, após iniciar o curso de jornalismo rompi esta barreira! Eu jamais imaginei ler um livro de 600 páginas e o fiz com muito prazer logo no início do curso. Me senti tão orgulhoso que acabei elegendo o livro como o mais interessante que já li.
"Chatô, o Rei do Brasil". Nele, a vida de Assis Chateaubriand (1892/1968) é contada na íntegra. Desde a sua luta, seu sofrimento e esforço para se sobressair no campo jornalístico, até o seu triunfo em tornar-se o ícone mais importante no cenário do jornalismo brasileiro.
2007-06-28 18:37:15
·
answer #6
·
answered by RUITHER FERRÃO 2
·
0⤊
0⤋
Java o bíblia como eu não sei nada de Java peguei esse livro para ler e também aprender e gostei e um sobre programação em Java que tipo de linguagem quem meche com desenvolvimento de software deve saber de linguagem eu estou falando.
2007-06-28 13:31:24
·
answer #7
·
answered by lili 2
·
0⤊
0⤋
Li “O Mulato”. à maravilhosa a coragem do protagonista enfrentando o preconceito de uma cidade inteira em prol do seu puro amor. Mas ainda acho que “Olga” de Fernando Morais é a leitura mais linda deste planeta. Se você se deliciou com um romance de Azevedo, certamente se emocionará com a biografia da heroÃna das heroÃnas.
2007-06-28 00:06:05
·
answer #8
·
answered by devaneador 1
·
0⤊
0⤋
O RETRATO DE DORIAN GRAY DO OSCAR WILDE, MEU CONTERRÃNEO.
VIDAS SECAS, DO GRACILIANO RAMOS.
UM PIRULITEX LIVREX PRA VOCEX.
2007-06-27 17:25:31
·
answer #9
·
answered by pirulito 5
·
0⤊
0⤋
Ana.....,
Li e gostei muito:
Primo Basílio de Eça de Queiroz,
Dom Quixote de La Mancha c/tradução e adaptação de Antônio Cauã,
Sinhá-Moça de Maria Dezonne Pacheco Fernandes e outros que me deram muito prazer e me deixaram assim fascinada por uma boa leitura.
Um livro vem cheio de suspense e novidade e para descobrir é só ler e entender.
Boa Sorte aí!
2007-06-27 15:12:55
·
answer #10
·
answered by Malukety em movimento 7
·
0⤊
0⤋
MARLEY E EU PORQUE AMO CACHORROS
2007-06-27 14:59:05
·
answer #11
·
answered by CHUCK NORRIS RAFA TE AMO 7
·
0⤊
0⤋